sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

OFICINA SOBRE SEXUALIDADE (1º E 2º ANO)


PAUTA DA OFICINA PEDAGÓGICA
ESCOLA: E. E. Dom Jaime Câmara
TEMA: Sexualidade
Bolsistas: Everton Viana da Silva
Francisca Neuma dos Santos
Isabele Reiciele de Sá
Jerffania Maria da Mota e Silva
Maria Sibely Florêncio Rocha
Seliane de Oliveira Pascoal
Professora Supervisora: Maria Gilvania de Araújo Peixoto
Data: 23/11/2012

OFICINA 1º ANO e 2º ANO -
(turmas: A e B)


 Dia 15/06
Hora
Atividades
Material
Turno matutino





07h00
Acolhida do grupo: Receber os alunos na sala de aula, cantando músicas relacionadas com o corpo humano.
Sugestões de músicas: (“Boneco de lata” e “Cabeça, ombro, joelho e pé”).

·         Projetor de multimídia,
Vídeo e caixa de som.






07h30min
Apresentação do grupo – Breve apresentação dos bolsistas para os alunos.

Objetivos - Perceber semelhanças e diferenças entre pessoas do mesmo sexo e sexos opostos.
- Compreender o que está acontecendo com o próprio corpo.
-Identificar mudanças que podem ser indicadores de desenvolvimento típicos de determinada faixa etária.
- Saber que o corpo está se desenvolvendo.

Procedimentos:

·         Os bolsistas contarão a história “Ceci tem pipi?” para os alunos, através de slides.
·         Em seguida, os bolsistas farão a exploração e interpretação da história levantando alguns questionamentos para os alunos tais como; (o que existe no nosso corpo nos diferencia um dos outros? cada fase da vida tem características próprias? Meninos e meninas apresentam diferenças e semelhanças? Pessoas do mesmo sexo também apresentam diferenças e semelhanças?).
 
  
·          Os alunos devem compreender o desenvolvimento/evolução humano (feminino e masculino), através da exploração das fases (infância, adolescência e maturidade) – exploração através de slide.
·         Em seguida os bolsistas apresentarão duas imagens do corpo humano, ambas sem as partes (olhos, boca, nariz, órgãos sexuais etc.), sendo uma imagem do corpo masculino e outra do corpo feminino fixadas no quadro e escolhem um aluno por vez para ajudar na atividade. Pedem ao aluno da vez que retire da caixa uma figura e cole na imagem correspondente à parte que foi sorteada por ele.
·         Logo depois de colarem todas as partes nas duas imagens, os bolsistas perguntarão para a turma o que existe de diferente entre as imagens. Anotando as diferenças no quadro levantadas pela a turma, os bolsistas devem conversa com os alunos sobre o desenvolvimento corporal de cada parte do corpo humano, principalmente o desenvolvimento dos órgãos sexuais utilizando as diferenças que encontramos entre meninas e meninos.

·         Projetor de multimídia, vídeo e caixa de som.

·         Slide da história “Ceci tem pipi”.

·         Slide da evolução humana (infância, adolescente e maturidade).

·         Marcador para quadro branco.

·         Fita crepe.

·         Imagem do corpo humano (masculina e feminina).

·         Imagens de partes do corpo humano.

·         Caixa.





09h00min 09min
Lanche / Intervalo


10h00
·         Atividade de vestir um boneco (menino e menina).  Os alunos devem recortar as roupas e colar no molde do corpo do boneco escolhido (menino ou menina). Os bolsistas devem orientar que cada criança vista um boneco do seu sexo. Depois disponha a turma em círculo e solicite que cada aluno apresente sua criação. As crianças devem comparar os bonecos e enumerar as semelhanças e as diferenças. Em seguida os alunos ficarão livres para colorir suas produções.


  • Molde do corpo de um boneco (menina e menino).

  • Cola para papel.
  • Coleção ou giz de cera.
·         Tesouras.
  • Cartazes com  desenho do corpo humano.
  • Imagens partes do corpo humano (órgãos).
10h15min
Encerramento: Apresentação com fantoches da história “Ceci tem pipi”  para toda escola.
  • Fantoches

Nenhum comentário:

Postar um comentário