terça-feira, 26 de junho de 2012

OFICINA DE NUMERÁLIZAÇÃO

As oficinas de numerálização foram realizadas nas duas escolas vinculadas ao PIBID: A Escola José de Freitas Nobre e a Escola Dom Jaime Câmara. As mesmas foram produzidas e organizadas pelas bolsistas Isabele Reiciele de Sá, Wenia Fernanda Cavalcante Ferreira; Jessica Priscilla Barbosa de Medeiros Mendonça; Mariane de Lemos Cassiane e Katia Dayana de Avelino Azevedo, juntamente com a professora a qual supervisionou a oficina Wedna Costa de Mendonça Barbosa. O objetivo principal destas oficinas foi Colocar o aluno diante de uma matemática que está presente em seu cotidiano com a intenção de demonstrar-lhe que os números fazem parte da atividade humana, através de recursos pedagógicos como a dança, a música e o jogo , pois estes aguçarão a curiosidade do aluno instigando-o a refletir sobre a realidade por meio da numerálização, além de ampliar, aprofundar e integrar os conhecimentos que eles já possuem, desenvolvendo as suas habilidades de raciocínio, de operações mentais e de capacidade de análise ao mesmo tempo em que desenvolve as suas dimensões motoras, cognitivas e sociais. As atividades foram apresentadas e desenvolvidas nas duas escolas vinculadas ao PIBID por todo grupo de bolsistas, sob a coordenação da Profª Francisca Cabral, com apoio do PIBID Pedagogia, financiado pela CAPES e desenvolvido nas duas escolas por todos os bolsistas do programa, e supervisão das três professoras.


ESCOLA JOSÉ DE FREITAS NOBRE


3º ANO









Brincadeira do Boliche Matemático



























Montagem das Cartelas do Bingo












Hora do Bingo















Conferindo os ganhadores













Exposição dos produtos dos alunos: As cartelas do boliche e as cartelas do bingo































5º Ano


Os alunos organizados em uma fila do mais baixo para o mais alto










Os Alunos tirando suas medidas e escrevendo









Construindo a tabela das alturas











Confecção dos dados









Exposição dos murais dos alunos











ESCOLA DOM JAIME CÂMARA





Francisca Cabral
A coordenadora de área do PIBID - Professora da Faculdade de Educação - FE/UERN


1º ano
Atividade desenvolvida foi através da música 10 indiozinhos - onde os alunos cantaram e contara, logo em seguida realizaram atividades numéricas






















2º Ano













3º Ano 







4º Ano "A"













4º Ano "B"
o boliche






5º Ano










                                      PAUTA DA 1ª OFICINA PEDAGÓGICA
               ESCOLAS: E. E. Dom Jaime Câmara e E. E. José de Freitas Nobre
                                         TEMA: Matemática dinâmica
                                       Bolsistas: ISABELE REICIELE
                                                       JÉSSICA PRISCILLA
                                                       MARIANE LEMOS
                                                        KÁTIA DAYANNE
                                                         WÊNIA FERNANDA
              Professora Supervisora: WEDNA COSTA MENDONÇA                             
           Data: 22/06/2012
            

OFICINAS DO 1º e 2º ANOS

 Dia 22/06
Hora
Atividades
Material
Turno matutino





07h00
v  Acolhida do grupoOs bolsistas entrarão na sala caracterizados com o avental matemático.


TNT, EVA.





07h15 min
v  Apresentação do grupo – Trazer para sala de aula o vídeo “indiozinhos” para que as crianças assistam e cantem.
Objetivos – Estimular a concentração e percepção da criança. Trabalhar quantidades de forma dinâmica. Desenvolver as habilidades de raciocínio, de operações mentais e de capacidade de análise.

Procedimentos:

·         Em seguida, os bolsistas irão trabalhar os elementos do vídeo no quadro da seguinte maneira:
·         Os bolsistas fixarão de forma aleatória 10 indiozinhos numerados de 1 a 10 no quadro e convidará os alunos a formarem a sequência numérica correta.
·         Logo após, com ajuda dos alunos (perguntando o que falta do vídeo) desenhar no quadro os outros elementos do vídeo como o rio e o bote.
·         Assim, a partir dos elementos do vídeo os bolsistas irão explorar situações de adição e subtração, segue algumas sugestões:
·          Temos 10 indiozinhos no bote, 3 desses indiozinhos caíram na água. Quantos indiozinhos ficaram?R: 7
·         Agora, os índios conseguiram pegar 2 de volta. Quantos indiozinhos ficaram? R: 9
·         Dos 9 indiozinhos que tinham no bote caíram na água 5. Quantos indiozinhos restaram no bote? R:4
·         Mas os 4 indiozinhos que tinha no bote conseguiram salvar os 6 indiozinhos que caíram na água e os trouxeram para o bote. Agora quantos indiozinhos têm no bote? R: 10



·         Projetor de multimídia e vídeo,
·         Folhas de papel ofício, pincel e quadro
.
09h00min 10min
Lanche / Intervalo


10h00
·         Depois solicitar que os alunos desenhem e pintem o que mais gostaram do vídeo e em seguida escreva quantos desenhos fizeram, para depois serem colados no varal.(fica a cargo dos bolsistas conseguirem o cordão para o varal)
·         Com tinta guache os bolsistas irão caracterizar os alunos com os elementos do vídeo: índio e jacaré, e ensaiar o vídeo com os   alunos.

  • Folha de papel ofício, lápis hidrocor;
  • Cordão
  • Tinta guache
10h30min
Encerramento: Apresentação aos pais da dramatização do vídeo “Indiozinhos”.



OFICINA 3º ANO e 4º ANO

 Dia 22/06
Hora
Atividades
Material





07h00
min
Acolhida do grupo
v  Os bolsistas entraram nas salas caracterizados com o avental matemático;


TNT, EVA





07h15min









07h 30min    













9h 10min


10h00min
v  Apresentação do grupo – Para iniciar a oficina os bolsistas irão realizar com os alunos “a dinâmica do agrupamento” ao som da música viva Mariana. A dinâmica é da seguinte forma: os alunos ficaram em pé todos juntos e os bolsistas irão dar comandos para os alunos: Formem grupos de 2, dessa forma os alunos irão se agrupar em dupla, depois grupo de 4, e novamente os alunos se agrupam em grupos de 4, e assim por diante. Sai da brincadeira quem ficar sem nenhum grupo.


Objetivo – Possibilitar a interação e o envolvimento dos alunos com o uso dos números de forma dinâmica.
                      Procedimentos da 1ª atividade:

·         Após a dinâmica os bolsistas irão realizar com os alunos a brincadeira do Boliche Matemático. Que será da seguinte forma: a turma será dividida em duas equipes, depois será colocado o boliche numerado no chão e cada grupo terá direito a 10 jogadas. Cada grupo receberá uma tabela para que anotem a pontuação que cada jogador fez. Com a ajuda de uma calculadora cada jogador irá calcular a quantidade de pontos que fez.
·         Ao final do jogo os dois grupos com ajuda de uma calculadora irão calcular a pontuação final de cada um. Vence o jogo o grupo que fizer a maior pontuação

 Lanche/intervalo                     


Procedimentos da 2ª atividade:

·         Os bolsistas entregaram cartelas pré- programadas e solicitaram que os alunos montem sua cartela, escolhendo 10 números de 1 a 30, os bolsistas comandaram o bingo. Vence quem preencher toda a cartela.
·         O vencedor ganha chocolates.


·         som














Garrafas peti, bola de meia (sugestão);
Tabela de papel ofício;
Calculadora. 










Cartela de papel ofício; Bingo;
Chocolate para quem vencer.

10h30min
Enceramento: Expor no mural da sala a produção por parte dos alunos da cartela do boliche e as cartelas do bingo.




OFICINA 5º ANO


 Dia 22/06
Hora
Atividades
Material

Turno vespertino




13h00
min
Acolhida do grupo
v  Os bolsistas entrarão nas salas caracterizados com o avental matemático.



TNT e EVA




13h15
min















14h10min



15h00min
·         Apresentação do grupo: Os bolsistas solicitarão que os alunos se organizem em uma fila do mais baixo para o mais alto.


Objetivo – desenvolver noções de baixo e alto. Desenvolver o conhecimento sobre metro e centímetro. 
Procedimentos:

·         Em seguida os bolsistas explicarão como se usa uma fita métrica e para que  a mesma serve. (fica a cargo dos bolsistas responsáveis pela turma conseguirem a fita métrica)
·         Depois agrupados em duplas e com a ajuda de um bolsista cada aluno irá medir a altura de seu companheiro, e em seguida cada um irá anotar a sua altura no caderno.
v  Quando todos já estiverem medidos, coletivamente irão construir uma tabela “da altura dos alunos da sala”. Cada um irá escrever seu nome e sua altura na cartolina de dupla face (a mesma será o mural).
v   
v  Lanche/ intervalo
v   
v   
v  Depois com ajuda dos bolsistas os alunos confeccionarão um dado, as bolas que serão coladas no dado serão feitas de E.V.A. ( será entregue os moldes dos dados desenhados em uma cartolina para os alunos recortarem e montar os dados, as bolas também serão entregues prontas para a colagem no dado )













·         Fita métrica
·         Cartolina dupla face.













Cartolina dupla face, EVA e cola.
15h30min
v  Enceramento: Colar no mural a “tabela da altura dos alunos da sala”, e em uma mesa expor os dados confeccionado pelos alunos. (depois cada um levará o dado que confeccionou para casa)



Nenhum comentário:

Postar um comentário