A RELEVÂNCIA DA INSERÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
(AEE) NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS DE UMA ESCOLA PARCEIRA DO PIBID.
Jackelinne Nathya de Sousa
Nogueira
Bolsista do PIBID/ Depto. de Educação, Fac.
de Educação – UERN
Jéssica Priscilla Barbosa de Medeiros
Mendonça
Bolsista do PIBID/ Depto. de Educação, Fac.
de Educação – UERN
Marta
Trindade de Oliveira
Bolsista do PIBID/ Depto. de Educação, Fac.
de Educação – UERN
Wênia Fernanda Cavalcante Ferreira
Bolsista do PIBID/ Depto. de Educação, Fac.
de Educação – UERN
Wedna Costa de Mendonça Barbosa
Profª/ Supervisora do PIBID/ Escola Estadual
Professor José de Freitas Nobre
Francisca Maria Gomes Cabral Soares
Profª Ms./ Orientadora - Depto. FE/UERN
Introdução
O presente trabalho surgiu de vivências no
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID da Universidade
do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Tais vivências nos possibilitaram o
contato com a temática do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para que
a escola se torne inclusiva é necessário que ofereça igualdade nas condições de
acesso ao currículo escolar e a estrutura física a todos que nela ingressar,
nesse sentido, Ropoli (2010), propõe que a inclusão na escola comum acontece
quando suas práticas pedagógicas permitem o reconhecimento das diferenças dos
alunos no percurso do processo educativo. Na perspectiva de atender os alunos com
Necessidades Educacionais Especiais (NEE), visando sua integração na escola
surge o AEE, esse de acordo com o Decreto Nº 6.571, de 17 de setembro de 2008, é formado por recursos de acessibilidade e
pedagógicos organizados institucionalmente, com o intuito de complementar à
formação dos alunos no ensino regular. Com as discussões deste
trabalho, pretendemos instigar a discussão para a construção de uma educação
comprometida com a inclusão dos alunos que necessitam do AEE, na medida em que
esses terão acesso não só ao conhecimento, mas as formas de participação
social, cultural e escolar.
Objetivos do trabalho:
Relatar a importância do Atendimento
Educacional Especializado (AEE), como forma de inclusão dos alunos com
Necessidades Educacionais Especiais do ensino regular.
Destacar a relevância da inserção do AEE no
Projeto Político Pedagógico (PPP).
Descrever a experiência da supervisora do
PIBID que atua na escola parceira como docente de uma Sala de Recursos Multifuncionais.
Métodos
Partindo das experiências vivenciadas
na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) da escola participante do PIBID
surgiu o interesse pela temática do Atendimento Educacional
Especializado (AEE), como forma de Educação Escolar Inclusiva.
Para construção deste trabalho realizamos uma análise documental fundamentada no
Decreto
nº 6.571 de 17 de setembro de 2008, que dispõe sobre o Atendimento Educacional
Especializado, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394.1996,
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
(2008), Ropoli (2010), Mantoan (2010), Pimenta (2008), Veiga (2007),
Vasconcellos (2003), o Projeto Político Pedagógico da escola parceira do PIBID,
e o Projeto Político do Curso de Pedagogia da UERN. Um outro recurso utilizado
foi o relato das vivências de uma professora supervisora do PIBID que atua no AeE. Concluímos com análise e
interpretação dos dados coletados.
Resultados e Discussão
Os procedimentos metodológicos escolhidos
para este trabalho permitiram a compreensão de que: o
AEE surge como um suporte às instituições escolares da rede pública de
ensino para desenvolver um trabalho com os alunos que possuem Necessidades
Educacionais Especiais (NEE). Assim, tornando o processo educativo inclusivo mais
participativo e democrático. O professor deve conscientizar-se da importância
do processo de inclusão e se sua função for atender no AEE precisa buscar uma
formação continuada para que esteja mais preparado. É fundamental que as
instituições de ensino regular, bem como, as instituições que também ofertam o
AEE apresentem uma proposta pedagógica que inclua as condições necessárias para
o aluno que necessita desse atendimento, oportunizando acesso ao currículo
escolar e as instalações físicas da escola. Essa proposta deve estar presente
no PPP, tendo em vista, que este é o documento que identifica a escola
demonstrando os princípios norteadores de sua prática pedagógica cotidiana.
Conclusões
Este estudo possibilitou a compreensão que o
AEE é um auxílio na formação dos alunos com NEE e funciona por meio de
atividades e recursos pedagógicos de acessibilidade. Esse atendimento ocorre no
turno contrário ao do ensino regular e sua oferta acontece nas Salas de
Recursos Multifuncionais (SRM). No que diz respeito ao PPP, entendemos que é
este o documento que delibera as finalidades educacionais da escola, bem como a
caracteriza. Dessa forma, ele deve conter os dados que identificam o AEE
ofertado por ela, disponibilizando as formas de integração que dispõe para
incluir socialmente os alunos com NEE. Verificamos que a formação continuada do
professor que atua no ensino regular ou no AEE, torna-se um elemento fortalecedor
da promoção de uma educação voltada para os aspectos inclusivos e
emancipatórios. Nesse sentido, a busca pelo rompimento das práticas excludentes
no espaço escolar, como nos demais ambientes sociais é um compromisso que necessitamos
assumir como educadores e cidadãos que somos.
Instituição
de Fomento
PIBID / Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave:
Inclusão
Reflexão
Prática
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