quinta-feira, 22 de março de 2012

DESCRITORES DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICAS DAS ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

As atividades diagnosticas  de Língua Portuguesa e de Ensino de Matemática foram criadas a partir da avaliação nacional Prova Brasil, desta forma a leitura das mesma seguirá o mesmo padrão, através de descritores utilizados pelos bolsistas na leitura das atividades diagnosticas dos alunos das duas escolas vinculadas ao PIBID. Porém não será usado todos os quesitos avaliativos da prova Brasil, mas apenas alguns visto que a avaliação de nível foi realizada com todos os anos de ensino. Assim os descritores de avaliação das atividades diagnosticas usados foram:

 DESCRITORES DAS ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
  • Localizar informações explícitas do texto
  • Inferir uma informação implícita em um texto
  • Identificar o tema de um texto
  • Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
  • Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados


Assim segue as perguntas  feitas ao analisar as provas:

  • O aluno conseguiu localizar informações explícitas do texto?
  • O aluno conseguiu inferir uma informação implícita em um texto?
  • O aluno conseguiu identificar o tema de um texto?
  • O aluno conseguiu identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros?
  • O aluno conseguiu identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados?
  • O aluno conseguiu escrever legivelmente a sua resposta?
  • O aluno reproduziu o que estava escrito na pergunta? 





DESCRITORES DAS ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA
  •  Calcular o resultado de uma adição e ou subtração de números naturais;
  •  Calcular o resultado de uma multiplicação e  ou divisão de números naturais;
  •  Resolver problemas com números naturais envolvendo diferentes significados de adição ou subtração: juntar a alteração de um estado inicial (positiva ou negativa) comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa);


As perguntas feitas foram:


  • Os alunos conhecem os números?
  • Os alunos conseguiram realizar as operações simples?
  • Os alunos conseguiram identificar as operações com mais de um tipo de operação, e realizaram-nas com êxito?
  • Os alunos calcularam as operações ou apenas marcaram a resposta sem fazer o calculo das mesmas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário