sexta-feira, 29 de junho de 2012

RESUMO SIMPLES ACEITO PARA PUBLICAÇÃO NO SBPC

O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: ANÁLISE DOS RELATOS DAS PRÁTICAS EM CONSTRUÇÃO 

Síntese: Esse estudo pretende abordar as experiências lançadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no que concerne os aprendizados que o mesmo tem proporcionado para os alunos bolsistas e de que forma este tem contribuído para o processo de formação inicial do pedagogo. 

Ana Glícia de Souza Medeiros 
Bolsista do PIBID – aluna de graduação FE/UERN 
Maria Cleonice Soares 
Bolsista do PIBID – aluna de graduação FE/UERN 
Francisca Maria Soares Gomes Cabral 
Profª Ms/ orientadora – FE/ UERN
INTRODUÇÃO 
O processo de formação inicial do pedagogo é permeado por inúmeros conhecimentos teórico-práticos. No entanto, essa relação teoria prática se faz cada vez mais necessária no cenário educacional existente, onde se configuram os mais variados conflitos escolares, sobretudo na educação básica. Daí,vão surgindo inúmeras sugestões por parte das Universidades, de aproximação do profissional docente com as realidades encontradas na escola nos dias de hoje, para que assim possam ser construídas práticas ainda mais flexíveis. Com isso, vislumbramos a oportunidade de destacar os relatos dos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no que se refere as experiências e os aprendizados obtidos através de suas ações no mesmo. Através desses relatos relacionados aos teóricos estudados, percebemos o quanto se faz importante as ações propostas pelo programa para colaborar no processo de identidade e profissionalismo docente. 

MÉTODOS 
O caminho metodológico adotado para a construção desse estudo foi uma pesquisa bibliográfica baseada em autores que discutem a formação inicial do pedagogo e sua aproximação com o campo de atuação profissional docente, assim como autores que discutem autonomia pedagógica e conflitos escolares. Posteriormente fora construído um questionário e aplicado em sequência com um grupo de cinco alunos bolsistas, para evidenciar através de seus relatos quais as contribuições advindas do programa desde seu inicio. Realização de leitura e análise dos dados para a construção de um artigo cientifico. 

RESULTADOS E DISCUSSÃO 
De acordo com análises levantadas com base nos questionários respondidos pelos alunos bolsistas do programa, vimos que todos os envolvidos consideram o mesmo como uma oportunidade de extrema relevância para conhecer e ampliar os seus conhecimentos com relação a realidade da escola pública, seja nos processos de ensino/aprendizagem ou até mesmo nos de administração escolar. Os bolsistas entrevistados, relataram que o PIBID é de fundamental importância para o processo de formação inicial do pedagogo, por ter um caráter dialógico entre escola e universidade; por promover o desempenho de ações coletivas; por possibilitar a participação entre os agentes escolares; E sobretudo, por instigar a relação teoria e prática, que muito contribui para afirmação da identidade docente, para reflexão sobre o fazer e o saber docentes e para uma atuação fundamentada em subsídios reais.Vimos que por mais que a teoria seja importante para construção de uma identidade pedagógica sabemos, ou entendemos que esta não seria tão indispensável, se não fosse à prática de onde é extraída e renovada a cada dia. O PIBID tem nos aproximado do fascínio da descoberta dos processos educacionais, conflitos, conquistas, superações e seus emaranhados de complexidades e particularidades. 

CONCLUSÕES 
O PIBID tem de maneira significativa contribuído para o processo de formação inicial do pedagogo, seja pela aproximação entre escola e universidade, seja pelo própria ação docente construída com a participação de todos os envolvidos. O que muito enriquece os debates sobre identidade, profissão e profissionalismo docente. Um dos pontos mais relevantes dessa discussão foi o fato de que os alunos graduandos através do PIBID estabelecem conexões entre as teorias estudadas durante o curso e as experiências práticas vivenciadas na escola, além de se sentirem parte do processo educacional e contribuintes para a qualidade desse.Nos encontros semanais que aconteceram em sua maioria na Universidade, discutem, planejam, refletem, constroem e avaliam em conjunto todas as ações pedagógicas buscando sempre o aprimoramento de tudo que vem sendo proposto pelo mesmo (PIBID). A trajetória que esta sendo trilhada a partir desse Programa Institucional só tem a fortalecer a relação com o saber e o saber fazer docente já que nos aproxima do nosso campo de atuação, fazendo com que possamos construir uma prática reflexiva e inovadora com base no que fora estudado e também nos instrumentos que foram produzidos coletivamente. 

Instituição de Fomento: CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 

Trabalho relativo a estudo/ relato de caso/experiência 
Palavras-chave: 
Relatos de experiência. 
Prática Pedagógica. 
Formação Inicial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário