terça-feira, 9 de julho de 2013

Resumo publicado no II ENCONTRO PIBID/UERN E IV SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PIBID/UERN – POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E INTERVENÇÃO NA REALIDADE ESCOLAR – MOSSORÓ – RN 19 A 21 DE JUNHO DE 2013.

TECNOLOGIA ASSISTIVA: UM APOIO PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS QUE FREQUENTAM A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Jéssica Priscilla Barbosa de Medeiros Mendonça[1];
Wênia Fernanda Cavalcante Ferreira[2];
Francisca Maria Gomes Cabral Soares[3].

RESUMO
Este trabalho surgiu de experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O referido programa proporcionou o contato direto com a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) de uma escola parceira. Assim, nos foi oportunizado conhecer os recursos de Tecnologia Assistiva (TA) no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE), e sua importância no trabalho desenvolvido com alunos que possuem Necessidades Educacionais Especiais (NEE), tornando-se um relevante conhecimento para nós, bolsistas e futuras docentes. Dessa maneira, torna-se fundamental relatar a relevância da tecnologia assistiva no processo educacional de alunos com NEE. Portanto, este trabalho tem como objetivo ressaltar a importância do apoio da TA no trabalho desenvolvido com tais alunos. Para construção deste trabalho nos fundamentamos nas vivências da SRM da escola parceira do PIBID e no estudo e observação do uso da TA com alunos que são atendidos nesse ambiente. A realização deste estudo nos permitiu: conhecer alguns recursos da TA possíveis de serem utilizados pelos alunos com NEE; manusear as TA existentes na SRM; adquirir um  maior  conhecimento para uma futura prática educacional com alunos que possuem NEE. Como resultado deste estudo percebemos: que a aquisição de conhecimentos para o manuseio de TA deve  ser a partir de necessidades específicas dos sujeitos e que a TA é um forte subsídio no desenvolvimento dos alunos que necessitam de um AEE. Assim, afirmamos: o processo de estudo direcionado no contexto do PIBID contribuiu para percebemos que a TA é um elemento importante no desenvolvimento dos alunos com NEE, pois permite a realização de tarefas só possíveis com instrumentos de apoio que modificam o processo educativo e auxilia os alunos que possuem NEE, promovendo a inclusão desses alunos na sala de aula.

Palavras-chave: Tecnologia Assistiva. Conhecimento. Prática Pedagógica.  



[1] Aluna do curso de Pedagogia da UERN, bolsista do Programa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES. priscilla-medeiros@hotmail.com
[2] Aluna do curso de Pedagogia da UERN, bolsista do Programa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES. weniafernanda@hotmail.com
[3] Professora mestre do curso de Pedagogia da UERN, coordenadora de área do subprojeto de Pedagogia, bolsista do Programa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES. fcacabral@yahoo.com.br  

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