PAUTA DA OFICINA PEDAGÓGICA
ESCOLA: E. E. Dom Jaime Câmara
TEMA: Sexualidade
Bolsistas: Everton
Viana da Silva
Francisca Neuma dos
Santos
Isabele Reiciele de Sá
Jerffania Maria da Mota e Silva
Maria Sibely Florêncio
Rocha
Seliane de Oliveira Pascoal
Professora Supervisora: Maria
Gilvania de Araújo Peixoto
Data: 23/11/2012
OFICINA 1º ANO e 2º ANO -
(turmas: A e B)
Dia 15/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno
matutino
|
07h00
|
Acolhida do grupo: Receber os alunos na sala de aula, cantando músicas relacionadas com
o corpo humano.
Sugestões de músicas: (“Boneco de lata” e “Cabeça,
ombro, joelho e pé”).
|
·
Projetor de multimídia,
Vídeo e caixa de som.
|
07h30min
|
Apresentação
do grupo – Breve apresentação dos bolsistas para os alunos.
Objetivos - Perceber semelhanças e diferenças
entre pessoas do mesmo sexo e sexos opostos.
- Compreender o
que está acontecendo com o próprio corpo.
-Identificar
mudanças que podem ser indicadores de desenvolvimento típicos de determinada
faixa etária.
- Saber que o
corpo está se desenvolvendo.
Procedimentos:
·
Os bolsistas contarão a história “Ceci tem pipi?”
para os alunos, através de slides.
·
Em seguida, os bolsistas farão a exploração e
interpretação da história levantando alguns questionamentos para os alunos tais
como; (o que existe no nosso corpo nos diferencia um dos outros? cada fase da
vida tem características próprias? Meninos e meninas apresentam diferenças e
semelhanças? Pessoas do mesmo sexo também apresentam diferenças e semelhanças?).
·
Os alunos devem compreender o
desenvolvimento/evolução humano (feminino e masculino), através da exploração
das fases (infância, adolescência e maturidade) – exploração através de slide.
·
Em seguida os bolsistas
apresentarão duas imagens do corpo humano, ambas sem as partes (olhos, boca,
nariz, órgãos sexuais etc.), sendo uma imagem do corpo masculino e outra do
corpo feminino fixadas no quadro e escolhem um aluno por vez para ajudar na
atividade. Pedem ao aluno da vez que retire da caixa uma figura e cole na
imagem correspondente à parte que foi sorteada por ele.
·
Logo depois de colarem todas as
partes nas duas imagens, os bolsistas perguntarão para a turma o que existe
de diferente entre as imagens. Anotando as diferenças no quadro levantadas
pela a turma, os bolsistas devem conversa com os alunos sobre o
desenvolvimento corporal de cada parte do corpo humano, principalmente o
desenvolvimento dos órgãos sexuais utilizando as diferenças que encontramos entre
meninas e meninos.
|
·
Projetor de multimídia,
vídeo e caixa de som.
·
Slide da história “Ceci
tem pipi”.
·
Slide da evolução humana
(infância, adolescente e maturidade).
·
Marcador para quadro
branco.
·
Fita crepe.
·
Imagem do corpo humano
(masculina e feminina).
·
Imagens de partes do
corpo humano.
·
Caixa.
|
|
09h00min
09min
|
Lanche / Intervalo
|
||
10h00
|
·
Atividade
de vestir um boneco (menino e menina). Os alunos devem recortar as roupas e colar no
molde do corpo do boneco escolhido (menino ou menina). Os bolsistas devem orientar que
cada criança vista um boneco do seu sexo. Depois disponha a turma em círculo
e solicite que cada aluno apresente sua criação. As crianças devem comparar os bonecos e enumerar
as semelhanças e as diferenças. Em seguida os alunos ficarão livres para
colorir suas produções.
|
·
Tesouras.
|
|
10h15min
|
Encerramento:
Apresentação com fantoches da história “Ceci tem
pipi” para toda escola.
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário