quinta-feira, 7 de junho de 2012

OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

As oficinas de Leitura e Produção Textual foram realizadas pelos alunos bolsistas supervisionados pelas professora Geisa Maria Fagundes: Maria Cleonice Soares; Ana Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva e Jerffânia Maria da Mota Silva. O trabalho nas duas escolas seguiu o planejamento das oficinas que teve como tema norteador o Meio Ambiente e a Cultura Regional, utilizando da músicas e de vídeos educativos os alunos realizaram atividades objetivando trabalhar a leitura e a produção textual com elementos do cotidiano e sensibilizando os alunos as questões ambientais, que são tão próximas de suas vivencias. Estas oficinas foram aplicadas nas duas escolas vinculadas ao programa por todos os bolsistas com a supervisão das três professoras bolsistas das escolas, sob a coordenação da Professora Francisca Maria Gomes Cabral Soares e apoio do PIBID, com financiamento da CAPES e escolas parceiras. As atividades foram realizadas durante todo o dia em todas as turmas do fundamental I.
As presentes oficinas foram geradas a partir da elaboração de um projeto de Leitura e Produção Textual, estas foram aplicadas simultaneamente nas duas escolas no dia 06 de junho de 2012, que teve como tema norteador a Educação Ambiental e a cultura local.
Atividades na turma do 1º ano - apresentação da musica Meu galinho, ensaio musical e pintura de banner artístico.




















2º ano
Aos alunos do 2º ano, foi abordado a Leitura e Produção Textual Através do tema Meio Ambiente, primeiramente apresentou o tema da aula e em seguida solicitou dos alunos que eles desenhassem o que entendiam sobre meio ambiente e logo após a conclusão dessa atividade foi exibido o vídeo da turma da Mônica: "Um plano para salvar o Planeta". daí em diante foi abordado os desenhos dos alunos e realizadas dinâmicas:














 










Atividades dos alunos do 3º ano
Aos alunos foi narrada a história de João e Maria em versos utilizando o avental de contação, em seguida um dos alunos foi foi quem narrou a história enquanto os demais encenavam a história de João e Maria - os próprios alunos narraram e contaram a história com a mediação dos bolsistas, após realizaram uma atividade de construção de João e Maria em colheres de pau 
















Atividades dos alunos do 4º ano 
Através do vídeo da música Xote ecológico de Luiz Gonzaga - foi trabalhado de interpretação de texto e abordando questões envolvendo o meio ambiente, no final os alunos fizeram um banner artístico com a impressão do meio em que vive






















Atividades dos alunos do 5º ano com a apresentação do vídeo da Música Xote das Meninas de Luiz Gonzaga, através dela os alunos construíram uma paródia - Xote da Poluição pelos meninos, e Mural de recados e mensagens pelas meninas

















Socialização dos produtos com os alunos bolsistas e supervisores





Encerramento com os alunos apresentando danças reginais com muito xaxado e forró, valorizando a cultura regional e a música popular brasileira.











OFICINA DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ DE FREITAS NOBRE


3º ANO







Acolhida do grupo: Teatro de fantoches –  João e Maria em versos








Dinâmica de grupo – Atividade com objetos dentro de uma caixa surpresa (João e Maria)
Produção textual oral







Produção de texto: 
Os alunos disseram palavras que rimam com a história de João e Maria em Versos







Construção bonecos de João e Maria com EVA e palito de churrasco












5º ANO

Acolhida do grupo: Vídeo em data Show: Xote das meninas – Luiz Gonzaga







Dinâmica de grupo – Os alunos produziram uma parodia a partir da música trabalhada











Construção do Mural de parodias e do Mural de recadinhos




















Exposição dos Murais











MODELO DAS OFICINAS

OFICINA PEDAGÓGICA DO 1º ANO
TEMA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
ESCOLAS: Estadual Dom Jaime Câmara
Nº de alunos: turma:
BOLSISTAS: Maria Cleonice Soares; Ana Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva; Jerffânia Maria da Mota Silva.
PROFESSORA SUPERVISORA: Geisa Maria Fagundes
Datas: 06 de junho de 2012

Oficina 1
 Dia 06/06
Hora
Atividades
Material
Turno matutino





07h
Acolhida do grupo: vídeo/música Meu galinho; Apresentar o tema Meio Ambiente -
projetor;
computador;
caixa de som;





07:30
Dinâmica de grupo – Ensaiar a música com os alunos - dividir em grupos de 4 para fazer o coral;
Construir banner artístico – Impressão sobre o meio ambiente;

Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando da oralidade dos alunos, bem como trabalhar o lúdico e a leitura por meio da música, desenhos e pinturas;

Procedimentos

·      Produzir um banner com pinturas e  “Ateliê de pintura” (em grupo);
·      Escrever o nome e pequenas frases;
Computador;
Caixa de som;
Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes;
Lápis de cor;
Textos da musica fatiados;
Folhas de cartolina branca;
Cola;
Tintas coloridas;
Retalhos de tecidos;
Fita gomada;
Fichas com palavras;
Imagens de recortes;

09:00
Intervalo – 15min
10h
·         Vídeo da turma da Monica – Um plano pra Salvar o Planeta
·         Atividade escrita – pintar o planetinha e escrever o nome;

Atividade rodada.

10:15
Apresentação de cada grupo de alunos;


11h
Exposição aos pais;                                                       








OFICINA PEDAGÓGICA DO 2º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
ESCOLAS: Estadual Dom Jaime Câmara
Nº de alunos: turma:
BOLSISTAS: Maria Cleonice Soares; Ana Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva; Jerffânia Maria da Mota Silva.
PROFESSORA SUPERVISORA: Geisa Maria Fagundes
Datas: 06 de junho de 2012

Oficina 2
 Dia 06/06
Hora
Atividades
Material
Turno matutino





07h
Acolhida do grupo: vídeo da turma da Mônica;

projetor;
computador;
caixa de som;





07:30
Dinâmica de grupo – Cartaz com imagens do meio ambiente, cheios de objetos que degradam o meio. Pedir que os alunos retirem do cartaz o que estar errado no meio ambiental;
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando a questão ambiental para sensibiliza os alunos quanto a coleta seletiva dos recicláveis;

Procedimentos

·         Cantar a música da reciclagem;
·         Realizar a reciclagem – colocar cada objeto no seu devido lugar ( exemplo: papel no cesto azul)
·         Em seguida, colocar o que deve estar no meio ambiente;
Computador;
Caixa de som;
Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes;
Caixas com as cores da reciclagem;
Lixo pra coleta;
09:00
Intervalo – 15min
10h
·      Finalização da atividade;
·      Fazer um acróstico com palavra RECICLAGEM;
·      Fazer um plano pra salvar o planeta, cartazes com as dicas;

Lápis;
Cartolinas;
Cola;
Tesoura;
10:15
Apresentação de cada grupo de alunos;


11h
Exposição aos pais;                                                       





OFICINA PEDAGÓGICA DO 3º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
ESCOLAS: Estadual Dom Jaime Câmara
Nº de alunos: turma:
BOLSISTAS: Maria Cleonice Soares; Ana Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva; Jerffânia Maria da Mota Silva.
PROFESSORA SUPERVISORA: Geisa Maria Fagundes
Datas: 06 de junho de 2012

Oficina 3
 Dia 06/06
Hora
Atividades
Material
Turno matutino





07h
Acolhida do grupo: Teatro de fantoches –  João e Maria em versos;

Casinha de teatro;
Avental literário;





07:30
Dinâmica de grupo – Atividade com objetos dentro de uma caixa surpresa (João e Maria) encenação da historinha por parte dos alunos com narração.
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando a história de João e Maria em versos, para que os alunos produzam pequenos textos com rimas.

Procedimentos

·      Produção textual oral – Atividade com objetos dentro de uma caixa surpresa (João e Maria);
·      Leitura e Produção de texto – Leitura de João e Maria em versos / Distribuição de versos por duplas – Pedir para destacar as palavras que rimam com o lápis de cor de sua preferência, depois ilustrar com desenhos, recortes e etc... a estrofe recebida.

Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes;
Recortes dos versos;
Caixa surpresa;
Rimas em recortes;
Fantoches;

09:00
Intervalo – 15min
10h
·      Finalização da atividade;
·      Construir bonecos de João e Maria com colheres de pau;
·      Apresentação teatral e encenação dos versos dos alunos;

Lápis permanente de cor;
Tecidos;
Cola;
Colheres de pau;
10:15
Apresentação de cada grupo de alunos;


11h
Exposição aos pais;                                                       





OFICINA PEDAGÓGICA DO 4º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
ESCOLAS: Estadual Dom Jaime Câmara
Nº de alunos: turma:
BOLSISTAS: Maria Cleonice Soares; Ana Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva; Jerffânia Maria da Mota Silva.
PROFESSORA SUPERVISORA: Geisa Maria Fagundes
Datas: 06 de junho de 2012

Oficina 4
 Dia 06/06
Hora
Atividades
Material
Turno matutino





07h
Acolhida do grupo: Xote ecológico – Luiz Gonzaga
Computador;
Projetor;
Caixa de som;




07:30
Dinâmica de grupo – construir um banner artístico
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando a música regional e sensibilizando os alunos quanto as questões ambientais.
Procedimentos

·         Apresentação da música O xote ecológico;
·         Atividade de interpretação do texto ( xote ecológico);
·         Roda de conversa sobre detalhes da música e seus elementos principais;
·         Dividir a turma em grupos para executar  vários Trava-línguas no tema meio ambiente e/ou cultura popular;

Projetor de multimídia, cópias da pauta, da lista com nomes de participantes, Atividade mimeografadas com questões interpretativas;
Recortes com trava-línguas;
09:00
Intervalo – 15min
10h
·  Finalização da atividade de interpretação;
·  Construir o banner artístico com desenhos e pequenos textos abordando o ambiente local, como se encontra ou como gostaria que fosse;
Lápis permanente de cor;
Tecido de pintura;
Tinta e pincel;
10:15
Apresentação de cada parte do banner individualmente;


11h
Exposição aos pais;                                                       










OFICINA PEDAGÓGICA DO 5º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
ESCOLAS: Estadual Dom Jaime Câmara
Nº de alunos: turma:
BOLSISTAS: Maria Cleonice Soares; Ana Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva; Jerffânia Maria da Mota Silva.
PROFESSORA SUPERVISORA: Geisa Maria Fagundes
Datas: 06 de junho de 2012

Oficina 5
 Dia 06/06
Hora
Atividades
Material
Turno matutino





07h
Acolhida do grupo: Xote das meninas – Luiz Gonzaga
Computador;
Projetor;
Caixa de som;




07:30
Dinâmica de grupo – escrever parodia e criar mural de recados do amor
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto por meio do gênero parodia, os alunos irão produzir uma parodia a partir da música com elementos de sua vida cotidiana, além de produzir um moral de recadinhos e mensagens.

Procedimentos

·         Mostrar uma paródia para os alunos;
·         Criar uma paródia a partir da música trabalhada;
·         Criar o mural de recadinhos e mensagens;

Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes, folhas de papel oficio e

09:00
Intervalo – 15min
10h
Finalização da atividade e ilustração da parodia;
Mural de parodias;
Produzir mural de recadinhos;
Lápis coloridos.
Cartolina;
Eva;
Tesoura;
Cola;
10:15
Apresentação e encenação dos grupos;

11h
Exposição aos pais;                                                       




Um comentário:

  1. Quero parabenizar a todo grupo pelo enorme empenho em planejar e por em prática as oficinas de produção textual. Vcs se superam a cada dia. Parabéns!

    ResponderExcluir