As oficinas de Leitura em Textos Poéticos foram realizadas nas duas escolas vinculadas ao PIBID. O objetivo principal destas oficinas foi despertar o interesse dos alunos por textos poéticos, tanto em versos quanto em prosa. A proposta foi lançada e organizada pelas Bolsistas do grupo supervisionado pela professora Maria Gilvania de Araújo Peixôto: Adailza Torres de oliveira, Eliane Lourenço da Silva, Francisca Neuma dos Santos, Maria Sibely Florêncio Rocha e Seliane de oliveira Pascoal. As atividades foram apresentadas e desenvolvidas nas duas escolas vinculadas ao PIBID, sob a coordenação da Profª Francisca Cabral, com apoio do PIBID Pedagogia, financiado pela CAPES e desenvolvido nas duas escolas por todos os bolsistas do programa, e supervisão das três professoras, tencionando que os alunos compreendessem que poesia é uma forma de expressão dos sentimentos.
As Alunas Bolsistas preparando as atividades
Arrumando as salas para receber as crianças:
Recebendo os alunos no portão da escola, cantando e declamando pequenos poemas. Músicas: (O cravo brigou c/ a Rosa, Atirei o pau no gato, Samba Lê lê).
1º ano
Os alunos assistiram ao vídeo da música Aquarela (Toquinho), logo após os bolsistas cantaram e coreografam a música com os alunos ensinado a eles a coreografia, ao final foi solicitado que os alunos desenhassem o que viram no vídeo da música.
2º ano
Os alunos assistiram ao vídeo da música Aquarela (Toquinho), logo após os bolsistas cantaram e coreografam a música com os alunos ensinado a eles a coreografia, ao final foi solicitado que os alunos desenhassem o que viram no vídeo da música.
Os alunos assistiram ao vídeo da música Aquarela (Toquinho), logo após os bolsistas cantaram e coreografam a música com os alunos ensinado a eles a coreografia, ao final foi solicitado que os alunos desenhassem o que viram no vídeo da música.
Encenação das bolsista do texto “As meninas” (Cecília Meireles)
Encenação “A boneca” (Olavo Bilac).
3º ano
Assistindo um vídeo sobre Poesia “As Borboleta” (Vinícius de Morais) Em seguida realizou a brincadeira da batata quente (Caixa de poesia), quando a caixa parava a criança da vez teria que tira da caixa uma frase do poema em seguida lê;
Assistindo um vídeo sobre Poesia “As Borboleta” (Vinícius de Morais) Em seguida realizou a brincadeira da batata quente (Caixa de poesia), quando a caixa parava a criança da vez teria que tira da caixa uma frase do poema em seguida lê;
Nos 4º anos "A" e "B" foram realizadas as mesmas atividades de confeccionar um livro de poesia com as criações dos alunos.
4º ano "A"
4º ano "B"
5º ano
Foi Dramatizado o poema “O Bicho” (Manuel Bandeira), e após foi realizada uma Gincana com os alunos em duas equipes para interpretar questões relacionadas a poemas e em seguida produziram um poema - Cada grupo formou um poema e depois recitou.
Foi Dramatizado o poema “O Bicho” (Manuel Bandeira), e após foi realizada uma Gincana com os alunos em duas equipes para interpretar questões relacionadas a poemas e em seguida produziram um poema - Cada grupo formou um poema e depois recitou.
Encerramento da tarde com a Dramatização do poema “A escola é” Paulo Freire (alunos bolsistas).
Bastidores - As alunas Bolsistas e as supervisoras e alunos:
Oficinas das quais foram realizadas as atividades
OFICINAS PEDAGOGICAS
ESCOLAS: E. E. Dom Jaime Câmara e E. E. José de Freitas Nobre
TEMA: Poesia na escola
BOLSISTAS: Adailza Torres de Oliveira
Eliane Lourenço da Silva
Francisca Neuma dos Santos
Maria Sibely Florêncio Rocha
Seliane de Oliveira Pascoal
Professora Supervisora: Maria Gilvania de Araújo Peixôto
Data: 15/06/2012
OFICINA 1º ANO e 2º ANO
Dia 15/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno matutino
|
07h00
|
Acolhida do grupo: No portão da escola, receber os alunos, cantando, tocando instrumentos musicais e declamando pequenos poemas.
OBS.: os bolsistas deverão está devidamente caracterizados por personagens infantis.
Sugestões de músicas: (O cravo brigou c/ a Rosa, Atirei o pau no gato, Samba Lê lê).
|
Pandeiro, afoxé, tambores.
|
07h30min
|
Apresentação do grupo – Breve conversa sobre o que é Poesia
Objetivos – Estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão.
· Desenvolver o gosto pela poesia por meio da leitura musica e arte.
Procedimentos:
· Um grupo de bolsistas receberá os alunos na sala, que estará tematizada para recebê-los.
· Assistirão ao vídeo da música Aquarela (Toquinho);
· Os bolsistas cantarão e coreografará a música com os alunos;
· Pedir que os alunos desenhem o que viram no vídeo da música.
|
· Projetor de multimídia e vídeo,
· Folhas de papel oficio e cartolina colorida,
· Lápis coloridos.
| |
09h00min 09min
|
Lanche / Intervalo
| ||
10h00
|
· Confeccionar um Varal de poesia: colar poemas em recortes de roupas em papel, molhar antes os papéis para dar o efeito de roupa que secou no varal com os desenhos feitos a partir da musica Aquarela (Toquinho);
· Dramatização dos bolsistas da poesia “As meninas” (Cecília Meireles) e “A boneca” (Olavo Bilac).
|
| |
10h15min
|
Encerramento: Apresentação aos pais da peça Dona Baratinha (Alunos do 1º ano).
|
OFICINA 3º ANO
Dia 15/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno vespertino
|
13h00min
|
Acolhida do grupo
No portão da escola, receber os alunos, cantando, tocando instrumentos musicais e declamando pequenos poemas.
OBS.: os bolsistas deverão está devidamente caracterizados de personagens infantis.
Sugestões de músicas: (O cravo brigou c/ a Rosa, Atirei o pau no gato, Samba Lê lê).
|
Pandeiro, afoxé, tambores.
|
13h30min
|
Apresentação do grupo – Breve conversa sobre o que é Poesia
Objetivo – Possibilitar a interação e o envolvimento dos alunos com o texto poético.
Procedimentos:
· Fazer questionamentos aos alunos sobre o que é poesia e o que elas entender sobre a mesma;
· Assistir um vídeo sobre a Poesia “As Borboleta” (Vinícius de Morais) e depois recita-la com os alunos;
· Caracterizar os rostos das crianças com o desenho de borboleta;
· Realizar a brincadeira da batata quente (Caixa de poesia), assim que a caixa parar a criança da vez terá que tira da caixa uma frase do poema em seguida lê;
· Formar poesia com as frases da caixa e fixa-la no cartaz.
|
· Projetor de multimídia e vídeo,
· Tinta gauche e pincéis,
· Caixa de poesias;
· Cartaz.
| |
15h30min
|
Enceramento: Dramatização do poema “A escola é” Paulo Freire (alunos bolsistas).
|
OFICINA 4º ANO
Dia 15/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno vespertino
|
13h00minh
|
Acolhida do grupo
No portão da escola, receber os alunos, cantando, tocando instrumentos musicais e declamando pequenos poemas.
OBS.: os bolsistas deverão está devidamente caracterizados com personagens infantis.
Sugestões de músicas: (O cravo brigou c/ a Rosa, Atirei o pau no gato, Samba Lê lê).
|
Pandeiro, afoxé, tambores.
|
13h30min
|
Apresentação do grupo – Breve conversa sobre o que é Poesia
Objetivo – Despertar o interesse dos alunos por textos poéticos, tanto em versos quanto em prosa.
Expor algumas das características que estrutura o texto poético, como as noções de rima, verso e estrofe.
Procedimentos:
· Fazer questionamentos sobre o que os alunos entendem sobre poesia;
· Recitar vários poemas;
· Fazer rimas com os nomes das crianças;
· Palavras escondidas: formar palavras com fragmentos do pré-nome sem mudar a ordem das letras e depois usá-las para criar um poema;
· Confeccionar um livro de poesia com as criações dos alunos.
|
· Copias de impressões de vários poemas;
· Cartolinas e lápis colorido.
| |
15h30min
|
Enceramento: Dramatização do poema “A escola é” Paulo Freire (alunos bolsistas).
|
OFICINA 5º ANO
Dia 15/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno vespertino
|
13h00minh
|
Acolhida do grupo
No portão da escola, receber os alunos, cantando, tocando instrumentos musicais e declamando pequenos poemas.
OBS.: os bolsistas deverão está devidamente caracterizados com personagens infantis.
Sugestões de músicas: (O cravo brigou c/ a Rosa, Atirei o pau no gato, Samba Lê lê).
|
Pandeiro, afoxé, tambores.
|
13h30min
|
Apresentação do grupo – Breve conversa sobre o que é Poesia
Objetivo – Incentivar a criatividades dos alunos;
Fazer com que os alunos analisem e Interpretem poemas e recitações.
Procedimentos:
· Fazer questionamentos sobre o que os alunos entendem sobre poesia
· Dramatizar o poema “O Bicho” (Manuel Bandeira).
· Fazer Gincana (os alunos serão divididos e formaram duas equipes onde terão de interpretar questões relacionadas ao poema para poderem ganhar pontos).
· Composição coletiva de um poema - Cada grupo terá no final que forma um poema e depois recitá-lo (vence o grupo que conseguir formar o poema mais criativo).
|
· Folha de oficio;
· Frases do poema impresso;
· Cartazes.
| |
15h30min
|
Enceramento: Dramatização do poema “A escola é” Paulo Freire (alunos bolsistas).
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário