O PONTO DE VISTA DA FAMÍLIA ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Adailza Torres de Oliveira[1];
Francisca Neuma dos Santos[2];
Isabele Reiciele de Sá[3];
Maria Sibelly Florêncio Rocha[4];
Francisca Maria Gomes Cabral Soares[5]
RESUMO
Este trabalho discute a visão
da família diante da educação escolar, nesse direcionamento objetivamos identificar
a visão da família sobre a educação escolar. A metodologia utilizada foi estudo bibliográfico e exploratório, tendo
como instrumentos metodológicos a aplicação de questionários com os pais das
escolas pesquisadas e as referências teóricas dos seguintes autores: Aranha
(2006), Kruppa (1995). Diante da necessidade de estudarmos qual a
importância que a família atribui à educação escolar, realizamos uma
investigação, no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a
Docência (PIBID) com os pais dos alunos de duas Escolas Públicas Estaduais.
Ambas estão localizadas na periferia da cidade de Mossoró-RN. Os resultados
evidenciaram que os pais das duas instituições consideram a educação escolar
importante para a formação dos seus filhos.
INTRODUÇÃO
Por ser um processo universal a educação torna-se um dever tanto da
escola quanto da família, pois essas instituições possuem responsabilidades com
a aprendizagem de seus sujeitos. Sendo assim, cada vez mais há necessidade da reaproximação
família e escola com vistas à melhoria da educação, implementando-lhe qualidade.
A família não pode dispensar a educação escolar. A escolarização é de
extrema importância para a vida das crianças, já que um dos seus principais
papéis na sociedade atual implica disseminar o conhecimento acumulado,
repassando-o de geração a geração. Por isso, socializar saberes de forma
igualitária auxilia no desenvolvimento de mecanismos indispensáveis aos
educandos para inserção na vida social e principalmente no mundo do trabalho.
No contexto deste estudo discutimos a importância que a família atribui à
educação escolar. Esta discussão é um recorte de um estudo mais amplo que está
em desenvolvimento pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência (PIBID) financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (CAPES[i]),
nesse processo investigamos familiares de alunos de duas escolas públicas
estaduais localizadas na cidade de Mossoró-RN. Ambas atendem a comunidade de um
mesmo bairro e suas adjacências, seus alunos pertencem à camada socioeconômica
baixa. Uma das instituições oferece o ensino fundamental I, II e médio, já a
outra instituição oferece ensino fundamental I do 1o ao 5o
ano.
A partir da problemática já exposta anteriormente, os resultados
evidenciam que as famílias das duas instituições consideram a educação escolar
como muito importante para a formação de suas crianças.
METODOLOGIA
Foi realizado um estudo
exploratório para fins de diagnóstico e utilizados autores como: Aranha (2006), Kruppa (1995), além disso, foram aplicados
questionários com as famílias das duas escolas pesquisadas, no total aplicamos
87 questionários, com o objetivo de identificar qual a importância da educação
escolar para essas famílias. A pesquisa foi realizada nas duas escolas no
período de outubro a novembro de 2011. A construção dos dados foi feita pelos
bolsistas do Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência (PIBID).
RESULTADOS E DISCUSSÕES
A educação escolar é um mecanismo importante, por meio dela o
conhecimento acumulado por gerações vai sendo disseminado sistematicamente. Percebemos
que um dos papéis da instituição escolar é preparar o educando para atuar na
sociedade de forma que o mesmo possa ter uma formação para uma vida melhor e
mais digna num contexto social competitivo. Nessa perspectiva, Aranha (2006, p.
118) diz: “A escola adquire, cada vez mais, um papel insubstituível como
instância mediadora, ao estabelecer o vínculo entre as novas gerações e a
cultura acumulada, sobretudo à medida que a sociedade contemporânea tem-se
tornado cada vez mais complexa”.
Nesse sentido, a escola torna-se uma das poucas instituições que
dissemina o conhecimento acumulado numa sociedade tão complexa e quando
consegue fazê-lo colabora para o desenvolvimento social do sujeito como ser
histórico. Logo, ensinar é socializar valores, estabelecer regras e desenvolver
atitudes de responsabilidades com o educando.
Já em relação à educação dada ao indivíduo pela família cabe-lhe ensinar
valores, normas e assegurar-lhes um relacionamento afetuoso, como contribuição
para o desenvolvimento saudável de sua estima e autonomia. Aranha (2006, p. 96)
destaca que: “A família é uma instância importante no processo de socialização,
bem como no desenvolvimento da subjetividade autônoma, ensinando informalmente
o que as crianças devem fazer, dizer ou pensar”.
Afirmamos então, que a instituição familiar tem que estar presente na
escola. Os pais e/ou responsáveis devem acompanhar e participar do
desenvolvimento da criança e das decisões tomadas em relação a uma educação
melhor para elas. Mas, para que isso aconteça à escola deve promover um
ambiente acolhedor, onde ambas (família e escola) possam dialogar e em parceria
contribuir para a vida integral do educando e seu processo de aprendizagem.
A
visão da família em relação à educação escolar
A possibilidade de contato com os
pesquisados em reuniões convocadas especificamente para esse fim nos ajudou a
pontuar a questão esclarecedora, aqui discutida, sobre a relação
família-escola. Esse processo contribuiu para que produzíssemos o quadro 01 na
perspectiva de clarificarmos a questão demonstrada neste texto.
Gráficos – A
importância da educação para os pais
Escola
I Escola II
Fonte: Resultados obtidos por meio da pesquisa realizada pelos bolsistas do PIBID.
Ao examinarmos as respostas dadas pelas famílias da escola I, referente à
questão de considerar a educação importante, constatamos que dos 30 familiares
pesquisados, 29 responderam que consideram a educação essencial para o
desenvolvimento dos seus filhos, em quanto 01 não considera a educação
importante.
Ao localizarmos as mesmas respostas acima, detectamos que na escola II,
de 57 dos pesquisados, 56 afirmaram que a educação é importante para suas
crianças e 01 dos investigados preferiu não opinar. Nesse sentido,
diagnosticou-se que a maioria dos familiares, nas duas instituições, considera
à educação escolar importante. Assim ressaltando a importância da instituição
escolar na vida de pais e filhos. Sobre isso destacamos que:
A afirmação da importância da escola não descarta,
mas, ao contrário, exige uma análise crítica dessa instituição que, como tal,
não é natural nem imutável, deve servir ao homem e à melhoria de sua vida. Essa
deve ser a chave de análise da escola, possibilitando verificar até que ponto a
escola contribui, de fato, para que o saber possa, efetivamente, ser de todos e
não apenas de alguns, [...]. (KRUPPA, 1995, p. 32).
No entanto, ao aplicarmos nossas interpretações frente à visão dos
entrevistados com relação à importância da educação, podemos identificar que à
maioria dos familiares nas instituições já mencionadas consideram o ensino a
principal alternativa para desenvolver a criança psicologicamente e
socialmente. Diante dos resultados encontrados, refletimos que os entrevistados
nas duas instituições têm opiniões semelhantes quanto à importância que dão a
educação, pois consideram aprender na escola um meio de “vencer na vida, ou
seja; de melhoria de vida”.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A pesquisa realizada contribuiu para conhecermos a visão das famílias
sobre a importância da educação que a escola está oferecendo aos seus filhos.
Essa também foi de extrema importância para refletimos sobre a educação que as
instituições educativas estão desenvolvendo com essas crianças. Pois sabemos
que o maior compromisso da escola é educar, mas educar com compromisso e
qualidade. Todavia para que seja alcançado esse objetivo e outros almejados
pelos familiares a escola deve comprometer-se focando a realidade do aluno e
tendo como meta uma prática educativa permeada de valores relacionados também
com a família.
Portanto, essa foi mais uma das experiências
enriquecedoras da nossa prática docente que o Programa Institucional de Bolsa
de Iniciação à Docência (PIBID) tem nos proporcionado. Além disso, a pesquisa
nas escolas, campo de nossa atuação profissional, nos incentiva a e valorizar a
prática docente.
REFERÊNCIAS
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda: Filosofia da Educação. 3ª ed, São Paulo; Moderna, 2006.
KRUPPA, Sonia M. Portella. Sociologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1995.
[1] Bolsistas do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES, Aluna da
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. E-mail: adailzatorres@hotmail.com.
[2]Bolsista do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES, Aluna da
Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN do Curso de Pedagogia.
E-mail: neumasantos2000@hotmail.com.
[3]Bolsista do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES, Aluna da
Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN do Curso de Pedagogia.
E-mail: isabele_sa@hotmail.com.
[4]Bolsista do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES, Aluna da
Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN do Curso de Pedagogia.
E-mail: sibellyf.r.@hotmail.com.
[5]Coordenadora de Área do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES, Professora da
Universidade do Estado do Rio Grade do Norte – UERN da Faculdade de
Educação/FE. E-mail: fcacabral@yahoo.com.br.
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