quarta-feira, 27 de junho de 2012

PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL ATELIÊ LITERÁRIO: A ARTE DA LEITURA, ABORDANDO O MEIO AMBIENTE E A CULTURA


O presente projeto emerge a partir das atividades diagnósticas realizadas nas escolas Dom Jaime Câmara e José de Freitas Nobres, e tem como Objetivo, realizar oficinas de Leitura e Produção Textual nas duas escolas, nos 1º, 2º, 3º, 4º, e 5º ano do fundamental menor, visando trabalhar textos e promover o incentivo da Leitura e escrita das crianças. Com o apoio do PIBID Pedagogia com financiamento da CAPES, foi produzido pelas alunas bolsistas Maria Cleonice Soares; Ana Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva e Jeffânia Maria da Mota Silva, sob a supervisão da professora da escola Dom Jaime, Geisa Maria Fagundes e orientação da coordenadora de área deste a Prof. Ms. Francisca Maria Gomes Cabral Soares. deste projeto foram produzidas as Oficinas de Leitura e Produção Textual realizadas nas duas escolas. Porém o projeto de leitura não será publicado, inicialmente, por completo, pois as alunas bolsista que o produziram estão trabalhando no texto para futuras publicações.

PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

ATELIÊ LITERÁRIO: A ARTE DA LEITURA, ABORDANDO O AMBIENTE E A CULTURA


Maria Cleonice Soares
Ana Glícia de Sousa Medeiros
Janecleide Alves Gondim
Everton Viana da Silva
Jeffânia Maria da Mota Silva
Geisa Maria Fagundes 
Francisca Maria Gomes Cabral Soares


MOSSORÓ
MAIO 2012

JUSTIFICATIVA
           
            À medida que vimos trabalhando atividades, e pesquisando as duas escolas públicas vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, este com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, onde há uma estreita relação entre a Universidade Estadual do rio Grande do Norte – UERN e as duas escolas, alcançamos dados e resultados a respeito do nível de desenvolvimento da aprendizagem das crianças das duas escolas, e com estes temos realizado um trabalho de planejamento de atividades de intervenção nas escolas, onde poderemos apresentar oficinas que deem ênfase ao desenvolvimento de atividades de leitura, escrita e resolução de problemas matemáticos.
Neste, porém, daremos prioridade apenas a Leitura e Produção Textual, pois cada grupo de bolsista abordará um tema especifico e fará os devidos planejamentos das atividades (cada um com sua supervisora e seu tema especifico) necessárias para melhorar o ensino aprendizagem dos alunos pesquisados, contribuindo assim, não só para a qualificação dos alunos, mas interagindo com as demais professores e demonstrando a estes como utilizar os materiais didáticos existentes na escolas ou os adquiridos pelo programa.
Este projeto tenciona desenvolver oficinas de leitura e produção textual nas duas escolas públicas vinculadas ao PIBID, procedimentos teórico-metodológicos do por quê?  como? onde ? e quando? trabalhar a leitura ( com base na literatura infantil) e a produção textual (levando em consideração as sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais em Língua Portuguesa), assim como evidenciar a necessidade do letramento cada vez mais urgente na educação. Pretendemos inserir a prática de leitura no cotidiano escolar, bem como exercitar a produção de texto, ou seja, tanto oferecer oficina de leitura às crianças, como mostrar a escola e as professoras possibilidades de elas estarem utilizando a leitura para o ensino-aprendizagem das crianças promovendo o letramento.
As oficinas que iremos trabalhar objetiva enaltecer a cultura local, valorizando o nosso contexto cultural, e ainda as problemáticas envolvendo o meio ambiente, já que a execução deste trabalho se dará em meio à semana de meio ambiente, assim visamos explorar atividades lúdicas com atividades que evidenciem elementos da cultura local, bem como questões sobre o ambiente no qual estamos inseridos.
          Além do letramento visamos também com este trabalho, a valorização da cultura local e do espaço onde o aluno esta inserido, pois como afirma Freire (1996), mais que ensinar a ler precisamos nos preocupar também com o contexto onde os nossos alunos esta inserido, pois a formação também deve valorizar a identidade do sujeito, mostrando a ele que independente de sua condição social, ele é um individuo cultural e social, construtor de sua historia e de sua cultura.

PROBLEMÁTICA

            Ao analisar as atividades diagnosticas notamos que as crianças no geral, não se sentem muito motivada pelo ato de ler, fomos afundo ao problema, pesquisamos referenciais que nos desses subsídios para descobrirmos o por quê? Segundo CELIS (1998), isso ocorre por vários fatores: de acordo com a mesma o primeiro é que as crianças não sente atração pela leitura, outro é que ainda não dominam as letras e sentem dificuldades, por esse motivo acham a leitura chata. Outro ponto relevante da falta de leitura é a interferência dos meios de comunicação, como por exemplo, a internet e a televisão.
Assim surgiu o nosso projeto de Leitura e Produção Textual, que pretende promover o letramento, incentivar atividades de leitura e escrita nas escolas, promover a valorização da cultura regional e ainda despertar as crianças a sensibilização do meio na qual as mesmas estão envolvidas, de forma dinâmica, lúdica e participativa, onde os alunos podem participar nas atividades de produção desenvolvendo o letramento e produção textual a partir de sua leitura de mundo e visão identitária.


OBJETIVOS:

·                    Incentivar a leitura com o objetivo principal despertar no aluno o gosto e prazer pela mesma, e aliar a leitura com a construção do conhecimento.
·                    Atingir diferentes níveis de leitores (em todos os anos do ensino fundamental I) e desenvolver habilidades e interesse pela leitura.
·                    Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.
·                    Abordar os diferentes tipos de gêneros textuais utilizando-os no cotidiano.
·                    Utilizar a leitura de imagens e leitura oral com vídeos educativos.
·                    Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los;
·                    Reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
·                    Enriquecer o vocabulário.
·                    Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
·                    Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
·                    Valorização da identidade cultural regional (centenário de Luiz Gonzaga);
·                    Sensibilização quanto ao meio ambiente e o espaço local;
·                    Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.
·                    Contribuir para formação de leitores autônomos e competentes.
·                    Desenvolver habilidades de produção textual, nos mais diversos gêneros textuais: cartas, cordel, poesia, anuncio, narrativa, dissertação, redação, frases, ditado, bilhete, jornal, recadinhos... etc,.

CONTEÚDOS:

·                    Literatura infantil;
·                    Música;
·                    Vídeo;
·                    Poesia;
·                    Trava Línguas;
·                    Parodia;
·                    Cordel;
·                    Linguagem oral e escrita;
·                    Produção textual;
·                    Contos;
·                    Gêneros textuais e suportes;
·                    Versos e prosa;
·                    Dramatização;
·                    Atividades rodadas;

METODOLOGIAS

A metodologia a utilizada neste trabalho consistiu na elaboração de oficinas, cada uma voltada a um ano de ensino, e com uma temática especifica, onde objetivamos  realizar atividades de leitura e produção textual, como vários gêneros textuais, utilizando-se da dramatização, narração e contação de histórias, vídeos, materiais didáticos pedagógicos, tais como música, poesia, jogos, desenhos, textos, pinturas entre outros.
           
1ª ETAPA

·           Apresentação da oficina aos alunos com quebra de gelo, dramatização musical, vídeo, poesia ou contação de história;
·           Será escolhidos textos adequados para a faixa etária/série dos alunos/as;
·           Na sala de aula, antes de ler, mostrar a capa, comentar sobre o conteúdo e o autor/a;
·           Realizar dramatização do texto com músicas, envolvendo o aluno na leitura do mesmo;
·           Estimular as conversas sobre os textos apresentados;

2ª ETAPA:

·           Planejar atividades de leitura e produção textual com os alunos;
·           Promover sempre a leitura de textos, antes de iniciar a aula, que sejam estimulantes aos alunos quanto à leitura e a informação;
·           Realizar atividades abordando a temática da cultura regional;
·           Realização de atividades rodadas;
·           Brincadeiras com trava línguas;
·           Produção textual dos alunos; com textos desenhos; dramatização;
·           Construção de banner artístico;
·           Produção de parodias;
·           Produção de atividades que expresse o cotidiano dos alunos, como um diário/ou outra atividade de produção textual, dramatização, pintura, corte e colagem;
·           Apreciação do material dos alunos;

AVALIAÇÃO

       A avaliação a participação dos alunos nas atividades bem como o desenvolvimento de cada um quanto à comunicação, expressão, desenvolvimento linguístico, escuta, produção e leitura textual.

CULMINÂNCIA
      
       A partir dos textos trabalhos, da produção textual, ou em desenhos e da reescrita das histórias por parte dos alunos, com parodias, textos, recadinhos, construção do banner artístico, desenhos, produção de bonecos, teatrinho dedilhado, dramatização poética, encenação musical, contação de historia, que será organizado para ser apresentado e exposto aos pais, onde cada turma finalizara com a exposição das atividades realizadas no decorrer da oficina tanto atividades de leitura como de produção.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo: Scipione, 1999.

BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa ( volume 2). Brasília, MEC/SEF, 1997.

BRAGA, Regina Maria; SILVESTRE, Maria de Fátima Barros. Construindo o leitor competente: atividades de leitura interativa para a sala de aula. São Paulo: Peirópolis, 2002.

CAGLIARI, Luíz Carlos. Alfabetização e Linguística. São Paulo : Scipion, 1997.

CELIS, Gloria Inostroza de. Aprender a formar crianças leitoras e escritoras. Trad. Jussara Haubert Rodrigues – Porto Alegre: Artes Medicos, 1998.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno de Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

COELHO, Nely Novaes. Literatura Infantil: Teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2006.

FREIRE, Paulo.  A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam 22ª ed.  São Paulo: Cortez, 1988.

HAYDAT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. 2° ed. São Paulo; Ática, 1995. p. 95 – 107.

MORAES, Josenildo Oliveira In; SANTOS, Jean Mac Cole Tavares dos; MARINHO , Zacarias. (Orgs.) Educação: Saberes e práticas no oeste potiguar. Fortaleza: Edições UFC, 2009.

NASPOLINI, Ana Tereza. Didática de português: tijolo por tijolo: leitura e produção escrita. São Paulo: FTD, 1996.

OLIVEIRA, J. B. A e CHADWICK, C. Aprender  e ensinar. 5° ed, São Paulo; Global, 2002.

TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre, Artmed, 2003.

ZABALA, Antoni. As sequências didáticas e as sequências de conteúdos. IN: A prática educativa. Como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998 ( pág. 53 a 87)



 MODELO DAS OFICINAS
OFICINA PEDAGÓGICA DO 1º ANO
TEMA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
ESCOLAS: Estadual Dom Jaime Câmara
Nº de alunos: turma:
BOLSISTAS: Maria Cleonice Soares; Ana Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva; Jerffânia Maria da Mota Silva.
PROFESSORA SUPERVISORA: Geisa Maria Fagundes
Datas: 06 de junho de 2012

Oficina 1
 Dia 06/06
Hora
Atividades
Material
Turno matutino




07h
Acolhida do grupo: vídeo/música Meu galinho; Apresentar o tema Meio Ambiente -
projetor;
computador;
caixa de som;




07:30
Dinâmica de grupo – Ensaiar a música com os alunos - dividir em grupos de 4 para fazer o coral;
Construir banner artístico – Impressão sobre o meio ambiente;

Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando da oralidade dos alunos, bem como trabalhar o lúdico e a leitura por meio da música, desenhos e pinturas;

Procedimentos

·      Produzir um banner com pinturas e  “Ateliê de pintura” (em grupo);
·      Escrever o nome e pequenas frases;
Computador;
Caixa de som;
Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes;
Lápis de cor;
Textos da musica fatiados;
Folhas de cartolina branca;
Cola;
Tintas coloridas;
Retalhos de tecidos;
Fita gomada;
Fichas com palavras;
Imagens de recortes;
09:00
Intervalo – 15min
10h
·         Vídeo da turma da Monica – Um plano pra Salvar o Planeta
·         Atividade escrita – pintar o planetinha e escrever o nome;
Atividade rodada.
10:15
Apresentação de cada grupo de alunos;
11h
Exposição aos pais;                                                       

OFICINA PEDAGÓGICA DO 2º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
ESCOLAS: Estadual Dom Jaime Câmara
Nº de alunos: turma:
BOLSISTAS: Maria Cleonice Soares; Ana Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva; Jerffânia Maria da Mota Silva.
PROFESSORA SUPERVISORA: Geisa Maria Fagundes
Datas: 06 de junho de 2012

Oficina 2
 Dia 06/06
Hora
Atividades
Material
Turno matutino




07h
Acolhida do grupo: vídeo da turma da Mônica;
projetor;
computador;
caixa de som;




07:30
Dinâmica de grupo – Cartaz com imagens do meio ambiente, cheios de objetos que degradam o meio. Pedir que os alunos retirem do cartaz o que estar errado no meio ambiental;
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando a questão ambiental para sensibiliza os alunos quanto a coleta seletiva dos recicláveis;

Procedimentos

·         Cantar a música da reciclagem;
·         Realizar a reciclagem – colocar cada objeto no seu devido lugar ( exemplo: papel no cesto azul)
·         Em seguida, colocar o que deve estar no meio ambiente;
Computador;
Caixa de som;
Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes;
Caixas com as cores da reciclagem;
Lixo pra coleta;
09:00
Intervalo – 15min
10h
·      Finalização da atividade;
·      Fazer um acróstico com palavra RECICLAGEM;
·      Fazer um plano pra salvar o planeta, cartazes com as dicas;
Lápis;
Cartolinas;
Cola;
Tesoura;
10:15
Apresentação de cada grupo de alunos;
11h
Exposição aos pais;                                                       




OFICINA PEDAGÓGICA DO 3º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
ESCOLAS: Estadual Dom Jaime Câmara
Nº de alunos: turma:
BOLSISTAS: Maria Cleonice Soares; Ana Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva; Jerffânia Maria da Mota Silva.
PROFESSORA SUPERVISORA: Geisa Maria Fagundes
Datas: 06 de junho de 2012

Oficina 3
 Dia 06/06
Hora
Atividades
Material
Turno matutino




07h
Acolhida do grupo: Teatro de fantoches –  João e Maria em versos;
Casinha de teatro;
Avental literário;




07:30
Dinâmica de grupo – Atividade com objetos dentro de uma caixa surpresa (João e Maria) encenação da historinha por parte dos alunos com narração.
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando a história de João e Maria em versos, para que os alunos produzam pequenos textos com rimas.

Procedimentos

·      Produção textual oral – Atividade com objetos dentro de uma caixa surpresa (João e Maria);
·      Leitura e Produção de texto – Leitura de João e Maria em versos / Distribuição de versos por duplas – Pedir para destacar as palavras que rimam com o lápis de cor de sua preferência, depois ilustrar com desenhos, recortes e etc... a estrofe recebida.
Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes;
Recortes dos versos;
Caixa surpresa;
Rimas em recortes;
Fantoches;
09:00
Intervalo – 15min
10h
·      Finalização da atividade;
·      Construir bonecos de João e Maria com colheres de pau;
·      Apresentação teatral e encenação dos versos dos alunos;
Lápis permanente de cor;
Tecidos;
Cola;
Colheres de pau;
10:15
Apresentação de cada grupo de alunos;
11h
Exposição aos pais;                                                       

OFICINA PEDAGÓGICA DO 4º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
ESCOLAS: Estadual Dom Jaime Câmara
Nº de alunos: turma:
BOLSISTAS: Maria Cleonice Soares; Ana Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva; Jerffânia Maria da Mota Silva.
PROFESSORA SUPERVISORA: Geisa Maria Fagundes
Datas: 06 de junho de 2012

Oficina 4
 Dia 06/06
Hora
Atividades
Material
Turno matutino




07h
Acolhida do grupo: Xote ecológico – Luiz Gonzaga
Computador;
Projetor;
Caixa de som;




07:30
Dinâmica de grupo – construir um banner artístico
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando a música regional e sensibilizando os alunos quanto as questões ambientais.
Procedimentos

·         Apresentação da música O xote ecológico;
·         Atividade de interpretação do texto ( xote ecológico);
·         Roda de conversa sobre detalhes da música e seus elementos principais;
·         Dividir a turma em grupos para executar  vários Trava-línguas no tema meio ambiente e/ou cultura popular;
Projetor de multimídia, cópias da pauta, da lista com nomes de participantes, Atividade mimeografadas com questões interpretativas;
Recortes com trava-línguas;
09:00
Intervalo – 15min
10h
·  Finalização da atividade de interpretação;
·  Construir o banner artístico com desenhos e pequenos textos abordando o ambiente local, como se encontra ou como gostaria que fosse;
Lápis permanente de cor;
Tecido de pintura;
Tinta e pincel;
10:15
Apresentação de cada parte do banner individualmente;
11h
Exposição aos pais;                                                       






OFICINA PEDAGÓGICA DO 5º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
ESCOLAS: Estadual Dom Jaime Câmara
Nº de alunos: turma:
BOLSISTAS: Maria Cleonice Soares; Ana Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva; Jerffânia Maria da Mota Silva.
PROFESSORA SUPERVISORA: Geisa Maria Fagundes
Datas: 06 de junho de 2012

Oficina 5
 Dia 06/06
Hora
Atividades
Material
Turno matutino




07h
Acolhida do grupo: Xote das meninas – Luiz Gonzaga
Computador;
Projetor;
Caixa de som;




07:30
Dinâmica de grupo – escrever parodia e criar mural de recados do amor
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto por meio do gênero parodia, os alunos irão produzir uma parodia a partir da música com elementos de sua vida cotidiana, além de produzir um moral de recadinhos e mensagens.

Procedimentos

·         Mostrar uma paródia para os alunos;
·         Criar uma paródia a partir da música trabalhada;
·         Criar o mural de recadinhos e mensagens;

Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes, folhas de papel oficio e
09:00
Intervalo – 15min
10h
Finalização da atividade e ilustração da parodia;
Mural de parodias;
Produzir mural de recadinhos;
Lápis coloridos.
Cartolina;
Eva;
Tesoura;
Cola;
10:15
Apresentação e encenação dos grupos;
11h
Exposição aos pais;                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário