segunda-feira, 2 de julho de 2012

RESUMO SIMPLES ACEITO PARA PUBLICAÇÃO NO SBPC

O PERFIL DO PROFISSIONAL DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REALIDADE DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM MOSSORÓ – RN
Síntese: Entender o perfil do profissional docente se faz necessário para compreender a importância da formação desse profissional. Dessa forma, este trabalho discute o papel do profissional docente mediante sua prática no espaço escolar, bem como, a relevância da formação continuada para a prática docente.
Jéssica Priscilla Barbosa de Medeiros Mendonça
Bolsista do PIBID/ Depto. de Educação, Fac. de Educação – UERN 
Wênia Fernanda Cavalcante Ferreira
Bolsista do PIBID/ Depto. De Educação, Fac. de Educação – UERN 
Francisca Maria Gomes Cabral Soares
Profª Mstª/ Orientadora - Depto. FE/UERN


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo ressaltar o perfil do profissional docente relacionando com a prática exercida por professoras de uma escola participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – promovido com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, no curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, enfocando a ótica das professoras em relação ao perfil profissional que possuem e a influência desse perfil nas suas atuações. Tendo em vista as frequentes discussões em pauta no espaço escolar e no meio acadêmico sobre a influência que exerce a formação na construção do perfil do profissional docente e consequentemente na sua prática de promover uma educação de qualidade, se faz necessário entender a construção do perfil do profissional docente, pois esse procedimento permite a compreensão da importância da formação desse profissional para sua atuação, bem como, perceber as funções que caracterizam essa profissão, além de responder ao questionamento se a formação inicial desse profissional é suficiente para que ele exerça com sucesso a sua função social de educar e formar cidadãos. 

MÉTODOS

Partindo das discussões realizadas nas reuniões do PIBID surgiu o interesse pela temática do perfil do profissional docente e sua relevância para a prática desse profissional. Para a fundamentação desse trabalho se fez necessário uma análise teórica baseada em Freire (1996), Imbernón (2002), e na Secretaria de Educação Fundamental (1999). Um outro recurso utilizado foi a realização de um questionário com duas professoras do Ensino Fundamental I, de uma Escola participante do PIBID e da rede Estadual de Ensino, em Mossoró – RN. Concluindo com análise e interpretação dos dados coletados.
     
RESULTADOS DA DISCUSSÃO
Os procedimentos deste trabalho permitiram a compreensão de que: a educação escolar deve desenvolver as capacidades necessárias para formar um indivíduo que exerça a cidadania de forma ativa na sociedade; a formação do docente assume um papel importante na forma como esse profissional atua e no êxito ou não da aprendizagem dos alunos, mas que esse não é o único fator que influencia no sucesso escolar e que a profissão do professor não se restringe a sua atuação em sala de aula; a formação permanente é um elemento fundamental para a prática do profissional docente, uma vez que esta vai auxiliar o professor a estabelecer uma prática reflexiva, bem como estar sempre aperfeiçoando sua prática docente e adquirindo novos conhecimentos; a formação permanente também vai proporcionar ao professor uma contínua adaptação das habilidades que requer a prática docente diante dos processos de transformação no contexto da educação visto que ela permite ao professor uma adequação de sua prática tanto a realidade como as necessidades dos alunos.

CONCLUSÕES
De acordo com a entrevista realizada com as professoras e com a leitura de teóricos como Freire (1996), Imbernón (2002) e a Secretaria de Educação Fundamental (1999), foi possível compreendermos que o perfil do profissional docente é formado a partir da sua formação durante a graduação, no entanto é um processo contínuo uma vez que as experiências vivenciadas por esse profissional agregam conhecimentos teóricos e práticos a seu perfil, este também se constrói através da reflexão sobre a prática que é elemento fundamental na formação continuada. Portanto, o perfil profissional do docente está intrinsecamente ligado a sua função de formar cidadãos preparados para viverem em sociedade atuando ativamente nesta para transformar a realidade positivamente, bem como, a sua atuação no espaço escolar uma vez que este profissional não tem o seu campo de atuação restrito à sala de aula. 
Instituição de Fomento
PIBID / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES 

Palavras-chave:   
Reflexão
Docência
Aprendizagem

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