sábado, 4 de agosto de 2012

RESUMO ACEITO PARA PUBLICAÇÃO NO SBPC

Experiências e / ou práticas de ensino  – Aprendizagem desenvolvida por professor da educação básica

O docente frente às aulas de práticas de leitura e produção textual

Síntese: O referido documento trata-se de uma experiência de ensino – aprendizagem vivenciada numa escola estadual de ensino básico que contou com o desenvolvimento de práticas pedagógicas de leitura e produção textual tendo como foco principal a alfabetização e o letramento.

BARBOSA, Wedna Costa de Mendonça
SOARES, Francisca Maria Gomes Cabral – Orientadora

Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre (Educação básica/ Ensino Médio)
Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN

Introdução
Este relato apresenta uma experiência vivida sobre práticas pedagógicas de leitura e produção textual e confere os conhecimentos adquiridos à autora como professora na educação básica e pedagoga formada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte- UERN e como bolsista do PIBID-Pedagogia na cidade de Mossoró-RN. O seu objetivo visa uma re- significação na nossa prática a partir das experiências já existentes como docente-regente de sala de aula no âmbito das instituições públicas de ensino e a identificação de conceitos de alfabetização e letramento pelos discentes através da análise e reflexão  sobre a língua como as principais dificuldades enfrentadas por discentes e docentes em sala de aula. Para tanto contamos com aportes teóricos para pesquisa que revelou-nos subsídios para aquisição de conhecimentos teóricos e práticos e contribuíram com dados significativos para um bom desempenho do trabalho e êxito profissional.

Métodos
A experiência  contou com portadores e suportes de  textos de variados autores e escritores da nossa literatura sendo eles de cunho poéticos, informativos, narrativos e procedem como leituras compartilhadas que têm sido uma das estratégias eficientes para aproximar os alunos do mundo letrado mesmo quando ainda não sabem ler. A roda de leitura também fez parte deste processo proporcionando o contato com uma variedade de textos diversificados e os discentes são motivados a relatarem o que leram e compararem  com as suas experiências e realidades. Na produção textual o discente deve atentar para as muitas exigências da língua, como selecionar as  idéias, colocar em ordem, escolher a forma de expressá-las e de grafá-las. O uso de suportes de textos, gravuras, objetos, quadros, músicas contribuíram para a inspiração da leitura e produção textual.

Resultados e discussão
Considerando os conhecimentos  de práticas pedagógicas adquiridas através da realização docente objetivando a análise e a síntese das situações de ensino- aprendizagem sobre as aulas de leitura e escrita. Concluem-se perceptivelmente aprendizagens  significativas interações entre docentes e discentes e produtos finais onde percebem-se retornos de todo um processo elaborado e resultados satisfatórios exceto algumas dificuldades dos discentes.

Conclusões
Refletindo sobre as expectativas desse trabalho de práticas pedagógicas de leitura e escrita na sala de aula, percebemos diversos aspectos que podem ser melhorados nas escolas públicas, visando uma maior aproximação da teoria estudada na academia com as práticas utilizadas hoje pelos docentes. Diante dessa constatação, alguns órgãos preocupados com a educação, especificamente com o IDEB, mostram-se solícitos e desprendem-se em corroborar dispensando recursos financeiros e humanos para fomentar esse trabalho. Sendo assim, a didática ou metodologia dos docentes hoje, exige uma maior reflexão sobre o verdadeiro sentido da leitura e da escrita na escola, visando o ponto de vista do aluno, o que significa para ele e se está em adequação a realidade que ele conhece e valoriza no ensino da língua e relações com a linguagem.

Fomento

Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Experiência de aulas/ Práticas de leitura e produção textual de professor de Educação Básica

Palavras-chave

Leitura – Produção textual – Prática docente

Nenhum comentário:

Postar um comentário