segunda-feira, 2 de julho de 2012

RESUMO SIMPLES ACEITO PARA PUBLICAÇÃO NO ENPRAD

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O PIBID COMO UM FORTALECEDOR DA FORMAÇÃO INICIAL

Jéssica Priscilla Barbosa de Medeiros Mendonça[1];
Wênia Fernanda Cavalcante Ferreira[2];
Francisca Maria Gomes Cabral Soares[3].


RESUMO
Este trabalho apresenta uma experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. O referido programa permite a aproximação entre a universidade e a escola da educação básica, proporcionando assim ao graduando de licenciatura o contanto direto com seu futuro campo de atuação, dessa forma, torna-se imprescindível que o bolsista relate suas vivências. Neste relato, ressaltamos a relevância do PIBID para a formação inicial do bolsista. Para construção deste estudo nos fundamentamos nas discussões realizadas nas reuniões do PIBID e nas vivências proporcionadas por esse programa até o presente momento. Tais procedimentos nos permitiram: realizar ações pedagógicas investigativas sobre o processo do ensino e aprendizagem nas escolas parceiras; pontuar possíveis práticas pedagógicas capazes de potencializarem o ensino nessas escolas; adquirir subsídios para compreendermos o processo de construção de um Projeto Político Pedagógico bem como sua relevância para a escola; a inserção no cotidiano de escolas da educação básica. Estar participando do PIBID nos tem proporcionado experiências que potencializam a nossa formação docente, pois elas nos aproximaram das práticas e da realidade que permeiam o contexto educacional de escolas de educação básica da rede pública de ensino, nos oferecendo assim, conhecimentos que serão agregados as nossas futuras práticas docente, dessa forma, o PIBID  fortalece gradativamente a construção da nossa formação docente durante a graduação.
Palavras-chave: Experiências. Formação. Prática.   


[1] Aluna do curso de Pedagogia da UERN, bolsista do Programa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES.
[2] Aluna do curso de Pedagogia da UERN, bolsista do Programa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES.
[3] Professora mestre do curso de Pedagogia da UERN, coordenadora de área do subprojeto de Pedagogia, bolsista do Programa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário