A ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS
AVALIATIVOS DA APRENDIZAGEM VISANDO AÇÕES DE INTERVENÇÕES CONTEXTUAIS[1]
Ana Glícia de Sousa Medeiros[2]
Maria Cleonice Soares[3]
Resumo
Este estudo discute
a construção de instrumentos avaliativos para diagnóstico da aprendizagem de
alunos do ensino fundamental de duas escolas da rede pública de Mossoró-RN, parceiras
do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O nosso objetivo
é evidenciar como fora elaborado os instrumentos de aprendizagem de língua
portuguesa, sua aplicação e resultados. Os procedimentos metodológicos adotados
para realização foram estudos coletivos entre os estudantes bolsistas; seleção
de alguns descritores da Prova Brasil; aplicação das atividades diagnósticas
com os alunos; análise das atividades com base no descritores; socialização dos
resultados e a escrita dos dados obtidos. Os resultados sinalizam que esse
modelo didático de avaliação é adequado ao contexto das práticas pedagógicas e
estratégias para melhoria da aprendizagem dos alunos. Vimos o quanto se faz
relevante a utilização de instrumentos avaliativos da aprendizagem, para a
mobilização de dispositivos para uma atuação futura, em prol de um ensino com
maior qualidade.
PALAVRAS-CHAVE: Atividades
diagnósticas. Práticas pedagógicas. Prova Brasil.
[1] Este trabalho é fruto da
experiência como Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência – PIBID. Realizado com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento
de pessoal de Nível Superior – CAPES, portanto agradecemos ao órgão financiador
CAPES, sem o qual este não seria possível, também agradecemos a FE/UERN e as
duas escolas vinculadas ao Programa.
[2] Aluna da graduação em Pedagogia,
da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
FE/UERN. Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
– PIBID, Programa mantido pela CAPES. Email: anaglicia-@hotmail.com
[3] Aluna da graduação em Pedagogia,
da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
FE/UERN. Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
– PIBID, Programa mantido pela CAPES. Email: cleonice_s@hotmail.com
[4] Professora do curso de Pedagogia
da UERN – Campus Central-Coordenadora de área do Curso de Pedagogia - Bolsista do
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Email:
franciscacabral@uern.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário