domingo, 1 de julho de 2012

RESUMO SIMPLES ACEITO PARA PUBLICAÇÃO NO ENPRAD


A ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS DA APRENDIZAGEM VISANDO AÇÕES DE INTERVENÇÕES CONTEXTUAIS[1]

Ana Glícia de Sousa Medeiros[2]
Maria Cleonice Soares[3]
Francisca Maria Gomes Soares Cabral[4]

Resumo
Este estudo discute a construção de instrumentos avaliativos para diagnóstico da aprendizagem de alunos do ensino fundamental de duas escolas da rede pública de Mossoró-RN, parceiras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O nosso objetivo é evidenciar como fora elaborado os instrumentos de aprendizagem de língua portuguesa, sua aplicação e resultados. Os procedimentos metodológicos adotados para realização foram estudos coletivos entre os estudantes bolsistas; seleção de alguns descritores da Prova Brasil; aplicação das atividades diagnósticas com os alunos; análise das atividades com base no descritores; socialização dos resultados e a escrita dos dados obtidos. Os resultados sinalizam que esse modelo didático de avaliação é adequado ao contexto das práticas pedagógicas e estratégias para melhoria da aprendizagem dos alunos. Vimos o quanto se faz relevante a utilização de instrumentos avaliativos da aprendizagem, para a mobilização de dispositivos para uma atuação futura, em prol de um ensino com maior qualidade.

PALAVRAS-CHAVE: Atividades diagnósticas. Práticas pedagógicas. Prova Brasil.


[1] Este trabalho é fruto da experiência como Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Realizado com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior – CAPES, portanto agradecemos ao órgão financiador CAPES, sem o qual este não seria possível, também agradecemos a FE/UERN e as duas escolas vinculadas ao Programa.
[2] Aluna da graduação em Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte FE/UERN. Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, Programa mantido pela CAPES. Email: anaglicia-@hotmail.com  
[3] Aluna da graduação em Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte FE/UERN. Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, Programa mantido pela CAPES. Email: cleonice_s@hotmail.com
[4] Professora do curso de Pedagogia da UERN – Campus Central-Coordenadora de área do Curso de Pedagogia - Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Email: franciscacabral@uern.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário