O docente frente às aulas de práticas de leitura e
produção textual
Síntese: O referido documento trata-se de uma experiência
de ensino – aprendizagem vivenciada numa escola estadual de ensino básico que
contou com o desenvolvimento de práticas pedagógicas de leitura e produção
textual tendo como foco principal a alfabetização e o letramento.
BARBOSA, Wedna Costa de Mendonça
Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre (Educação
básica/ Ensino Médio)
Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN
Introdução
Este relato apresenta uma experiência vivida sobre
práticas pedagógicas de leitura e produção textual e confere os conhecimentos
adquiridos à autora como professora na educação básica e pedagoga formada pela
Universidade Estadual do Rio Grande do Norte- UERN e como bolsista do
PIBID-Pedagogia na cidade de Mossoró-RN. O seu objetivo visa uma re-
significação na nossa prática a partir das experiências já existentes como
docente-regente de sala de aula no âmbito das instituições públicas de ensino e
a identificação de conceitos de alfabetização e letramento pelos discentes
através da análise e reflexão sobre a
língua como as principais dificuldades enfrentadas por discentes e docentes em
sala de aula. Para tanto contamos com aportes teóricos para pesquisa que
revelou-nos subsídios para aquisição de conhecimentos teóricos e práticos e
contribuíram com dados significativos para um bom desempenho do trabalho e
êxito profissional.
Métodos
A experiência contou com portadores e suportes de textos de variados autores e escritores da
nossa literatura sendo eles de cunho poéticos, informativos, narrativos e
procedem como leituras compartilhadas que têm sido uma das estratégias
eficientes para aproximar os alunos do mundo letrado mesmo quando ainda não
sabem ler. A roda de leitura também fez parte deste processo proporcionando o
contato com uma variedade de textos diversificados e os discentes são motivados
a relatarem o que leram e compararem com
as suas experiências e realidades. Na produção textual o discente deve atentar
para as muitas exigências da língua, como selecionar as idéias, colocar em ordem, escolher a forma de
expressá-las e de grafá-las. O uso de suportes de textos, gravuras, objetos,
quadros, músicas contribuíram para a inspiração da leitura e produção textual.
Resultados e discussão
Considerando os conhecimentos de práticas pedagógicas adquiridas através da
realização docente objetivando a análise e a síntese das situações de ensino-
aprendizagem sobre as aulas de leitura e escrita. Concluem-se perceptivelmente
aprendizagens significativas interações
entre docentes e discentes e produtos finais onde percebem-se retornos de todo
um processo elaborado e resultados satisfatórios exceto algumas dificuldades
dos discentes.
Conclusões
Refletindo sobre as expectativas desse trabalho de
práticas pedagógicas de leitura e escrita na sala de aula, percebemos diversos
aspectos que podem ser melhorados nas escolas públicas, visando uma maior
aproximação da teoria estudada na academia com as práticas utilizadas hoje
pelos docentes. Diante dessa constatação, alguns órgãos preocupados com a
educação, especificamente com o IDEB, mostram-se solícitos e desprendem-se em
corroborar dispensando recursos financeiros e humanos para fomentar esse
trabalho. Sendo assim, a didática ou metodologia dos docentes hoje, exige uma
maior reflexão sobre o verdadeiro sentido da leitura e da escrita na escola,
visando o ponto de vista do aluno, o que significa para ele e se está em
adequação a realidade que ele conhece e valoriza no ensino da língua e relações
com a linguagem.
Fomento
Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior - CAPES
Experiência de aulas/ Práticas de leitura e produção
textual de professor de Educação Básica
Palavras-chave
Leitura – Produção textual – Prática docente
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