quinta-feira, 26 de julho de 2012

RESUMO EXPANDIDO ACEITO PARA PUBLICAÇÃO NO ENPRAD


A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO FRENTE ÀS EXPERIÊNCIAS NO PIBID[1]

Maria Cleonice Soares[2]
Ana Glícia de Sousa Medeiros[3]
Francisca Maria Gomes Cabral Soares[4]
Silvia Maria Costa Barbosa[5]

JUSTIFICATIVA

Este trabalho vem sendo articulado a partir da experiência como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Sendo desenvolvido junto às alunas bolsistas da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte FE/UERN, coordenado por professores da FE juntamente com professores supervisores de duas escolas públicas de Mossoró/ RN.  O programa objetiva desenvolver pesquisa nas escolas quanto à questão da leitura, escrita e numeralização, pois as escolas escolhidas e vinculadas são justamente as que apresentarão maior dificuldade quanto e estes parâmetros, que foram evidenciados pela Provinha e Prova Brasil, IDEB (2008). Além da pesquisa, o PIBID também tenciona contribuir para a formação pedagógica dos alunos do Curso de Pedagogia da FE/UERN. Possibilitando com isso que os alunos da graduação possam se tornar pesquisadores, complementando a formação, e oportunizando a obtenção de experiências práticas, onde os alunos relacionam a teoria apreendida na sala de aula com a prática vivenciada nas escolas pesquisadas.
Assim o programa que deu subsídio aos alunos bolsistas, e demais professores vinculados, à oportunidade de construir o conhecimento e trocar experiências, produzindo assim um novo fazer pedagógico, que dá suporte ao repensar da função pedagógica da escola e da universidade através da construção de instrumentos de pesquisa, tais como: questionários com os alunos que evidenciaram o perfil destes; questionários com os pais, alunos e professores, que possibilitaram conhecer a comunidade escolar, e as avaliações diagnósticas que demonstraram o nível escolar de cada ano de ensino nas habilidades de leitura escrita e numeralização.
 Ainda trabalhamos com oficinas nas escolas para a revitalização de seus PPP´s (Projetos Políticos Pedagógicos). Assim é evidente a contribuição do PIBID tanto na formação de novos educadores como no aprimoramento dos educadores em exercício da profissão.

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é relatar a contribuição do Programa na formação iniciação do aluno-bolsista enquanto educador, através da vivencia no mesmo, onde o aluno vivencia um pouco da práxis exercida em escolas vinculadas ao PIBID, e também troca experiência com as professoras-bolsistas, onde o aluno tem a oportunidade de produzir materiais para avaliações de nível de conhecimento escolar de leitura, escrita e numeralização dos alunos como também conhecer e intervir um pouco no espaço escolar, com as devidas orientações dos docentes da UERN e das escolas.

DESENVOLVIMENTO

O PIBID, ainda em andamento, tem contribuído para a formação dos alunos-bolsistas no que concerne a relação teoria-prática e na aproximação da escola com a universidade, promovendo aos alunos uma troca de saberes, como também de investigação de práticas e planejamento escolar, que findam por produzir conhecimentos.
Para Paulo Freire, o conhecimento é construído de forma integradora e interativa. Não é algo pronto a ser apenas “apropriado” ou “socializado”, como sustenta a pedagogia de conteúdos. Por isso, essa pedagogia sustenta, até hoje, a necessidade da memorização. Conhecer é descobrir e construir e não copiar. Na busca do conhecimento, Paulo Freire aproxima o estético, o epistemológico e o social, para ele é preciso reinventar um conhecimento que tenha “feições de beleza”. (GADOTI, 2006, p. 76)


Assim o programa possibilita organizar e reinventar o conhecimento reduzindo no seio da própria experiência, de aproximação da escola e universidade e da teoria e prática. No decorrer do programa houve as reuniões internas com o grupo de bolsistas, onde foram especificados os objetivos do Programa e as linhas de pesquisa em duas escolas vinculadas.
De acordo com FREIRE (2000, p. 32) “faz parte da natureza humana da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa. O que se precisa é que, em sua formação permanente, o professor se perceba e se assuma, porque professor, como pesquisador.” O programa possibilita aos alunos-bolsistas a oportunidade de realizar pesquisas, como também produzir matérias a partir destas. O trabalho de investigação faz emergir o conhecimento das escolas, do que verdadeiramente acontece em seu interior, mostra as fragilidades e os meios como a escola conquista seu objetivo. É exatamente a formação deste pesquisador, que faz surgir o professor com estratégias de ensino aprendizagem, pois ele já é conhecedor do espaço onde irá atuar.
 Seguindo o objetivo do Programa, que além de proporcionar a aproximação da escola com a universidade, também visa, contribuir na melhora do ensino aprendizagem das crianças das escolas vinculadas ao PIBID. O programa proporciona ao processo de formação inicial e continuada, bem como a vivência de situações práticas, e o confronto com os saberes teóricos ressignificando assim, o contexto da formação inicial e continuada e estratégias didáticas adequadas ao ensino da leitura, escrita e numeralização. Onde os alunos podem comprovar seus conhecimentos prévios e construir novos saberes na experiência prática.

A docência é uma profissão que se aprende desde que se entra na escola pela primeira vez, através da observação do comportamento dos professores. O aluno, quando chega ao processo de formação inicial, leva não somente seus conhecimentos prévios sobre a prática docente, como também uma epistemologia, da qual irá utilizar-se para construir seus conhecimentos sobre sua profissão. (PPP UERN, 2007, p.23)


 O programa também foi importante para a aluna-bolsista nas questões que permeiam a planejamento escolar. Durante a construção de instrumentos usados para conhecer o nível de aprendizagem dos alunos das séries iniciais, houve o estudo de vários teóricos, estudamos como são formados os instrumentos de avaliação nacional, a Prova Brasil, como também houve uma leitura mais detalhada dos PCN’s de língua Portuguesa e matemática. E a partir destes podemos construir os nossos instrumentos.
A construção de instrumentos didáticos de avaliação de nível e as entrevistas,  melhoraram a percepção das habilidades e competências que os alunos de cada ano devem aprender e conhecer.

METODOLOGIA

A nossa pesquisa é com base empírica, pois a maior parte se realizou na experiência prática, como também documental e bibliográfica, pois além dos documentos do Prova Brasil e os PCN´s. Invocamos ainda autores tais como GADOTI (2006) e FREIRE (2000) que afirmam a relevância de se aprimorar o conhecimento e a pesquisa escolar como forma de torna o educador também um investigador da práxis escolar e de seus alunos.

RESULTADOS

 Constatamos que a aproximação do campo de atuação do trabalho do pedagogo, bem como a ligação escola-universidade proporcionou aos alunos-bolsistas uma vivencia no campo de atuação. A produção de instrumentos investigativos possibilitou ao aluno a oportunidade de ser um investigador da prática educativa. Sendo um dos objetivos da formação, que os alunos vivenciem a pesquisa durante o curso, o PIBID possibilita aos alunos-bolsistas não só a aproximação com o campo de atuação como também torna-os educadores pesquisadores.

CONCLUSÕES

Concluímos por fim que o papel do PIBID na formação inicial do educador traz contribuição a ambas as partes, possibilitando novas vivencias aos bolsistas como também permite que as escolas a reflitam suas ações educativas, articulando e produzindo novas formas de ensino aprendizagem através da pesquisa de levantamento do dados, que evidencia o perfil da escola e dos alunos. O PIBID tem sido de muita relevância na formação dos bolsistas, pois possibilita não somente uma aproximação maior com o campo docente, mas permite que o aluno adentre a pesquisa acerca das práticas pedagógicas educacionais, do saber/fazer que esta em movimento, facilitando que o aluno-bolsista conheça questões do cotidiano escolar.
            Por fim o contato Universidade/Escola se configura num viés onde os licenciandos têm inúmeras oportunidades de aprendizados a respeito de seu campo de atuação profissional. A trajetória que esta sendo trilhada a partir desse Programa só tem a fortalecer a relação com o saber e o saber/fazer docente.
Assim o papel do PIBID na formação continuada dos profissionais da educação deixa evidente que o fazer pedagógico é renovável, que o aprender é um processo construtivo que evolui, por isso mesmo, deve está em movimento. A pesquisa traz novas propostas de práticas possibilitando até mesmo a reflexão dos novos conceitos educacionais sobre instrumentos didáticos pedagógicos e tecnologias, que auxiliam no ensino aprendizagem. Portanto percebemos que o PIBID possibilita ao aluno poder vivenciar a escola, e diante disso a produzir sue próprio conhecimento escolar. A experiência como bolsita além de tornar o aluno um educador pesquisador.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo: Cortez, 2006.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa/ secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação.  PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fun­damental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008. 200 p. : il.

BRASIL. MEC. INEP. Matrizes curriculares de referência para o SAEB. Brasília, 1999.

BRASIL. Língua portuguesa: orientações para o professor, Saeb/Prova Brasil, 4ª série/5º ano, ensino fundamental. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnísioTeixeira, 2009.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia, Mossoró/RN, 2007.



[1] Este trabalho é fruto da experiência como Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Realizado com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior – CAPES, portanto agradecemos ao órgão financiador CAPES, sem o qual este não seria possível, também agradecemos a FE/UERN e as duas escolas vinculadas ao Programa.
[2] Aluna da graduação em Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte FE/UERN. Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, Programa mantido pela CAPES. Email: cleonice_s@hotmail.com
[3] Aluna da graduação em Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte FE/UERN. Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, Programa mantido pela CAPES. Email: anaglicia-@hotmail.com  
[4] Professora Ms. da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande Norte – FE/UERN, e coordenadora de área do PIBID- CAPES. Email: franciscacabral@uern.br
[5] Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutora em Psicologia da Educação no Programa de Estudos de Pós-Graduados da PUC-SP. Coordenadora de Área de Gestão de Processos Educacionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID-CAPES. Email: silviacostab@yahoo.com

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