A EDUCAÇÃO ESCOLAR E SUA
IMPORTÂNCIA PARA A FAMÍLIA
Adailza
Torres de Oliveira[1];
Francisca Neuma dos Santos[2];
Isabele Reiciele de Sá[3];
Francisca Maria Gomes Cabral Soares[4]
Francisca Neuma dos Santos[2];
Isabele Reiciele de Sá[3];
Francisca Maria Gomes Cabral Soares[4]
JUSTIFICATIVA
Por ser um
processo universal a educação torna-se um dever tanto da escola quanto da
família, pois essas instituições possuem responsabilidades com a aprendizagem
de seus sujeitos. Sendo assim, cada vez mais há necessidade da reaproximação
família e escola com vistas à melhoria da educação, implementando lhe qualidade.
A família não
pode dispensar a educação escolar. A escolarização é de extrema importância
para a vida das crianças, já que um dos seus principais papéis na sociedade
atual implica disseminar o conhecimento acumulado, repassando-o de geração a geração.
Por isso, socializar saberes de forma igualitária auxilia no desenvolvimento de
mecanismos indispensáveis aos educandos para inserção na vida social e
principalmente no mundo do trabalho.
No
contexto deste estudo discutimos a importância que a família atribui à educação
escolar. Neste recorte de um projeto de pesquisa mais amplo que está em
desenvolvimento por um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência (PIBID) financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (CAPES[5]),
investigamos familiares de alunos de duas escolas públicas estaduais
localizadas na cidade de Mossoró-RN. Ambas atendem a comunidade de um mesmo
bairro e suas adjacências, seus alunos pertencem à camada socioeconômica baixa.
Uma das instituições oferece o ensino fundamental I, II e médio, já a outra instituição
oferece ensino fundamental I do 1o ao 5o ano.
A partir
da problemática já exposta anteriormente, os resultados evidenciam que as
famílias das duas instituições consideram a educação escolar como muito importante
para a formação de suas crianças.
PALAVRAS-CHAVE: Infância. Formação. Conhecimento.
OBJETIVO
Identificar a importância que as famílias das
duas escolas atribuem à educação escolar de suas crianças.
METODOLOGIA
A metodologia
utilizada foi um estudo exploratório para fins de diagnóstico e das discussões
de autores como: Aranha (2006),
Kruppa (1995), além disso foram
aplicados questionários com as famílias das duas escolas pesquisadas, no total
aplicamos 87 questionários, com o objetivo de identificar qual a importância da
educação escolar para essas famílias. A pesquisa foi realizada nas duas escolas
no período de outubro a novembro de 2011. A construção dos dados foi feita
pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência
(PIBID).
RESULTADOS E DISCUSSÕES
EDUCAÇÃO ESCOLAR E FAMILIAR
A relação família e escola é um elo muito
importante, pois ambas são instituições responsáveis pelo desenvolvimento da
criança. A família é o primeiro local onde o indivíduo tem contato com a
educação, já a escola intenciona continuar essa educação, mas, num processo
intencional e institucionalizado que envolve a criança ou jovem num processo
cultural que transcende o contexto familiar.
A educação
escolar é um mecanismo importante, por meio dela o conhecimento acumulado por
gerações vai sendo disseminado sistematicamente. Percebemos que um dos papéis
da instituição escolar é preparar o educando para atuar na sociedade de forma
que o mesmo possa ter uma formação para uma vida melhor e mais digna num
contexto social competitivo. Nessa perspectiva, Aranha (2006, p. 118) diz: “A
escola adquire, cada vez mais, um papel insubstituível como instância
mediadora, ao estabelecer o vínculo entre as novas gerações e a cultura
acumulada, sobretudo à medida que a sociedade contemporânea tem-se tornado cada
vez mais complexa”.
Nesse sentido, a escola torna-se uma das poucas instituições que
dissemina o conhecimento acumulado numa sociedade tão complexa e quando
consegue fazê-lo colabora para o desenvolvimento social do sujeito como ser
histórico. Logo, ensinar é socializar valores, estabelecer regras e desenvolver
atitudes de responsabilidades com o educando. Sendo assim ressaltamos que: “Ao
privilegiar determinado tipo de conteúdo a ser ensinado ou um método para
facilitar esse processo, a escola não transmite apenas conhecimentos
intelectuais por meio de uma prática neutra, mas repassa valores morais, normas
de conduta, maneiras de pensar. (ARANHA, 2006, p. 118)”.
Nesse
direcionamento a escola ao descobrir que sua função vai além de transmitir ou
repassar conhecimentos, inicia um processo de transformação social.
Já em
relação à educação dada ao indivíduo pela família cabe-lhe ensinar valores,
normas e assegurar-lhes um relacionamento afetuoso, como contribuição para o desenvolvimento
saudável de sua estima e autonomia. Aranha (2006, p. 96) destaca que: “A
família é uma instância importante no processo de socialização, bem como no
desenvolvimento da subjetividade autônoma, ensinando informalmente o que as
crianças devem fazer, dizer ou pensar”.
Afirmamos
então, que a instituição familiar tem que estar presente na escola. Os pais e/ou
responsáveis devem acompanhar e participar do desenvolvimento da criança e das
decisões tomadas em relação a uma educação melhor para elas. Mas, para que isso
aconteça à escola deve promover um ambiente acolhedor, onde ambas (família e
escola) possam dialogar e em parceria contribuir para a vida integral do
educando e seu processo de aprendizagem.
VISÕES DA IMPORTÂNCIA DA
EDUCAÇÃO
A possibilidade de contato com os pesquisados em reuniões
convocadas especificamente para esse fim nos ajudou a pontuar a questão
esclarecedora, aqui discutida, sobre a relação família-escola. Esse processo
contribuiu para que produzíssemos o quadro 01 na perspectiva de clarificarmos a
questão demonstrada neste texto.
Quadro 01– A importância da
educação para os pais
Consideram a educação
importante
|
Escola I
|
Escola II
|
Números de Pais
|
Sim
|
29
|
56
|
85
|
Não
|
01
|
0
|
01
|
Outros
|
0
|
01
|
01
|
Total
|
30
|
57
|
87
|
Fonte:
Resultados obtidos por meio da pesquisa realizada pelos bolsistas do PIBID.
Ao
examinarmos as respostas dadas pelas famílias da escola I, referente à questão
de considerar a educação importante, constatamos que dos 30 familiares pesquisados,
29 responderam que consideram a educação essencial para o desenvolvimento dos
seus filhos, em quanto 01 não considera a educação importante.
Ao
localizarmos as mesmas respostas acima, detectamos que na escola II, de 57 dos
pesquisados, 56 afirmaram que a educação é importante para suas crianças e 01
dos investigados preferiu não opinar. Nesse sentido, diagnosticou-se que a
maioria dos familiares, nas duas instituições, considera à educação escolar
importante. Assim ressaltando a importância da instituição escolar na vida de
pais e filhos. Sobre isso destacamos que:
A afirmação da importância da escola não descarta,
mas, ao contrário, exige uma análise crítica dessa instituição que, como tal,
não é natural nem imutável, deve servir ao homem e à melhoria de sua vida. Essa
deve ser a chave de análise da escola, possibilitando verificar até que ponto a
escola contribui, de fato, para que o saber possa, efetivamente, ser de todos e
não apenas de alguns, [...]. (KRUPPA, 1995, p. 32).
No
entanto, ao aplicarmos nossas interpretações frente à visão dos entrevistados
com relação à importância da educação, podemos identificar que à maioria dos familiares
nas instituições já mencionadas consideram o ensino a principal alternativa para
desenvolver a criança psicologicamente e socialmente. Diante dos resultados
encontrados, refletimos que os entrevistados nas duas instituições têm opiniões
semelhantes quanto à importância que dão a educação, pois consideram aprender na escola um meio de
vencer na vida, ou seja; de melhoria de vida.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A pesquisa
realizada contribuiu para conhecermos a visão das famílias sobre a importância
da educação que a escola está oferecendo aos seus filhos. Essa também foi de
extrema importância para refletimos sobre a educação que as instituições
educativas estão desenvolvendo com essas crianças. Pois sabemos que o maior
compromisso da escola é educar, mas educar com compromisso e qualidade. Todavia
para que seja alcançado esse objetivo e outros almejados pelos familiares a
escola deve comprometer-se focando a realidade do aluno e tendo como meta uma
prática educativa permeada de valores relacionados também com a família.
Portanto, essa foi mais uma das experiências enriquecedoras da nossa
prática docente que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
tem nos proporcionado. Além disso, a pesquisa nas escolas, campo de nossa
atuação profissional, nos incentiva a e valorizar a prática docente.
REFERÊNCIAS
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda: Filosofia da Educação. 3ª ed, São Paulo; Moderna, 2006.
KRUPPA, Sonia M. Portella. Sociologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1995.
[1] Bolsistas do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES, Aluna da
Universidade do Estado do Rio Grande do
Norte – UERN. E-mail: adailzatorres@hotmail.com.
[2] Bolsista do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES, Aluna da
Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN do Curso de Pedagogia.
E-mail: neumasantos2000@hotmail.com.
[3] Bolsista do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES, Aluna da
Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN do Curso de Pedagogia.
E-mail: isabele_sa@hotmail.com.
[4] Coordenadora de Área
do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES,
Professora da Universidade do Estado do Rio Grade do Norte – UERN da Faculdade
de Educação/FE. E-mail: fcacabral@yahoo.com.br.
[5]
Agradecemos a Instituição de Fomento a
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES por nos inserir
em atividades de pesquisa sobre o ensino que contribuem para nossa formação
docente e agradecemos também a nossa Instituição de ensino a Universidade do
Estado do Rio Grande do Norte – UERN, pelo incentivo ao ensino e a pesquisa e
por abrir espaço para diálogos produtivos e socialização de experiências da
vida acadêmica.
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