quinta-feira, 28 de junho de 2012

RESUMO EXPANDIDO ACEITO PARA PUBLICAÇÃO NO ENPRAD:

A EDUCAÇÃO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FAMÍLIA

Adailza Torres de Oliveira[1];
Francisca Neuma dos Santos[2];
Isabele Reiciele de Sá[3];
 Francisca Maria Gomes Cabral Soares[4]

JUSTIFICATIVA

Por ser um processo universal a educação torna-se um dever tanto da escola quanto da família, pois essas instituições possuem responsabilidades com a aprendizagem de seus sujeitos. Sendo assim, cada vez mais há necessidade da reaproximação família e escola com vistas à melhoria da educação, implementando lhe qualidade.
A família não pode dispensar a educação escolar. A escolarização é de extrema importância para a vida das crianças, já que um dos seus principais papéis na sociedade atual implica disseminar o conhecimento acumulado, repassando-o de geração a geração. Por isso, socializar saberes de forma igualitária auxilia no desenvolvimento de mecanismos indispensáveis aos educandos para inserção na vida social e principalmente no mundo do trabalho.
No contexto deste estudo discutimos a importância que a família atribui à educação escolar. Neste recorte de um projeto de pesquisa mais amplo que está em desenvolvimento por um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES[5]), investigamos familiares de alunos de duas escolas públicas estaduais localizadas na cidade de Mossoró-RN. Ambas atendem a comunidade de um mesmo bairro e suas adjacências, seus alunos pertencem à camada socioeconômica baixa. Uma das instituições oferece o ensino fundamental I, II e médio, já a outra instituição oferece ensino fundamental I do 1o ao 5o ano. 
A partir da problemática já exposta anteriormente, os resultados evidenciam que as famílias das duas instituições consideram a educação escolar como muito importante para a formação de suas crianças.

PALAVRAS-CHAVE: Infância. Formação. Conhecimento.

OBJETIVO

 Identificar a importância que as famílias das duas escolas atribuem à educação escolar de suas crianças.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada foi um estudo exploratório para fins de diagnóstico e das discussões de autores como: Aranha (2006), Kruppa (1995), além disso foram aplicados questionários com as famílias das duas escolas pesquisadas, no total aplicamos 87 questionários, com o objetivo de identificar qual a importância da educação escolar para essas famílias. A pesquisa foi realizada nas duas escolas no período de outubro a novembro de 2011. A construção dos dados foi feita pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência (PIBID).


RESULTADOS E DISCUSSÕES


EDUCAÇÃO ESCOLAR E FAMILIAR

 A relação família e escola é um elo muito importante, pois ambas são instituições responsáveis pelo desenvolvimento da criança. A família é o primeiro local onde o indivíduo tem contato com a educação, já a escola intenciona continuar essa educação, mas, num processo intencional e institucionalizado que envolve a criança ou jovem num processo cultural que transcende o contexto familiar.
A educação escolar é um mecanismo importante, por meio dela o conhecimento acumulado por gerações vai sendo disseminado sistematicamente. Percebemos que um dos papéis da instituição escolar é preparar o educando para atuar na sociedade de forma que o mesmo possa ter uma formação para uma vida melhor e mais digna num contexto social competitivo. Nessa perspectiva, Aranha (2006, p. 118) diz: “A escola adquire, cada vez mais, um papel insubstituível como instância mediadora, ao estabelecer o vínculo entre as novas gerações e a cultura acumulada, sobretudo à medida que a sociedade contemporânea tem-se tornado cada vez mais complexa”.
Nesse sentido, a escola torna-se uma das poucas instituições que dissemina o conhecimento acumulado numa sociedade tão complexa e quando consegue fazê-lo colabora para o desenvolvimento social do sujeito como ser histórico. Logo, ensinar é socializar valores, estabelecer regras e desenvolver atitudes de responsabilidades com o educando. Sendo assim ressaltamos que: “Ao privilegiar determinado tipo de conteúdo a ser ensinado ou um método para facilitar esse processo, a escola não transmite apenas conhecimentos intelectuais por meio de uma prática neutra, mas repassa valores morais, normas de conduta, maneiras de pensar. (ARANHA, 2006, p. 118)”.
Nesse direcionamento a escola ao descobrir que sua função vai além de transmitir ou repassar conhecimentos, inicia um processo de transformação social.
Já em relação à educação dada ao indivíduo pela família cabe-lhe ensinar valores, normas e assegurar-lhes um relacionamento afetuoso, como contribuição para o desenvolvimento saudável de sua estima e autonomia. Aranha (2006, p. 96) destaca que: “A família é uma instância importante no processo de socialização, bem como no desenvolvimento da subjetividade autônoma, ensinando informalmente o que as crianças devem fazer, dizer ou pensar”.
Afirmamos então, que a instituição familiar tem que estar presente na escola. Os pais e/ou responsáveis devem acompanhar e participar do desenvolvimento da criança e das decisões tomadas em relação a uma educação melhor para elas. Mas, para que isso aconteça à escola deve promover um ambiente acolhedor, onde ambas (família e escola) possam dialogar e em parceria contribuir para a vida integral do educando e seu processo de aprendizagem.


VISÕES DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO
           
            A possibilidade de contato com os pesquisados em reuniões convocadas especificamente para esse fim nos ajudou a pontuar a questão esclarecedora, aqui discutida, sobre a relação família-escola. Esse processo contribuiu para que produzíssemos o quadro 01 na perspectiva de clarificarmos a questão demonstrada neste texto.
Quadro 01– A importância da educação para os pais
Consideram a educação importante
Escola I
Escola II
Números de Pais
Sim
29
56
85
Não
01
0
01
Outros
0
01
01
Total
30
57
87
Fonte: Resultados obtidos por meio da pesquisa realizada pelos bolsistas do PIBID.

Ao examinarmos as respostas dadas pelas famílias da escola I, referente à questão de considerar a educação importante, constatamos que dos 30 familiares pesquisados, 29 responderam que consideram a educação essencial para o desenvolvimento dos seus filhos, em quanto 01 não considera a educação importante.
Ao localizarmos as mesmas respostas acima, detectamos que na escola II, de 57 dos pesquisados, 56 afirmaram que a educação é importante para suas crianças e 01 dos investigados preferiu não opinar. Nesse sentido, diagnosticou-se que a maioria dos familiares, nas duas instituições, considera à educação escolar importante. Assim ressaltando a importância da instituição escolar na vida de pais e filhos. Sobre isso destacamos que:

A afirmação da importância da escola não descarta, mas, ao contrário, exige uma análise crítica dessa instituição que, como tal, não é natural nem imutável, deve servir ao homem e à melhoria de sua vida. Essa deve ser a chave de análise da escola, possibilitando verificar até que ponto a escola contribui, de fato, para que o saber possa, efetivamente, ser de todos e não apenas de alguns, [...]. (KRUPPA, 1995, p. 32).

No entanto, ao aplicarmos nossas interpretações frente à visão dos entrevistados com relação à importância da educação, podemos identificar que à maioria dos familiares nas instituições já mencionadas consideram o ensino a principal alternativa para desenvolver a criança psicologicamente e socialmente. Diante dos resultados encontrados, refletimos que os entrevistados nas duas instituições têm opiniões semelhantes quanto à importância que dão a educação, pois  consideram aprender na escola um meio de vencer na vida, ou seja; de melhoria de vida.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

A pesquisa realizada contribuiu para conhecermos a visão das famílias sobre a importância da educação que a escola está oferecendo aos seus filhos. Essa também foi de extrema importância para refletimos sobre a educação que as instituições educativas estão desenvolvendo com essas crianças. Pois sabemos que o maior compromisso da escola é educar, mas educar com compromisso e qualidade. Todavia para que seja alcançado esse objetivo e outros almejados pelos familiares a escola deve comprometer-se focando a realidade do aluno e tendo como meta uma prática educativa permeada de valores relacionados também com a família.
Portanto, essa foi mais uma das experiências enriquecedoras da nossa prática docente que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem nos proporcionado. Além disso, a pesquisa nas escolas, campo de nossa atuação profissional, nos incentiva a e valorizar a prática docente.


REFERÊNCIAS

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda: Filosofia da Educação. 3ª ed, São Paulo; Moderna, 2006.

KRUPPA, Sonia M. Portella. Sociologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1995.














[1] Bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES, Aluna da Universidade do Estado  do Rio Grande do Norte – UERN. E-mail: adailzatorres@hotmail.com.
[2] Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES, Aluna da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN do Curso de Pedagogia. E-mail: neumasantos2000@hotmail.com.
[3] Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES, Aluna da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN do Curso de Pedagogia. E-mail: isabele_sa@hotmail.com.
[4] Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES, Professora da Universidade do Estado do Rio Grade do Norte – UERN da Faculdade de Educação/FE. E-mail: fcacabral@yahoo.com.br.


[5] Agradecemos a Instituição de Fomento a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES por nos inserir em atividades de pesquisa sobre o ensino que contribuem para nossa formação docente e agradecemos também a nossa Instituição de ensino a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, pelo incentivo ao ensino e a pesquisa e por abrir espaço para diálogos produtivos e socialização de experiências da vida acadêmica.

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