TECNOLOGIA
ASSISTIVA: UM APOIO PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS QUE FREQUENTAM A SALA DE
RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
Jéssica
Priscilla Barbosa de Medeiros Mendonça[1];
Wênia
Fernanda Cavalcante Ferreira[2];
Francisca Maria Gomes Cabral Soares[3].
RESUMO
Este trabalho surgiu de experiências
vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O referido programa
proporcionou o contato direto com a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) de
uma escola parceira. Assim, nos foi oportunizado conhecer os recursos de
Tecnologia Assistiva (TA) no âmbito do Atendimento Educacional Especializado
(AEE), e sua importância no trabalho desenvolvido com alunos que possuem Necessidades
Educacionais Especiais (NEE), tornando-se um relevante conhecimento para nós,
bolsistas e futuras docentes. Dessa maneira, torna-se fundamental relatar a
relevância da tecnologia assistiva no processo educacional de alunos com NEE. Portanto,
este trabalho tem como objetivo ressaltar a importância do apoio da TA no
trabalho desenvolvido com tais alunos. Para construção deste trabalho nos fundamentamos
nas vivências da SRM da escola parceira do PIBID e no estudo e observação do
uso da TA com alunos que são atendidos nesse ambiente. A realização deste
estudo nos permitiu: conhecer alguns recursos da TA possíveis de serem
utilizados pelos alunos com NEE; manusear as TA existentes na SRM; adquirir um maior conhecimento
para uma futura prática educacional com alunos que possuem NEE. Como resultado
deste estudo percebemos: que a aquisição de conhecimentos para o manuseio de TA
deve ser a partir de necessidades específicas
dos sujeitos e que a TA é um forte subsídio no desenvolvimento dos alunos que necessitam
de um AEE. Assim, afirmamos: o processo de estudo direcionado no contexto do PIBID
contribuiu para percebemos que a TA é um elemento importante no desenvolvimento
dos alunos com NEE, pois permite a realização de tarefas só possíveis com
instrumentos de apoio que modificam o processo educativo e auxilia os alunos
que possuem NEE, promovendo a inclusão desses alunos na sala de aula.
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva. Conhecimento.
Prática Pedagógica.
[1] Aluna do curso
de Pedagogia da UERN, bolsista do Programa de Iniciação a Docência –
PIBID/CAPES. priscilla-medeiros@hotmail.com
[2] Aluna do curso
de Pedagogia da UERN, bolsista do Programa de Iniciação a Docência –
PIBID/CAPES. weniafernanda@hotmail.com
[3] Professora
mestre do curso de Pedagogia da UERN, coordenadora de área do subprojeto de
Pedagogia, bolsista do Programa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES. fcacabral@yahoo.com.br
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