terça-feira, 9 de julho de 2013

Resumo publicado no II ENCONTRO PIBID/UERN E IV SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PIBID/UERN – POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E INTERVENÇÃO NA REALIDADE ESCOLAR – MOSSORÓ – RN 19 A 21 DE JUNHO DE 2013.

O APOIO PEDAGÓGICO DO PIBID NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE UMA ESCOLA PARCEIRA

Jéssica Priscilla Barbosa de Medeiros Mendonça[1];
Wênia Fernanda Cavalcante Ferreira[2];
Francisca Maria Gomes Cabral Soares[3]

Resumo: este trabalho nasceu de experiências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Essas experiências possibilitaram a atuação em uma Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) de uma escola parceira que oferta o Atendimento Educacional Especializado (AEE), dessa forma, o programa passou a contribuir com a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) do ensino regular. Nessa perspectiva, surgiu à necessidade de produção de materiais didático-pedagógicos acessíveis e adequados as especificidades dos alunos atendidos na SRM. Portanto, planejamos e desenvolvemos uma oficina de construção desses materiais. Este relato tem por objetivo ressaltar a relevância do PIBID na inclusão educacional e social de alunos com NEE, e descrever como a produção de recursos de Comunicação Alternativa Ampliada (CAA) contribui para o desenvolvimento de uma educação escolar inclusiva. Para a realização dessa oficina realizamos estudos individuais e coletivos sobre a temática do AEE, bem como, nos fundamentamos no contato estabelecido com os alunos no decorrer do programa para percebermos suas principais necessidades. Posteriormente, planejamos e executamos a produção dos materiais de apoio da SRM, concluindo com a descrição dessa atividade nesse relato. Tais procedimentos nos permitiram: realizar ações pedagógicas investigativas sobre o AEE; executar práticas pedagógicas capazes de auxiliar o ensino na SRM contribuindo de forma efetiva com a inclusão escolar na instituição parceira do programa; adquirir subsídios para compreendermos o funcionamento do AEE e como o PIBID pode oferecer apoio a esse atendimento. Assim, o PIBID colabora com a discussão da necessidade de rompimento de práticas excludentes e de construção de uma educação inclusiva comprometida com a participação autônoma, social e escolar dos alunos com NEE.

Palavras-chave: Inclusão. Prática Pedagógica. Escola.



[1] Aluna do curso de Pedagogia da UERN, bolsista do Programa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES. priscilla-medeiros@hotmail.com
[2] Aluna do curso de Pedagogia da UERN, bolsista do Programa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES. weniafernanda@hotmail.com
[3] Professora mestre do curso de Pedagogia da UERN, coordenadora de área do subprojeto de Pedagogia, bolsista do Programa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES. fcacabral@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário