As oficinas de Leitura e Produção Textual foram realizadas pelos alunos bolsistas supervisionados pelas professora Geisa Maria Fagundes: Maria Cleonice Soares; Ana Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva e Jerffânia Maria da Mota Silva. O trabalho nas duas escolas seguiu o planejamento das oficinas que teve como tema norteador o Meio Ambiente e a Cultura Regional, utilizando da músicas e de vídeos educativos os alunos realizaram atividades objetivando trabalhar a leitura e a produção textual com elementos do cotidiano e sensibilizando os alunos as questões ambientais, que são tão próximas de suas vivencias. Estas oficinas foram aplicadas nas duas escolas vinculadas ao programa por todos os bolsistas com a supervisão das três professoras bolsistas das escolas, sob a coordenação da Professora Francisca Maria Gomes Cabral Soares e apoio do PIBID, com financiamento da CAPES e escolas parceiras. As atividades foram realizadas durante todo o dia em todas as turmas do fundamental I.
As presentes oficinas foram geradas a partir da elaboração de um projeto de Leitura e Produção Textual, estas foram aplicadas simultaneamente nas duas escolas no dia 06 de junho de 2012, que teve como tema norteador a Educação Ambiental e a cultura local.
Atividades na turma do 1º ano - apresentação da musica Meu galinho, ensaio musical e pintura de banner artístico.
2º ano
Aos alunos do 2º ano, foi abordado a Leitura e Produção Textual Através do tema Meio Ambiente, primeiramente apresentou o tema da aula e em seguida solicitou dos alunos que eles desenhassem o que entendiam sobre meio ambiente e logo após a conclusão dessa atividade foi exibido o vídeo da turma da Mônica: "Um plano para salvar o Planeta". daí em diante foi abordado os desenhos dos alunos e realizadas dinâmicas:
Atividades dos alunos do 3º ano
Aos alunos foi narrada a história de João e Maria em versos utilizando o avental de contação, em seguida um dos alunos foi foi quem narrou a história enquanto os demais encenavam a história de João e Maria - os próprios alunos narraram e contaram a história com a mediação dos bolsistas, após realizaram uma atividade de construção de João e Maria em colheres de pau
Aos alunos foi narrada a história de João e Maria em versos utilizando o avental de contação, em seguida um dos alunos foi foi quem narrou a história enquanto os demais encenavam a história de João e Maria - os próprios alunos narraram e contaram a história com a mediação dos bolsistas, após realizaram uma atividade de construção de João e Maria em colheres de pau
Atividades dos alunos do 4º ano
Através do vídeo da música Xote ecológico de Luiz Gonzaga - foi trabalhado de interpretação de texto e abordando questões envolvendo o meio ambiente, no final os alunos fizeram um banner artístico com a impressão do meio em que vive
Atividades dos alunos do 5º ano com a apresentação do vídeo da Música Xote das Meninas de Luiz Gonzaga, através dela os alunos construíram uma paródia - Xote da Poluição pelos meninos, e Mural de recados e mensagens pelas meninas
Socialização dos produtos com os alunos bolsistas e supervisores
Encerramento com os alunos apresentando danças reginais com muito xaxado e forró, valorizando a cultura regional e a música popular brasileira.
MODELO DAS OFICINAS
OFICINA PEDAGÓGICA DO 1º ANO
TEMA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
ESCOLAS: Estadual Dom Jaime Câmara
Nº de alunos: turma:
BOLSISTAS: Maria Cleonice Soares; Ana Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva; Jerffânia Maria da Mota Silva.
PROFESSORA SUPERVISORA: Geisa Maria Fagundes
Datas: 06 de junho de 2012
Oficina 1
Dia 06/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno matutino
|
07h
|
Acolhida do grupo: vídeo/música Meu galinho; Apresentar o tema Meio Ambiente -
|
projetor;
computador;
caixa de som;
|
07:30
|
Dinâmica de grupo – Ensaiar a música com os alunos - dividir em grupos de 4 para fazer o coral;
Construir banner artístico – Impressão sobre o meio ambiente;
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando da oralidade dos alunos, bem como trabalhar o lúdico e a leitura por meio da música, desenhos e pinturas;
Procedimentos
· Produzir um banner com pinturas e “Ateliê de pintura” (em grupo);
· Escrever o nome e pequenas frases;
|
Computador;
Caixa de som;
Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes;
Lápis de cor;
Textos da musica fatiados;
Folhas de cartolina branca;
Cola;
Tintas coloridas;
Retalhos de tecidos;
Fita gomada;
Fichas com palavras;
Imagens de recortes;
| |
09:00
|
Intervalo – 15min
| ||
10h
|
· Vídeo da turma da Monica – Um plano pra Salvar o Planeta
· Atividade escrita – pintar o planetinha e escrever o nome;
|
Atividade rodada.
| |
10:15
|
Apresentação de cada grupo de alunos;
| ||
11h
|
Exposição aos pais;
| ||
OFICINA PEDAGÓGICA DO 2º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
ESCOLAS: Estadual Dom Jaime Câmara
Nº de alunos: turma:
BOLSISTAS: Maria Cleonice Soares; Ana Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva; Jerffânia Maria da Mota Silva.
PROFESSORA SUPERVISORA: Geisa Maria Fagundes
Datas: 06 de junho de 2012
Oficina 2
Dia 06/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno matutino
|
07h
|
Acolhida do grupo: vídeo da turma da Mônica;
|
projetor;
computador;
caixa de som;
|
07:30
|
Dinâmica de grupo – Cartaz com imagens do meio ambiente, cheios de objetos que degradam o meio. Pedir que os alunos retirem do cartaz o que estar errado no meio ambiental;
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando a questão ambiental para sensibiliza os alunos quanto a coleta seletiva dos recicláveis;
Procedimentos
· Cantar a música da reciclagem;
· Realizar a reciclagem – colocar cada objeto no seu devido lugar ( exemplo: papel no cesto azul)
· Em seguida, colocar o que deve estar no meio ambiente;
|
Computador;
Caixa de som;
Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes;
Caixas com as cores da reciclagem;
Lixo pra coleta;
| |
09:00
|
Intervalo – 15min
| ||
10h
|
· Finalização da atividade;
· Fazer um acróstico com palavra RECICLAGEM;
· Fazer um plano pra salvar o planeta, cartazes com as dicas;
|
Lápis;
Cartolinas;
Cola;
Tesoura;
| |
10:15
|
Apresentação de cada grupo de alunos;
| ||
11h
|
Exposição aos pais;
| ||
OFICINA PEDAGÓGICA DO 3º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
ESCOLAS: Estadual Dom Jaime Câmara
Nº de alunos: turma:
BOLSISTAS: Maria Cleonice Soares; Ana Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva; Jerffânia Maria da Mota Silva.
PROFESSORA SUPERVISORA: Geisa Maria Fagundes
Datas: 06 de junho de 2012
Oficina 3
Dia 06/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno matutino
|
07h
|
Acolhida do grupo: Teatro de fantoches – João e Maria em versos;
|
Casinha de teatro;
Avental literário;
|
07:30
|
Dinâmica de grupo – Atividade com objetos dentro de uma caixa surpresa (João e Maria) encenação da historinha por parte dos alunos com narração.
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando a história de João e Maria em versos, para que os alunos produzam pequenos textos com rimas.
Procedimentos
· Produção textual oral – Atividade com objetos dentro de uma caixa surpresa (João e Maria);
· Leitura e Produção de texto – Leitura de João e Maria em versos / Distribuição de versos por duplas – Pedir para destacar as palavras que rimam com o lápis de cor de sua preferência, depois ilustrar com desenhos, recortes e etc... a estrofe recebida.
|
Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes;
Recortes dos versos;
Caixa surpresa;
Rimas em recortes;
Fantoches;
| |
09:00
|
Intervalo – 15min
| ||
10h
|
· Finalização da atividade;
· Construir bonecos de João e Maria com colheres de pau;
· Apresentação teatral e encenação dos versos dos alunos;
|
Lápis permanente de cor;
Tecidos;
Cola;
Colheres de pau;
| |
10:15
|
Apresentação de cada grupo de alunos;
| ||
11h
|
Exposição aos pais;
| ||
OFICINA PEDAGÓGICA DO 4º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
ESCOLAS: Estadual Dom Jaime Câmara
Nº de alunos: turma:
BOLSISTAS: Maria Cleonice Soares; Ana Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva; Jerffânia Maria da Mota Silva.
PROFESSORA SUPERVISORA: Geisa Maria Fagundes
Datas: 06 de junho de 2012
Oficina 4
Dia 06/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno matutino
|
07h
|
Acolhida do grupo: Xote ecológico – Luiz Gonzaga
|
Computador;
Projetor;
Caixa de som;
|
07:30
|
Dinâmica de grupo – construir um banner artístico
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando a música regional e sensibilizando os alunos quanto as questões ambientais.
Procedimentos
· Apresentação da música O xote ecológico;
· Atividade de interpretação do texto ( xote ecológico);
· Roda de conversa sobre detalhes da música e seus elementos principais;
· Dividir a turma em grupos para executar vários Trava-línguas no tema meio ambiente e/ou cultura popular;
|
Projetor de multimídia, cópias da pauta, da lista com nomes de participantes, Atividade mimeografadas com questões interpretativas;
Recortes com trava-línguas;
| |
09:00
|
Intervalo – 15min
| ||
10h
|
· Finalização da atividade de interpretação;
· Construir o banner artístico com desenhos e pequenos textos abordando o ambiente local, como se encontra ou como gostaria que fosse;
|
Lápis permanente de cor;
Tecido de pintura;
Tinta e pincel;
| |
10:15
|
Apresentação de cada parte do banner individualmente;
| ||
11h
|
Exposição aos pais;
| ||
OFICINA PEDAGÓGICA DO 5º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
ESCOLAS: Estadual Dom Jaime Câmara
Nº de alunos: turma:
BOLSISTAS: Maria Cleonice Soares; Ana Glícia de Sousa Medeiros; Janecleide Alves Gondim; Everton Viana da Silva; Jerffânia Maria da Mota Silva.
PROFESSORA SUPERVISORA: Geisa Maria Fagundes
Datas: 06 de junho de 2012
Oficina 5
Dia 06/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno matutino
|
07h
|
Acolhida do grupo: Xote das meninas – Luiz Gonzaga
|
Computador;
Projetor;
Caixa de som;
|
07:30
|
Dinâmica de grupo – escrever parodia e criar mural de recados do amor
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto por meio do gênero parodia, os alunos irão produzir uma parodia a partir da música com elementos de sua vida cotidiana, além de produzir um moral de recadinhos e mensagens.
Procedimentos
· Mostrar uma paródia para os alunos;
· Criar uma paródia a partir da música trabalhada;
· Criar o mural de recadinhos e mensagens;
|
Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes, folhas de papel oficio e
| |
09:00
|
Intervalo – 15min
| ||
10h
|
Finalização da atividade e ilustração da parodia;
Mural de parodias;
Produzir mural de recadinhos;
|
Lápis coloridos.
Cartolina;
Eva;
Tesoura;
Cola;
| |
10:15
|
Apresentação e encenação dos grupos;
| ||
11h
| |||
OFICINA REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ DE FREITAS NOBRE
Atividades da turma do 3º Ano
Teatro
de fantoches – João e Maria em versos
Dinâmica de grupo – Atividade com objetos dentro de uma caixa
surpresa (João e Maria)
Produção
textual oral
Leitura
e Produção de texto - Os alunos disseram palavras
que rimam com o verso de João e Maria e depois eles fizeram desenhos de sua preferência
Construir
bonecos de João e Maria
5º Ano
Acolhida do grupo: Vídeo em datashow: Xote das meninas – Luiz Gonzaga
Dinâmica de
grupo – Os alunos foram divididos em grupos para escrever uma parodia da música trabalhada
Construção das parodias em um Mural e do Mural de Recadinhos
Exposição dos Murais
Nenhum comentário:
Postar um comentário