quinta-feira, 22 de março de 2012

ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS APLICADAS NAS DUAS ESCOLAS DO 1ª ao 5ª ANO

Com a Proposta de elaboração de instrumentos que diagnosticasse os níveis de alfabetização e numerálização dos alunos das escolas pesquisadas, buscamos a Prova Brasil, pois por ser ela uma avaliação nacional, entendemos que séria uma ótima base para a construção de nossos próprios instrumentos. Após a leitura das provas e de suas Matrizes, levantamos uma série de material e construímos os presentes instrumentos que foram aplicados nas duas escolas e que tiveram como critério de avaliação alguns descritores selecionados da própria prova Brasil, pois acreditamos que está seja uma avaliação que aborda as competências que os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e Matemática destacam como essenciais que os alunos até o 5ª ano necessitam deter para uma aprendizagem satisfatória.
Assim segue as provas e logo em seguida os descritores utilizados pelos bolsistas para realizarem a leitura diagnostica das provas.



ATIVIDADE AVALIATIVA DE MATEMÁTICA PARA O 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1)      Conte os animais presente em cada conjunto e enumere a seguir:
Quantos cachorros tem nessa figura? ______
 Quantos peixinhos existem nessa figura? ______

2)      Agora somando o número de cachorros com o número de peixinhos que você contou quantos ficam? _________

3)      Se colocarmos mais dois gatinhos nessa contagem, quantos animais teremos? ______


4)      Sofia colecionava bonecas de pano. Sua coleção tinha 18 bonecas. Sua avó Dona Benta lhe deu mais 4. Com quantas bonecas Sofia ficou? 
________________________________________________________________

5)      Júlio vendia 150 pães por dia na sua rua. Ganhou  uma máquina de fabricar a massa dos pães e agora ia poder fabricar mais 150 pães. Quantos pães Júlio, ia vender com a compra dessa nova máquina? _____________________________



ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUÊS 1º ANO

Data:________________________
Nome:_________________________________________________
1.                  O que está errado nesta cantiga popular? Vamos consertá-lo.
Não atire o pau no gato

Não atire o pau no gato (to-to)
Porqueisso (sso-sso)
Nãosefaz (faz-faz)
Ôgatinho (nho-nho)
Énossoamigo (go)
Nãodevemosmaltratar
Osanimais
Miau!!!

_____________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________





ATIVIDADE AVALIATIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2° ANO

Nome:__________________________________________________
Data:___________________________________________________

Leia atentamente:

Sapo Cururu

Sapo Cururu na beira do rio
Quando o sapo grita,
ó Maninha,
diz que está com frio

A mulher do sapo,
é quem está lá dentro
Fazendo rendinha,
ó Maninha,
pro seu casamento


1)      De acordo com o texto acima descreva:

a)      Como é o nome do sapo?


b)      Esse texto é uma poesia, história ou música?


c)      O que fazia a mulher do sapo?


d)     Quantas vezes foi repetida a palavra sapo?  Circule-as no texto.






 ATIVIDADE AVALIATIVA DE MATEMÁTICA PARA O 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nome:__________________________________________________
Data:___________________________________________________

1)      Com base no que você estudou durante esse ano,  responda os seguintes problemas:

a)      Camila foi à padaria comprar 20 pães, que custam 3,00 reais. No meio do caminho, Seu joão pediu que ela comprasse mais 10 pães. Quantos pães no total Camila trouxe na volta da padaria? Quanto Seu João teve que pagar pelos 10 pães?


b)      Saulo gostava muito de colecionar figurinhas. Sua coleção já tinha cerca de 97. Mas, sua mãe lhe deu de presentes outras 25. Com quantas figurinhas Saulo estava agora na sua coleção? Se fosse acrescentado mais 15 com quantas ele ficaria?


c)      Luíza comprou 4 livros. Dois desses livros custou 8 reais, e os outros dois custaram 6 reais. Quanto Luíza teve que pagar pelos quatros livros? Se Luíza devolvesse os dois livros no valor de 6 reais, quanto ela economizaria no final da compra?


2) Observe os retângulos coloridos:
2 + 9

 9 + 3

 5 + 2

 4 + 9


Qual o resultado das cores seguintes:

 verde                            

 amarelo 

 vermelho 

 azul




 ATIVIDADE AVALIATIVA DE MATEMÁTICA PARA O 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nome:__________________________________________________
Data:___________________________________________________

1)                 Resolva os problemas:
a)                  Nas Olimpíadas houveram três partidas de Volêi. Na primeira partida compareceram 2.365 pessoas. Na segunda partida foram 2.685 pessoas e no último jogo foram exatamente 3.410 pessoas.


Em qual partida compareceram mais pessoas? __________

Quantas pessoas no total participaram das três partidas? _______________________________

Em qual partida foram menos pessoas?______________

Qual a diferença entre o maior e o menor público?______________


b)                 Tatiana foi comprar um fogão novo para sua mãe. O fogão custou 545 reais. O pai de Tatiana pagou 210 do total da compra. No final quanto Tatiana teve que pagar do Fogão? _____________________________________


c)                  Pedro estava construíndo uma casinha para o seu cachorro Kiko. Ele presiva comprar 200 tijolos que custou 330 reias e 150 telhas que custou 110 reias. No total quanto ele gastou com esses materiais? _______________________________________


ATIVIDADE AVALIATIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 3° e 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nome:__________________________________________________
Data:___________________________________________________

CONVITE
Poesia
É brincar com palavras
Como se brinca
Com bola, papagaio e pião.

Só que bola, papagaio e pião
De tanto brincar
Se gastam.

As palavras não
Quanto mais se brincam
Com elas
Mais novas ficam.

Como a água do rio
Que é água sempre nova

Como cada dia
Que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?
José Paulo Paes


1)      Responda atentamente as questões a seguir:

a)      O que o autor quis dizer “ Quanto mais se brinca com elas mais novas ficam”?


b)      Poesia é brincar com as palavras. O que mais a poesia pode ser? Registre sua opinião:


c)      Qual título você daria a essa poesia? Porquê?


NESSA ATIVIDADE PRETENDE-SE AVALIAR O NÍVEL DE INTERPRETAÇÃO DO TEXTO, ALÉM DE PRODUÇÃO TEXTUAL COM BASE NAS OPINIÕES DOS ALUNOS.




ATIVIDADE AVALIATIVA DE MATEMÁTICA PARA O 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nome:__________________________________________________
Data:___________________________________________________
1)      Num pacote de balas contendo 10 unidades, o
peso líquido é de 49 gramas. Em 5 pacotes
teremos quantos gramas?
(A) 59
(B) 64
(C) 245
(D) 295

2)  Um fazendeiro tinha 285 bois. Comprou mais
176 bois e depois vendeu 85 deles. Quantos
bois esse fazendeiro tem agora?
(A) 266
(B) 376
(C) 476
(D) 486
3)      João participou de um campeonato de judô na
categoria juvenil, pesando 45,350kg. Cinco
meses depois estava 3,150kg mais pesado e
precisou mudar de categoria. Quanto ele estava
pesando nesse período?
(A)    14,250kg

(B)  40,850kg

(C)  48,500kg

(D)  76,450k


ATIVIDADE AVALIATIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nome:__________________________________________________
Data:___________________________________________________

1)      Leia o texto com atenção:
O CADERNO
http://www.cantinhodoprofessor.org/literatura_infantil/toquinho/0criancader.gifSou eu que vou seguir você
do primeiro rabisco até o bê-a-bá
em todos os desenhos coloridos vou estar
a casa, a montanha, duas nuvens no céu

e um sol a sorrir no papel

Sou eu que vou ser seu colega,
seus problemas ajudar a resolver
te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei de você confidente fiel,
se seu pranto molhar meu papel.

Sou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel.

O que está escrito em mim comigo
Ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer.

Toquinho. CD Casa de Brinquedos. Polygran, 1995.

 INTERPRETANDO O TEXTO

a)- Identifique, sublinhando-as os pares de rimas presentes na canção.
b)-O texto O caderno está organizado em 4 estrofes com 5 versos cada. Agora responda: que tipo de texto é?
c)-Quem é o personagem principal do texto?

d)- Se o seu caderno pudesse falar, o que você acha que ele lhe diria?

e)- E você, o que responderia para ele?







Nenhum comentário:

Postar um comentário