A CONSTRUÇÃO DO PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO UMA PROPOSTA EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA
Maria Cleonice Soares (Aluna da
Graduação UERN) [1]
Silvia Maria Costa Barbosa (Prof.
Dr. UERN) [3]
RESUMO:
Propondo a revitalização do
PPP (Projeto Político Pedagógico) de duas escolas públicas de Mossoró/RN,
vinculadas ao PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)
programa financiado pela CAPES, os alunos bolsistas do programa realizaram nas
mesmas uma oficina sobre como se estruturar um PPP. Diante disso neste estudo
nossa intenção é mostrar a importância do PPP das duas escolas, esse além de ser
um documento formal institui-se como um instrumento por meio do qual as
instituições planejam processos de ensino e aprendizagens contextuais. A
metodologia é de natureza qualitativa por meio de uma pesquisa-ação, tendo como
instrumentos metodológicos estudo bibliográfico em autores como: LIBÂNEO (2004), SANTIAGO (1997), VASCONCELLOS (1991; 2002; 2002), VEIGA
(1995; 2001), e ainda uma análise documental e aplicação de questionários. Constatamos
que no Projeto Político Pedagógico as ações e atuações das escolas são refletidas e com
maiores possibilidades de serem alcançadas. Percebemos que inúmeros fatores integram
a construção dessa proposta educacional, sendo a efetiva participação uma
necessidade. Evidenciou-se que a organização desse documento requer uma
pesquisa investigativa a respeito dos alunos, professores, gestão e toda
comunidade escolar, visando traçar o perfil dos agentes e as fragilidades do
ensino, possibilitando ações pedagógicas mais adequadas, além de ser uma
ferramenta metodológica para ressignificar
a ação de todos os agentes da instituição.
PALAVRAS-CHAVES: Projeto Político Pedagógico;
Planejamento; instrumento metodológico.
INTRODUÇÃO
As atividades de revitalização do Projeto Político Pedagógico (PPP) de
duas escolas públicas de Mossoró/RN, realizadas através do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), constitui
o motivo para realização deste estudo. Nesse processo defendemos ser necessário
que as escolas tenham um documento que demonstre suas ações e metas didáticas
pedagógicas, além de apresentar seus aspectos físicos, humanos e financeiros.
A proposta de revitalização dos PPP´s ocorreu ao observarmos que as
escolas vinculadas a esse programa não apresentavam documentos (PPP) recentes
de seus planos e metas, nem sobre a atuação da escola, ou ainda como a mesma
organizava-se.
Diante disso, a coordenadora dos bolsistas lançou o desafio de os mesmos proporem
uma oficina nas duas escolas para demonstrar como é a construção de um PPP, os elementos
centrais desse, além disso, a escola poderia utilizar para a construção dos
mesmos, as pesquisas e entrevistas já realizadas pelos bolsistas do programa no
âmbito das Escolas.
Nesse direcionamento, este trabalho organiza-se apresentando no primeiro
momento a relevância do PPP às escolas, com base em autores como VEIGA
(1995; 2001) VASCONCELLOS (1991; 2002; 2002), SANTIAGO (1997) LIBÂNEO (2004) entre outros que nos deram subsídios a nossa proposta de revitalização
dos PPP´s. Em seguida abordamos como deu-se
a experiência de estudos sobre PPP e da oficina orientando o corpo docente e a
gestão das escolas para a elaboração e efetivação de seus documentos, visando a
caracterização da escola com dados atuais e com propostas e metas a serem
cumpridas anualmente, assim deixamos claro que o PPP, deve ser, anualmente,
analisado e atualizado de acordo com a proposta de cada escola.
Por fim traremos os resultados e conclusões de como foi o processo de
iniciação e construção pelas professoras, por fim faremos as considerações
finais deste estudo, que além de contribuir com as escolas, foi de grande valia
aos bolsistas que tiveram acesso a documentos que demonstram o funcionamento de
uma escola em seu interior, ou seja, nos fez ver as entrelinhas, coisas que não
são vistas apenas olhando de fora.
A
RELEVÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS E SUA IMPLICAÇÃO NO PROCESSO DE
DEMOCRATIZAÇÃO ESCOLAR
Antes de serem realizadas
as oficinas, realizamos reuniões internas com a nossa coordenadora de área,
vários estudos com os antigos PPP´s das duas escolas, juntamente com as
professoras bolsitas da educação básicas e ainda estudamos alguns textos e
autores que falam sobre a construção e sobre a importância dos mesmos para as
escolas.
Diante disso trazemos primeiramente a definição
do que seja o PPP segundo Veiga (1995, p.11 - 13), "O Projeto político
pedagógico é a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um
todo sendo construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os
envolvidos com o processo educativo da escola." Com base nessa afirmação entendemos que de um
modo geral o PPP é o espelho da própria organização do trabalho que encontra-se
dentro da instituição, ou seja, é um documento no qual deve ficar registrado
elementos desde a identidade escolar até cada uma das intencionalidades que a
mesma objetiva alcançar.
Ressaltamos
ainda, a importância de cada instituição possuir seu próprio Projeto Político Pedagógico, pois cada
escola apresenta sua própria especificidade e objetivos que visam alcançar. Assim,
ele é para cada escola um documento de caráter único, por isso as oficinas
foram realizadas em cada escola, separadamente.
Ressaltamos primeiramente diante da gestão
escolar a contribuição desse documento no que concerne ao planejamento
Escolar, pois por meio dele, é possível a escola promover ações educativas com
base no que rege o PPP. Para tanto buscamos nos estudos de Santiago (1997) seu
foco em relação à essa
contribuição.
Santiago
(1997) ainda discute a questão
da democratização da escola. Em
relação ao currículo escolar
a estudiosa mostra que este é entendido como uma construção de todos os
agentes que compõe a Escola,
ou seja, deve ser uma construção social, formando assim um espaço onde todos possam
atuar com voz e vez. Mas, para compreendê-lo nessa perspectiva não podemos
considerá-lo somente uma proposta das práticas curriculares, já que é durante a
sua elaboração que determinamos metas a serem alcançadas, pois é também o
currículo um movimento sócio político pedagógico, necessitando sempre de uma
constante avaliação.
A partir dos estudos acerca do
currículo escolar, podemos considerá-lo de fundamental importância para a elaboração
do Projeto Político da Escola, Sendo assim, sempre será necessário uma maior
reflexão sobre o cotidiano escolar, avaliando-o para um melhor desenvolvimento do Projeto
Político Pedagógico, na busca de melhorá-lo cada vez mais.
Portanto, a razão pela qual procuramos
compreender o cotidiano encontra-se, fundamentalmente, na necessidade de
identificar e distinguir as ações, gestos e relações educacionais/ escolares/de
ensino que impossibilitam ou possibilitam à escola cumprir a sua tarefa social.
(SANTIAGO, 1997, p.70).
De tal modo a construção do PPP deve atentar
para a pesquisa investigativa da própria escola, pois é necessária que na sua
construção seja identificado: quem é a escola, quem são seus alunos, os
professores, os fazedores da escola, como ela está, e quais ações educativas devem ser tomadas. Tudo isso só é possível por
meio da pesquisa exploratória de si mesma. Ou seja, o PPP permite a escola
conhecer e enfrentar os desafios do cotidiano, sendo este parte de uma
metodologia de trabalho que resignifica as ações da instituição.
O
Projeto Pedagógico é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a
enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida,
consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. E uma
metodologia de trabalho que possibilita resignificar a ação de todos os agentes
da instituição. (VASCONCELLOS,
1995 p. 143).
Segundo SANTIAGO (1997, p.70-71)
existe três elementos que são fundamentais a construção de um PPP, são
eles: entender mais sobre o
Projeto Político assim como desenvolver um processo de construção melhor e mais
proveitoso, ou seja, não podemos confundi-lo com apenas um ato formal de
preenchimento de formulários ou matrizes, não se resume aos documentos que
guardamos na escola em forma de Plano de Ação.
Outro ponto relevante é a
busca de uma maior aproximação no que diz respeito ao próprio trabalho que é
desenvolvido nas Escolas, fomentando a relação teoria e prática. Nessa
perspectiva compreendemos que ”[...]
o projeto político são as interações do corpo da escola, geradas, discutidas e
postas em ação por todos aqueles que fazem a escola e, de modo particular pelo
trabalho dos professores”. (SANTIAGO, 1997 p.71), pois são os professores que
estão dentro das salas de aula que conhecem as fragilidades destas.
E um terceiro ponto fundamental a construção
de um PPP é a participação e maior reflexão entre todos os agentes que compõem a
escola. Pois somente juntos eles poderão desenvolver e buscar melhor direção
para resolução dos problemas que ocorrem na instituição e no interior de cada
sala de aula.
Por fim percebemos que dentro
do processo de desenvolvimento e elaboração do Projeto Político Pedagógico fazem-se
necessários conhecimentos e saberes específicos e por meio destes é possível uma maior reflexão no que diz respeito
à prática, buscando melhorias para esta à medida que se tornar necessário.
A EXPERIÊNCIA COM AS OFICINAS DE ELABORAÇÃO
DO PPP NAS ESCOLAS E A AFIRMAÇÃO DO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO ESCOLAR
As
oficinas foram realizadas com as professores, direção e gestão da escola, nesses
momentos foram repassados em detalhes os elementos que compõe um PPP, bem como
cada um deveria ser estruturado e onde a escola poderia aproveitar as pesquisas
realizadas pelos bolsistas e já atualizar os dados da escola, percebendo as
fragilidades dos alunos em relação ao ensino, podendo assim, pensar e efetivar
as ações didáticas pedagógicas em cada área disciplinar.
O
PPP de cada escola, além de apresentar suas características singulares, ainda
tem a utilidade de analisar a escola e planejar ações educativas que busque
superar as atuais dificuldades enfrentadas, tornando-se assim uma forma de
pensar e repensar as ações pedagógicas atuais das escolas.
Todo
projeto supõe ruptura com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa
tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de
instabilidade e buscar uma estabilidade em função de promessa que cada projeto
contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado
como promessa frente determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os
campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores. (GADOTTI, apud, VEIGA, 2001 p. 18).
Percebemos
que as professoras em sua maioria ignoravam que a construção de tal documento
fosse também de sua responsabilidade, diante disso reforçamos que o papel do
PPP, além de caracterizar a escola e trazer os planos e metas anuais, tem o
objetivo de investigar e traçar objetivos sobre o ensino aprendizagem das
crianças, pois por meio dele, se atualizado anualmente, é possível perceber os
avanços da escola em relação ao ensino aprendizagem, e é onde os professores
podem ancorar a construção de seus planos de aula. Além de propor a ruptura dos
velhos ideais e buscar novas propostas educacionais.
Diante
disso trabalhamos na questão de reconhecer a importância que o PPP tem, sendo
na função de organizar política e metodologicamente o ambiente escolar, além de
ser um meio da escola fazer uma ação participativa no campo da gestão. Assim,
apresentamos também o Projeto Político Pedagógico (PPP), como um dos fatores
que encaminham a democratização da gestão escolar.
Segundo
Vasconcellos (2002) o PPP é uma forma de enfrentar a descrença e resgatar nos
educadores a valorização do planejamento, não só nos âmbitos filosóficos e
sociológicos que contemplam os princípios pedagógicos e as constatações da
realidade através de diagnósticos, porém sua conclusão visa enquanto elaboração
a proposta de ações concretas na escola.
Assim, justificamos o
nosso trabalho e esforço para que as duas escolas trabalhassem arduamente na
construção de um documento com dados verídicos e atuais, para que assim de
forma democrática e autônoma pudesse enfrentar as dificuldades do cotidiano da
escola, refletindo sempre as ações pedagógicas a serem tomadas.
Assim, entendemos que a gestão
escolar tem um papel emancipatório na efetivação de um PPP, pois nele concretiza-se
o processo de autonomia escolar, consolidando uma gestão democrática que permite
e possibilita uma participação maior de todos, delegando responsabilidades e
cobrando-as, valorizando assim cada setor e todos que fazem a escola.
Na apresentação da
oficina de construção do PPP em uma das escolas, uma das professoras questionou
sua participação, foi então que percebemos que seria necessário deixar claro
diante delas e da gestão, o papel que cada uma exerceria na escola e na
construção deste documento. Assim, buscamos aqui demonstrar o papel da gestão
nesse processo de construção de um documento escolar, que também visa tornar a
escola em um espaço democrático.
A gestão envolve estratégias, onde a comunicação
exerce papel fundamental, como ponto de partida para que todos se entendam.
Assim é importante ao gestor discutir soluções possíveis e promover
negociações, assumir responsabilidades e deixar que os outros também assumam;
ser ouvido, mas também ouvir, valorizar os aspectos positivos do grupo,
deixando claras as suas intenções para com a escola e zelar pela total
transparência de todas as ações. (VASCONCELLOS 2002, p.62).
Diante disso é necessário
entender o processo educacional, e o papel de cada um nesse processo, sendo os
docentes e gestores, como também, agentes participativos e comprometidos com os
princípios éticos e democráticos que regem a educação pública das escolas. A
firmação do PPP está na prática coletiva das tomadas de decisões, o que
assegura um comprometimento dos integrantes da escola em todas as ações definidas,
tendo os gestores como motivadores para a consolidação da gestão democrática
que aliada à autonomia tornam-se fundamentais para o planejamento de um Projeto
Político-Pedagógico.
Diante de tudo isso, enfatizamos em ambas as
escolas, que é no processo de Planejamento Participativo com todas as
instâncias que compõem-se uma instituição escolar. Ressaltamos ainda que o PPP requer
consistência, articulação e sentido de coletividade no desenvolvimento dos
trabalhos pedagógicos necessários para o andamento da escola enquanto
instituição que propicia a formação do sujeito, possibilitando a reflexão das
ações educativas necessárias ao cotidiano escolar.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Diante de tudo isso, percebemos que além de trabalharmos em virtude de apresentar
os pontos relevantes à construção do Projeto Político Pedagógico das duas
escolas vinculas ao PIBID, tivemos que apresentar as razões e objetivos que
regem a construção do mesmo.
Além disso, foi preciso apresentá-lo como um documento de democratização
participativa da escola que visa ações efetivas na busca de soluções dos
problemas cotidianos encontrados no interior das instituições, visando gestão
democrática, dando autonomia e responsabilidade aos fazedores da escola.
Ainda ressaltamos o que é um PPP, como articulá-lo através de dados
atuais e verídicos, assim, antes da construção deste documento, afirmamos a
necessidade das escolas fazer um trabalho de investigação das mesmas, buscando
entender o perfil de seus alunos e suas fragilidades, além de levantar dados
financeiros das escolas, articular e organizar as metas e objetivos, traçar o
perfil da escola como todo.
O momento da oficina configurou-se em um espaço de reflexão da escola, onde
tanto professoras como a direção e a gestão, puderam passar mais tempo
discutindo as necessidades e fragilidades encontradas, elas fizeram do momento
seguinte da oficina um momento de reflexão e logo começaram o trabalho.
Assim a construção do Projeto Político Pedagógico das escolas iniciou com
um momento de reflexão e participação autônoma de todos os que fazem a escola.
A escola propôs-se a coletar os dados
necessários e até a utilizar os dados levantados pelo PIBID como subsídios
iniciais à construção de seus projetos.
Ainda orientamos a busca de bases teóricas para subsídios a elaboração
dos documentos, pois o PPP configura-se também como um auxiliar ao planejamento
anual das escolas assim, devendo se deixar claro em cada ponto do mesmo, as
dificuldades encontradas e as possíveis ações, mas devendo estas, ter base que
dê sustentação, assim é necessário buscar e articular os Parâmetros
Curriculares Nacionais de ensino, pois é o documento oficial que norteia as
escolas para determinarem as metas a serem alcançadas em cada ano de ensino.
Por fim dizemos que o Projeto Político Pedagógico (PPP) é um
instrumento teórico-metodológico com a função de ajudar a escola a enfrentar os
desafios do cotidiano, permitindo que seja de forma reflexiva, consciente e
organizada, ensejando à participação de toda a escola, ou seja, a democratização
da instituição.
Diante disso, deixamos nas escolas a
proposta da organização e atualização deste documento que além de todos os
benefícios e de propor a democratização da gestão escolar ainda é uma ferramenta, uma metodologia de
trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes institucionais.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: Teorias e
práticas. 5 edição. Goiânia: Alternativa, 2004. (p.119-133).
GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES,
S. Pedagogia: diálogo e
conflito. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
SANTIAGO, Maria Eliete. Projeto
Pedagógico da Escola. Uma contribuição ao planejamento escolar. R. Adm.
Educ. Recife. v. 1, n.1, p. 69 – 73. Jul/dez, 1997.
VASCONCELLOS, Celso S. Coordenação
do Trabalho Pedagógico: do trabalho político-pedagógico ao cotidiano da
sala de aula. São Paulo, SP: Libertard, 2002.
_________________. Planejamento:
Projeto de Ensino- Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. 10 ed. São
Paulo, SP: Libertard, 2002.
_________________.Projeto
Educativo: Elementos metodológicos
para a elaboração do projeto educativo. São Paulo, SP: Libertad, 1991.
VEIGA, Ilma Passos A. Projeto Político Pedagógico da Escola:
Uma construção coletiva in Projeto Político Pedagógico da Escola: uma
construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995( Coleção Magistério: Formação
e Trabalho Pedagógico)
__________________.
(Org.) Projeto político-pedagógico da
escola: uma construção possível. 23. ed. Campinas: Papirus, 2001.
[1] Aluna da graduação em Pedagogia,
da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
FE/UERN. Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
– PIBID, Programa mantido pela CAPES.
[2] Aluna da graduação em Pedagogia,
da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
FE/UERN. Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
– PIBID, Programa mantido pela CAPES.
[3]
Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do
Norte. Doutora em Psicologia da Educação no Programa de Estudos de
Pós-Graduados da PUC-SP. Coordenadora de Área de Gestão de Processos
Educacionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –
PIBID-CAPES.
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