O presente projeto emerge a partir das atividades diagnósticas realizadas nas escolas Dom Jaime Câmara e José de Freitas Nobres, e tem como Objetivo, realizar oficinas de Leitura e Produção Textual nas duas escolas, nos 1º, 2º, 3º, 4º, e 5º ano do fundamental menor, visando trabalhar textos e promover o incentivo da Leitura e escrita das crianças. Com o apoio do PIBID Pedagogia com financiamento da CAPES, foi produzido pelas alunas bolsistas Maria Cleonice Soares; Ana Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva e Jeffânia Maria da Mota Silva, sob a supervisão da professora da escola Dom Jaime, Geisa Maria Fagundes e orientação da coordenadora de área deste a Prof. Ms. Francisca Maria Gomes Cabral Soares. deste projeto foram produzidas as Oficinas de Leitura e Produção Textual realizadas nas duas escolas. Porém o projeto de leitura não será publicado, inicialmente, por completo, pois as alunas bolsista que o produziram estão trabalhando no texto para futuras publicações.
PROJETO
DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
ATELIÊ
LITERÁRIO: A ARTE DA LEITURA, ABORDANDO O AMBIENTE E A CULTURA
Maria Cleonice Soares
Ana Glícia de Sousa Medeiros
Janecleide Alves Gondim
Everton Viana da Silva
Jeffânia Maria da Mota Silva
Geisa Maria Fagundes
Francisca Maria Gomes Cabral Soares
MOSSORÓ
MAIO 2012
JUSTIFICATIVA
À
medida que vimos trabalhando atividades, e pesquisando as duas escolas públicas
vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID,
este com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior – CAPES, onde há uma estreita relação entre a Universidade Estadual do
rio Grande do Norte – UERN e as duas escolas, alcançamos dados e resultados a
respeito do nível de desenvolvimento da aprendizagem das crianças das duas
escolas, e com estes temos realizado um trabalho de planejamento de atividades
de intervenção nas escolas, onde poderemos apresentar oficinas que deem ênfase
ao desenvolvimento de atividades de leitura, escrita e resolução de problemas
matemáticos.
Neste, porém, daremos
prioridade apenas a Leitura e Produção Textual, pois cada grupo de bolsista
abordará um tema especifico e fará os devidos planejamentos das atividades (cada
um com sua supervisora e seu tema especifico) necessárias para melhorar o
ensino aprendizagem dos alunos pesquisados, contribuindo assim, não só para a
qualificação dos alunos, mas interagindo com as demais professores e
demonstrando a estes como utilizar os materiais didáticos existentes na escolas
ou os adquiridos pelo programa.
Este projeto tenciona desenvolver oficinas de
leitura e produção textual nas duas escolas públicas vinculadas ao PIBID,
procedimentos teórico-metodológicos do por quê?
como? onde ? e quando? trabalhar a leitura ( com base na literatura
infantil) e a produção textual (levando em consideração as sugestões dos
Parâmetros Curriculares Nacionais em Língua Portuguesa), assim como evidenciar
a necessidade do letramento cada vez mais urgente na educação. Pretendemos
inserir a prática de leitura no cotidiano escolar, bem como exercitar a
produção de texto, ou seja, tanto oferecer oficina de leitura às crianças, como
mostrar a escola e as professoras possibilidades de elas estarem utilizando a
leitura para o ensino-aprendizagem das crianças promovendo o letramento.
As
oficinas que iremos trabalhar objetiva enaltecer a cultura local, valorizando o
nosso contexto cultural, e ainda as problemáticas envolvendo o meio ambiente,
já que a execução deste trabalho se dará em meio à semana de meio ambiente,
assim visamos explorar atividades lúdicas com atividades que evidenciem
elementos da cultura local, bem como questões sobre o ambiente no qual estamos
inseridos.
Além do letramento visamos também com este
trabalho, a valorização da cultura local e do espaço onde o aluno esta
inserido, pois como afirma Freire (1996), mais que ensinar a ler precisamos nos
preocupar também com o contexto onde os nossos alunos esta inserido, pois a
formação também deve valorizar a identidade do sujeito, mostrando a ele que
independente de sua condição social, ele é um individuo cultural e social, construtor
de sua historia e de sua cultura.
PROBLEMÁTICA
Ao analisar as
atividades diagnosticas notamos que as crianças no geral, não se sentem muito motivada pelo ato de ler, fomos
afundo ao problema, pesquisamos referenciais que nos desses subsídios para
descobrirmos o por quê? Segundo CELIS (1998), isso ocorre por vários fatores:
de acordo com a mesma o primeiro é que as crianças não sente atração pela
leitura, outro é que ainda não dominam as letras e sentem dificuldades, por
esse motivo acham a leitura chata. Outro ponto relevante da falta de leitura é
a interferência dos meios de comunicação, como por exemplo, a internet e a
televisão.
Assim surgiu o nosso
projeto de Leitura e Produção Textual, que pretende promover o letramento,
incentivar atividades de leitura e escrita nas escolas, promover a valorização
da cultura regional e ainda despertar as crianças a sensibilização do meio na
qual as mesmas estão envolvidas, de forma dinâmica, lúdica e participativa,
onde os alunos podem participar nas atividades de produção desenvolvendo o
letramento e produção textual a partir de sua leitura de mundo e visão identitária.
OBJETIVOS:
·
Incentivar a leitura com o objetivo
principal despertar no aluno o gosto e prazer pela mesma, e aliar a leitura com
a construção do conhecimento.
·
Atingir diferentes
níveis de leitores (em todos os anos do ensino fundamental I) e desenvolver
habilidades e interesse pela leitura.
·
Facilitar o acesso do aluno
aos diferentes portadores de textos.
·
Abordar os diferentes tipos de
gêneros textuais utilizando-os no cotidiano.
·
Utilizar a leitura de imagens e
leitura oral com vídeos educativos.
·
Aproximar o aluno do universo
escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los;
·
Reparar na beleza das imagens,
relacionar texto e ilustração, manifestar
sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e
construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
·
Enriquecer o
vocabulário.
·
Desenvolver as habilidades
linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
·
Auxiliar o aluno no processo de
constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
·
Valorização da identidade cultural
regional (centenário de Luiz Gonzaga);
·
Sensibilização quanto ao meio
ambiente e o espaço local;
·
Trabalhar a leitura com
diferentes objetivos: busca de informação, de prazer, para comunicar um texto a
um auditório, etc.
·
Contribuir para formação de
leitores autônomos e competentes.
·
Desenvolver habilidades de
produção textual, nos mais diversos gêneros textuais: cartas, cordel, poesia, anuncio, narrativa, dissertação, redação, frases, ditado,
bilhete, jornal, recadinhos... etc,.
CONTEÚDOS:
·
Literatura infantil;
·
Música;
·
Vídeo;
·
Poesia;
·
Trava Línguas;
·
Parodia;
·
Cordel;
·
Linguagem oral e escrita;
·
Produção textual;
·
Contos;
·
Gêneros textuais e suportes;
·
Versos e prosa;
·
Dramatização;
·
Atividades rodadas;
METODOLOGIAS
A metodologia a
utilizada neste trabalho consistiu na elaboração de oficinas, cada uma voltada
a um ano de ensino, e com uma temática especifica, onde objetivamos realizar atividades de leitura e produção
textual, como vários gêneros textuais, utilizando-se da dramatização, narração
e contação de histórias, vídeos, materiais didáticos pedagógicos, tais como
música, poesia, jogos, desenhos, textos, pinturas entre outros.
1ª ETAPA
·
Apresentação da oficina aos alunos com
quebra de gelo, dramatização musical, vídeo, poesia ou contação de história;
·
Será escolhidos textos adequados para a
faixa etária/série dos alunos/as;
·
Na sala de aula, antes de ler, mostrar a
capa, comentar sobre o conteúdo e o autor/a;
·
Realizar dramatização do texto com músicas,
envolvendo o aluno na leitura do mesmo;
·
Estimular as conversas sobre os textos
apresentados;
2ª ETAPA:
·
Planejar atividades de leitura e
produção textual com os alunos;
·
Promover sempre a leitura de textos,
antes de iniciar a aula, que sejam estimulantes aos alunos quanto à leitura e a
informação;
·
Realizar atividades abordando a temática
da cultura regional;
·
Realização de atividades rodadas;
·
Brincadeiras com trava línguas;
·
Produção textual dos alunos; com textos
desenhos; dramatização;
·
Construção de banner artístico;
·
Produção de parodias;
·
Produção de atividades que expresse o
cotidiano dos alunos, como um diário/ou outra atividade de produção textual,
dramatização, pintura, corte e colagem;
·
Apreciação do material dos alunos;
AVALIAÇÃO
A avaliação a participação dos alunos nas atividades bem como
o desenvolvimento de cada um quanto à comunicação, expressão, desenvolvimento
linguístico, escuta, produção e leitura textual.
CULMINÂNCIA
A partir dos textos trabalhos, da produção textual, ou em
desenhos e da reescrita das histórias por parte dos alunos, com parodias,
textos, recadinhos, construção do banner artístico, desenhos, produção de
bonecos, teatrinho dedilhado, dramatização poética, encenação musical, contação
de historia, que será organizado para ser apresentado e exposto aos pais, onde
cada turma finalizara com a exposição das atividades realizadas no decorrer da
oficina tanto atividades de leitura como de produção.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo: Scipione,
1999.
BRASIL,
Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa ( volume 2). Brasília, MEC/SEF,
1997.
BRAGA, Regina Maria; SILVESTRE, Maria de
Fátima Barros. Construindo o leitor competente: atividades de leitura
interativa para a sala de aula. São Paulo: Peirópolis, 2002.
CAGLIARI,
Luíz Carlos. Alfabetização e Linguística.
São Paulo : Scipion, 1997.
CELIS, Gloria Inostroza de. Aprender a formar crianças leitoras e
escritoras. Trad. Jussara Haubert Rodrigues – Porto Alegre: Artes Medicos,
1998.
CHARLOT,
Bernard. Da relação com o saber:
elementos para uma teoria. Tradução de Bruno de Magne. Porto Alegre: Artes
Médicas, 2000.
COELHO, Nely Novaes. Literatura Infantil: Teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna,
2006.
FREIRE,
Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 1988.
HAYDAT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. 2° ed. São
Paulo; Ática, 1995. p. 95 – 107.
MORAES,
Josenildo Oliveira In; SANTOS, Jean Mac Cole Tavares dos; MARINHO , Zacarias.
(Orgs.) Educação: Saberes e práticas
no oeste potiguar. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
NASPOLINI,
Ana Tereza. Didática de português:
tijolo por tijolo: leitura e produção escrita. São Paulo: FTD, 1996.
OLIVEIRA,
J. B. A e CHADWICK, C. Aprender e ensinar. 5° ed, São Paulo; Global,
2002.
TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa.
Aprender a ler e a escrever: uma
proposta construtivista. Porto Alegre, Artmed, 2003.
ZABALA,
Antoni. As sequências didáticas e as
sequências de conteúdos. IN: A prática educativa. Como ensinar. Porto
Alegre: ArtMed, 1998 ( pág. 53 a 87)
MODELO DAS OFICINAS
OFICINA PEDAGÓGICA DO 1º ANO
TEMA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e
Cultura
ESCOLAS: Estadual Dom Jaime Câmara
Nº de alunos: turma:
BOLSISTAS: Maria Cleonice Soares; Ana
Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva;
Jerffânia Maria da Mota Silva.
PROFESSORA SUPERVISORA: Geisa Maria Fagundes
Datas: 06 de junho de 2012
Oficina 1
Dia 06/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno
matutino
|
07h
|
Acolhida
do grupo: vídeo/música
Meu galinho; Apresentar o tema Meio Ambiente -
|
projetor;
computador;
caixa
de som;
|
07:30
|
Dinâmica
de grupo – Ensaiar a música com os alunos - dividir em grupos de 4
para fazer o coral;
Construir
banner artístico – Impressão sobre o meio ambiente;
Objetivo
– Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando da oralidade
dos alunos, bem como trabalhar o lúdico e a leitura por meio da música,
desenhos e pinturas;
Procedimentos
· Produzir um banner com pinturas
e “Ateliê de pintura” (em grupo);
· Escrever o nome e pequenas
frases;
|
Computador;
Caixa
de som;
Cópias
da pauta, da lista com nomes de participantes;
Lápis
de cor;
Textos
da musica fatiados;
Folhas
de cartolina branca;
Cola;
Tintas
coloridas;
Retalhos
de tecidos;
Fita
gomada;
Fichas
com palavras;
Imagens
de recortes;
|
|
09:00
|
Intervalo – 15min
|
||
10h
|
· Vídeo da turma da Monica – Um
plano pra Salvar o Planeta
· Atividade escrita – pintar o
planetinha e escrever o nome;
|
Atividade
rodada.
|
|
10:15
|
Apresentação
de cada grupo de alunos;
|
||
11h
|
Exposição
aos
pais;
|
||
OFICINA PEDAGÓGICA DO 2º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio
Ambiente e Cultura
ESCOLAS: Estadual Dom Jaime Câmara
Nº de alunos: turma:
BOLSISTAS: Maria Cleonice Soares; Ana
Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva;
Jerffânia Maria da Mota Silva.
PROFESSORA SUPERVISORA: Geisa Maria
Fagundes
Datas: 06 de junho de 2012
Oficina 2
Dia 06/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno
matutino
|
07h
|
Acolhida
do grupo: vídeo
da turma da Mônica;
|
projetor;
computador;
caixa
de som;
|
07:30
|
Dinâmica de grupo – Cartaz com imagens do
meio ambiente, cheios de objetos que degradam o meio. Pedir que os alunos
retirem do cartaz o que estar errado no meio ambiental;
Objetivo
– Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando a questão
ambiental para sensibiliza os alunos quanto a coleta seletiva dos
recicláveis;
Procedimentos
· Cantar a música da reciclagem;
· Realizar a reciclagem – colocar
cada objeto no seu devido lugar ( exemplo: papel no cesto azul)
· Em seguida, colocar o que deve
estar no meio ambiente;
|
Computador;
Caixa
de som;
Cópias
da pauta, da lista com nomes de participantes;
Caixas
com as cores da reciclagem;
Lixo
pra coleta;
|
|
09:00
|
Intervalo – 15min
|
||
10h
|
· Finalização da atividade;
· Fazer um acróstico com palavra
RECICLAGEM;
· Fazer um plano pra salvar o
planeta, cartazes com as dicas;
|
Lápis;
Cartolinas;
Cola;
Tesoura;
|
|
10:15
|
Apresentação
de cada grupo de alunos;
|
||
11h
|
Exposição
aos
pais;
|
||
OFICINA PEDAGÓGICA DO 3º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente
e Cultura
ESCOLAS: Estadual Dom Jaime Câmara
Nº de alunos: turma:
BOLSISTAS: Maria Cleonice Soares; Ana
Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva;
Jerffânia Maria da Mota Silva.
PROFESSORA SUPERVISORA: Geisa Maria
Fagundes
Datas: 06 de junho de 2012
Oficina 3
Dia 06/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno
matutino
|
07h
|
Acolhida
do grupo:
Teatro de fantoches – João e Maria em versos;
|
Casinha
de teatro;
Avental
literário;
|
07:30
|
Dinâmica
de grupo – Atividade com objetos dentro de uma caixa surpresa (João e
Maria) encenação da historinha por parte dos alunos com narração.
Objetivo
– Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando a história
de João e Maria em versos, para que os alunos produzam pequenos textos com
rimas.
Procedimentos
· Produção textual oral –
Atividade com objetos dentro de uma caixa surpresa (João e Maria);
· Leitura e Produção de texto –
Leitura de João e Maria em versos / Distribuição de versos por duplas – Pedir
para destacar as palavras que rimam com o lápis de cor de sua preferência,
depois ilustrar com desenhos, recortes e etc... a estrofe recebida.
|
Cópias
da pauta, da lista com nomes de participantes;
Recortes
dos versos;
Caixa
surpresa;
Rimas
em recortes;
Fantoches;
|
|
09:00
|
Intervalo – 15min
|
||
10h
|
· Finalização da atividade;
· Construir bonecos de João e
Maria com colheres de pau;
· Apresentação teatral e
encenação dos versos dos alunos;
|
Lápis
permanente de cor;
Tecidos;
Cola;
Colheres
de pau;
|
|
10:15
|
Apresentação
de cada grupo de alunos;
|
||
11h
|
Exposição
aos
pais;
|
||
OFICINA PEDAGÓGICA DO 4º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio
Ambiente e Cultura
ESCOLAS: Estadual Dom Jaime Câmara
Nº de alunos: turma:
BOLSISTAS: Maria Cleonice Soares; Ana
Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva;
Jerffânia Maria da Mota Silva.
PROFESSORA SUPERVISORA: Geisa Maria
Fagundes
Datas: 06 de junho de 2012
Oficina 4
Dia 06/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno
matutino
|
07h
|
Acolhida do grupo: Xote ecológico – Luiz Gonzaga
|
Computador;
Projetor;
Caixa
de som;
|
07:30
|
Dinâmica de grupo – construir um banner
artístico
Objetivo
– Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando a música
regional e sensibilizando os alunos quanto as questões ambientais.
Procedimentos
· Apresentação da música O xote
ecológico;
· Atividade de interpretação do
texto ( xote ecológico);
· Roda de conversa sobre detalhes
da música e seus elementos principais;
· Dividir a turma em grupos para
executar vários Trava-línguas no tema meio ambiente e/ou cultura
popular;
|
Projetor
de multimídia, cópias da pauta, da lista com nomes de
participantes, Atividade mimeografadas com questões interpretativas;
Recortes
com trava-línguas;
|
|
09:00
|
Intervalo – 15min
|
||
10h
|
· Finalização da atividade de
interpretação;
· Construir o banner artístico
com desenhos e pequenos textos abordando o ambiente local, como se encontra
ou como gostaria que fosse;
|
Lápis
permanente de cor;
Tecido
de pintura;
Tinta e
pincel;
|
|
10:15
|
Apresentação
de cada parte do banner individualmente;
|
||
11h
|
Exposição
aos
pais;
|
||
OFICINA PEDAGÓGICA DO 5º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio
Ambiente e Cultura
ESCOLAS: Estadual Dom Jaime Câmara
Nº de alunos: turma:
BOLSISTAS: Maria Cleonice Soares; Ana
Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva;
Jerffânia Maria da Mota Silva.
PROFESSORA SUPERVISORA: Geisa Maria
Fagundes
Datas: 06 de junho de 2012
Oficina 5
Dia 06/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno
matutino
|
07h
|
Acolhida do grupo: Xote das meninas – Luiz
Gonzaga
|
Computador;
Projetor;
Caixa
de som;
|
07:30
|
Dinâmica de grupo – escrever parodia e
criar mural de recados do amor
Objetivo
– Realizar atividades de leitura e produção de texto por meio do gênero
parodia, os alunos irão produzir uma parodia a partir da música com elementos
de sua vida cotidiana, além de produzir um moral de recadinhos e mensagens.
Procedimentos
· Mostrar uma paródia para os alunos;
· Criar uma paródia a partir da
música trabalhada;
· Criar o mural de recadinhos e
mensagens;
|
Cópias da pauta, da lista com nomes de
participantes, folhas de papel oficio e
|
|
09:00
|
Intervalo – 15min
|
||
10h
|
Finalização
da atividade e ilustração da parodia;
Mural
de parodias;
Produzir
mural de recadinhos;
|
Lápis
coloridos.
Cartolina;
Eva;
Tesoura;
Cola;
|
|
10:15
|
Apresentação
e encenação dos grupos;
|
||
11h
|
|||
Nenhum comentário:
Postar um comentário