quarta-feira, 27 de junho de 2012

RESUMO: RECURSOS FINANCEIROS DA EDUCAÇÃO: Sua aplicação numa escola pública de Mossoró/RN

RECURSOS FINANCEIROS DA EDUCAÇÃO: sua aplicação numa escola pública de Mossoró/RN

Maria Gilvania de Araújo Peixôto[1]
Geísa Maria Fagundes[2]
Seliane de Oliveira Pascoal[3]
Everton Viana da Silva[4]
Francisca Maria Gomes Cabral Soares[5]


RESUMO

Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em uma escola pública da cidade de Mossoró/RN, no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, sendo este financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Neste recorte, de um projeto mais amplo, apresentamos uma reflexão sobre financiamento da educação na escola pública estadual, contemplando questões legais, descentralização, estratégias gestora. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas e análise documental.  Questiona-se: Quais são os recursos?  Como eles são aplicados?  Além disso, discute-se e analisa-se a autonomia e a gestão escolar. Constatamos a relevância da administração financeira para as instituições de ensino e a presença parcial da autonomia. Percebemos como importante as decisões tomadas pela comunidade escolar, isso evidencia que há um pensamento coletivo na gestão dos recursos financeiros, participação da escola e comunidade, sendo a prestação de contas um instrumento de transparência, mas existem amarras no que se refere ao suprimento das necessidades da instituição e as questões legais que regem a aplicação desses recursos.


Palavras chaves: Gestão Escolar. Recursos Financeiros. Políticas de Financiamento



[1] Professora da educação básica da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte – Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – CAPES-UERN. 
[2] Professora da educação básica da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte – Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – CAPES-UERN. 
[3] Aluna do curso de Pedagogia da UERN, Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – CAPES-UERN.  .
[4]Aluno do curso de Pedagogia da UERN, Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – CAPES-UERN. 
[5]Professora mestre do curso de Pedagogia da UERN, Coordenadora de área do PIBID-PEDAGOGIA -UERN - Campus Central - Bolsista do Programa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES/UERN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário