sexta-feira, 29 de junho de 2012

RESUMO SIMPLES ACEITO PARA PUBLICAÇÃO NO SBPC

LEITURA E ESCRITA: UMA ABORDAGEM DIAGNÓSTICA SOBRE O NÍVEL DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS 

Síntese: O presente trabalho pretende discutir as ações do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) ligadas as competências de leitura e escrita dos alunos do 3° ano do ensino fundamental em uma escola pública de Mossoró/ RN, obtidas através das atividades diagnósticas da aprendizagem produzidas pelos alunos bolsistas do mesmo.

Maria Cleonice Soares 
Bolsista do PIBID/ CAPES/ Aluna da graduação em Pedagogia/ FE/ UERN. 
Ana Glícia de Souza Medeiros 
Bolsista do PIBID/ CAPES/ Aluna da graduação em Pedagogia/ FE/ UERN. 
Kátia Dayana de Avelino Azevedo 
Bolsista do PIBID/ CAPES/ Aluna da graduação em Pedagogia/ FE/ UERN. 
Francisca Maria Gomes Cabral Soares 
Prof. Ms.Orientadora/ FE/UERN, coordenadora de área do PIBID/ CAPES. 

INTRODUÇÃO
O presente trabalho emerge no contexto das atividades de pesquisa desenvolvidas em uma das escolas públicas de Mossoró/RN, vinculada ao PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) projeto esse financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Tem por objetivo analisar e diagnosticar o nível de aprendizagem dos alunos do 3ª ano de uma das escolas atendidas pelo mesmo, quanto às habilidades de leitura e escrita. Assim este trabalho pretende fazer uma breve análise das atividades diagnósticas aplicadas junto aos alunos, com base em alguns descritores do Prova Brasil, dos quais foram formuladas algumas questões que subsidiaram tais análises para enfim determinar as possíveis fragilidades dos mesmos. Através dessa análise se pode perceber inúmeras possibilidades de ações pedagógicas para melhoria e eficácia no processo no que concerne as habilidades de leitura e escrita. 

MÉTODOS 
Como procedimentos metodológicos adotados, utilizamo-nos de pesquisa bibliográfica em autores que discutem as habilidades e competências em língua portuguesa; Análise da Prova Brasil sua função e suas estruturas internas; Estudo coletivo sobre os descritores da Prova Brasil (destacando alguns desses); Confecção das atividades diagnósticas em grupo; Discussão sobre a estrutura das atividades e possível adequação para sua elaboração; Aplicação das atividades numa escola Pública do município de Mossoró/RN; Leitura das atividades; Análise total dos resultados das mesmas; Construção de um gráfico para determinar os índices de aprendizagem baseados nos descritores da Prova Brasil e em questões advindas deste; Estudo grupal para construção de um artigo que delimite as ações do PIBID no 3° ano do ensino fundamental no que concerne as suas habilidades e competências evidenciadas nas atividades diagnósticas aplicadas pelos alunos bolsistas. 

RESULTADOS E DISCUSSÃO 
Constatamos que dos 23 alunos analisados apenas dois não dominavam o sistema da leitura escrita, sendo que estes, e mais outros três (alunos) não dominam a habilidade da leitura oral; Dois alunos ao tentarem responder as questões repetiram-nas; Os demais demonstraram compreender os textos apresentados nas atividades diagnosticas por meio de respostas criativas e com um grau de desenvolvimento próprio para seu nível de aprendizados; também inferiram informações explicitas e implícitas nos textos no que se refere as respostas subjetivas sugeridas pelas atividades. Diante disso concluímos que 16 alunos dos vinte e três tem conseguido êxito na aprendizagem do sistema da leitura escrita e na habilidade de leitura oral, sendo necessário um repensar sobre os conteúdos programáticos e os procedimentos metodológicos com vistas a alargar a discussão em torno do que se deve trabalhar e como se deve, para efetivo fim, o da aprendizagem significativa. Outro ponto crucial foi, o de perceber a Prova Brasil como um Parâmetro de extrema valia, para que o professor possa tá redimensionando seu trabalho frente ao que se estipula a nível básico nacional de aprendizados na área de leitura e escrita. 

CONCLUSÕES 
Consideramos por fim que o PIBID tem nos impulsionado para a busca de novos caminhos teóricos metodológicos para com o saber fazer pedagógico, a construção das atividades diagnósticas da aprendizagem se configurou em um momento de reflexão e conhecimentos reais sobre as dificuldades de aprendizagens dos alunos, especialmente os de 3° ano do ensino fundamental menor. E este Programa tem nos impulsionado na busca e no conhecimento da realidade da escola pública, especialmente no que concerne as habilidades exigidas para a competência de leitura e da escrita. Diante disso, com a avaliação diagnostica, podemos repensar o fazer pedagógico das ações e estratégias a ser usadas para aperfeiçoar o ensino aprendizagem. 

INSTITUIÇÃO DE FOMENTO: CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 

Trabalho de Iniciação à Docência/ relativo a estudo/ relato de caso/experiência. 

PALAVRAS-CHAVE: 
Leitura. 
Escrita. 
Avaliação diagnostica

Nenhum comentário:

Postar um comentário