O
APOIO PEDAGÓGICO DO PIBID NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE UMA ESCOLA
PARCEIRA
Jéssica
Priscilla Barbosa de Medeiros Mendonça[1];
Wênia
Fernanda Cavalcante Ferreira[2];
Francisca
Maria Gomes Cabral Soares[3].
Resumo:
este trabalho nasceu
de experiências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-
PIBID da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Essas
experiências possibilitaram a atuação em uma Sala de Recursos Multifuncionais
(SRM) de uma escola parceira que oferta o Atendimento Educacional Especializado
(AEE), dessa forma, o programa passou a contribuir com a inclusão de alunos com
Necessidades Educacionais Especiais (NEE) do ensino regular. Nessa perspectiva,
surgiu à necessidade de produção de materiais didático-pedagógicos acessíveis e
adequados as especificidades dos alunos atendidos na SRM. Portanto, planejamos
e desenvolvemos uma oficina de construção desses materiais. Este relato tem por
objetivo ressaltar a relevância do PIBID na inclusão educacional e social de
alunos com NEE, e descrever como a produção de recursos de Comunicação
Alternativa Ampliada (CAA) contribui para o desenvolvimento de uma educação escolar
inclusiva. Para a realização dessa oficina realizamos estudos individuais e
coletivos sobre a temática do AEE, bem como, nos fundamentamos no contato
estabelecido com os alunos no decorrer do programa para percebermos suas
principais necessidades. Posteriormente, planejamos e executamos a produção dos
materiais de apoio da SRM, concluindo com a descrição dessa atividade nesse
relato. Tais
procedimentos nos permitiram: realizar ações pedagógicas investigativas sobre o
AEE; executar práticas pedagógicas capazes de auxiliar o ensino na SRM
contribuindo de forma efetiva com a inclusão escolar na instituição parceira do
programa; adquirir subsídios para compreendermos o funcionamento do AEE e como
o PIBID pode oferecer apoio a esse atendimento. Assim, o PIBID colabora com a
discussão da necessidade de rompimento de práticas excludentes e de construção
de uma educação inclusiva comprometida com a participação autônoma, social e
escolar dos alunos com NEE.
Palavras-chave: Inclusão. Prática Pedagógica.
Escola.
[1] Aluna do curso
de Pedagogia da UERN, bolsista do Programa de Iniciação a Docência –
PIBID/CAPES. priscilla-medeiros@hotmail.com
[2] Aluna do curso
de Pedagogia da UERN, bolsista do Programa de Iniciação a Docência –
PIBID/CAPES. weniafernanda@hotmail.com
[3] Professora
mestre do curso de Pedagogia da UERN, coordenadora de área do subprojeto de
Pedagogia, bolsista do Programa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES. fcacabral@yahoo.com.br
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