PIBID
PEDAGOGIA: DIÁLOGOS PARA CONSTRUÇÃO DE UM SABER/FAZER DOCENTE
Ana Glícia de Souza Medeiros
Maria Cleonice Soares
O
presente trabalho objetiva abordar os procedimentos teórico-metodológicos
iniciais, que subsidiaram a trajetória do Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação a Docência (PIBID) no curso de pedagogia da Universidade do Estado do
Rio Grande do Norte – UERN em duas Escolas Estaduais do Município de Mossoró-
RN. A metodologia utilizada neste estudo foi de base empírica nas observações
realizadas nas escolas, pesquisa bibliográfica, questionários e estudos e
discussões em grupo. Para o embasamento nos remetemos aos estudos de FREIRE
(1996) que retrata a importância da reflexão sobre a ação da prática docente;
TRERRIEN (2007) e seus estudos sobre a transposição didática e sua
fundamentabilidade no processo educativo; ZABALA(1998) e OLIVEIRA e CHADWICK
(2002) que retratam de maneira clara e objetiva a relevância da sequência
didática e de conteúdo com base nos planejamentos didáticos; PERRENOUD (2000)
com as dez novas competências para ensinar; e por fim MORIN (2003) Os sete
saberes necessários à educação do futuro. Os resultados obtidos através dessa
experiência foram relevantes para o processo de autoformação profissional
docente e identificação com o campo de atuação. Consideramos que o contato
dialogado entre a Universidade e a Escola nessa troca de saberes e fazeres pode
possibilitar avanços no que se refere ao processo de ensino/aprendizagem dos
alunos da rede pública de ensino, garantindo que seus níveis de desenvolvimento
sejam superados a cada dia.
PALAVRAS-CHAVE: Práticas Pedagógicas;
Profissão Docente; Processo ensino/aprendizagem.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A
educação propõe inúmeros questionamentos nos seus mais diversos setores, sejam
eles administrativos ou didáticos pedagógicos, no entanto, esse conflito em
busca de respostas, só se torna possível por meio do contato direto com as
instituições de ensino.
A
implementação de mecanismos de ação no âmbito escolar, tem se tornado
ultimamente uma urgência no que concernem as contribuições no processo ensino
aprendizagem das Escolas Públicas. O Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação a Docência (PIBID) implementado esse ano no curso de pedagogia da
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vem debatendo e propiciando
experiências teóricas e práticas para aproximar os licenciandos de sua área
profissional (a docente).
O
contato com as Escolas Públicas conveniadas ao Programa supracitado tem
contribuído para que se compreenda em toda a essência a formação de todo o
corpo das Instituições e principalmente para que possam ser articulados meios
pra sua ascensão no processo de ensino aprendizagem dos alunos. A começar pela
revitalização do Projeto Político Pedagógico (PPP) que fora sugerido pelas
professoras supervisoras que se fazem representantes destas (Instituições) e
que de certo modo julgaram ser esta a primeira etapa de conhecimento e troca de
conhecimento entre escola/licenciandos/universidade.
A TRAJETÓRIA
DO PIBID PEDAGOGIA
O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação da
Docência) possui várias propostas em seu contexto. Uma delas é mostrar uma
aproximação maior entre a realidade escolar, e como podem os futuros pedagogos
rever suas teorias para melhorar as práticas como docentes. Outro ponto
importante que vem sendo discutido pelo mesmo é o papel relevante da formação
continuada de professores no processo ensino/aprendizagem. Que se faz elementar
para na vida acadêmica de licenciandos especialmente os pedagogos. É
interessante que a pesquisa por novas práticas ou até mesmo novos conceitos
possam trazer melhorias para o processo educativo dos alunos. Therrien (2007) diz que:
O
trabalho docente significa a práxis de um sujeito transformador (professor) em
interação situada com o outro sujeito (o aluno), onde a produção e saberes e a
mediação de significados caracterizam e direcionam o processo de
comunicação/entendimento entre ambos. Em outros termos o trabalho docente é um
processo educativo de instrução e formação humana, através da mediação e
interação entre professor e alunos a partir dos conteúdos de ensino.
A partir desses aspectos ligados a interação do professor
aluno para ampliarem as formas de ensino e de aprendizagem o PIBID vem buscando
conhecer a fundo os problemas que geram dificuldades no processo de
aprendizagem dos alunos e quais fatores impede as escolas avançarem nos índices
de desenvolvimento e de suas metas. Para tanto, os bolsistas do Programa,
percebem nas atividades Pibidianas um ambiente formador, que tem como função possibilitar
oportunidades de se estabelecer um contato maior com a área educacional e seus
conflitos. Sobre essas questões FREIRE (1996, p. 38) diz que: "A prática
docente crítica implicante de pensar certo, envolve o movimento dialético,
dinâmico entre o fazer e o pensar sobre fazer".
Nesse sentido, segundo o autor supracitado, é refletindo a
prática de hoje que pode-se melhorar as
práticas pedagógicas dos educadores . E de modo a exercer a docência com
mais segurança, tornando-se educadores críticos reflexivos, contribuindo com os
valores das escolas e dos alunos.
Perrenoud (2000)
ressalta a importância de os professores terem uma formação que lhes permita
analisar as vivências da formação, apropriar-se delas e reelaborá-las para sua
própria prática. O autor supracitado, afirma que uma situação de aprendizagem
não ocorre ao acaso e é engendrado por um dispositivo que coloca os alunos
diante de uma tarefa a ser realizada, um projeto a fazer, um problema a
resolver. Assim entende-se que no PIBID as alunas terão a oportunidade de
vivenciar a prática pedagógica durante a sua formação como também a
possibilidade de investigar as situações de aprendizagem no espaço onde ela
acontece.
Por isso compreende-se que a construção do
conhecimento ocorre em conjunto, onde o professor é o mediador, que cria
situações de aprendizagem, dando auxilio ao aluno, não sendo o detentor do
saber, mas criando possibilidades para que a aprendizagem ocorra, Freire
(1996). Pois ainda segundo Perrenoud (2000, p.36) a competência profissional
consiste na busca de um amplo repertorio de dispositivos e de sequências na sua
adaptação ou construção, bem como a identificação, com tanta perspicácia quanto
possível, que eles mobilizam e ensinam.
INSTRUMENTOS
DE PESQUISA DO PIBID: UMA REFLEXÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
Com relação aos instrumentos diagnósticos construídos pelo
grupo de bolsistas para serem aplicados nas instituições vinculadas ao
Programa, teve como objetivo principal identificar problemas relacionados aos:
saberes e comportamento dos alunos, estrutura, funcionamento e organização da
equipe escolar, onde através desses pode-se encontrar elementos para
revitalização do PPP’s das Escolas, assim como desenvolver estratégias para
minimizar os fatores que impedem que à escola avance no processo de ensino e de
aprendizagem.
Na elaboração dos instrumentos houve uma grande preocupação em
rever diversos componentes que constituem as Escolas e a educação dos alunos.
Tais como: A questão financeira das escolas, onde se elaborou questionários a
cerca de como eram administrados os recursos e como se davam a sua aplicação
para benefício das instituições.
Outro ponto analisado pelo grupo foi a respeito da Estrutura
Física da escola, se essas possuíam ou não um ambiente favorável e adequado que
possibilitassem uma boa aprendizagem a seus alunos. Pra tanto também foram
utilizados questionários para levantamentos de dados.
O próximo passo no processo foi observação através da analise
das metas anuais das Instituições, para isso se fez necessário o estudo
dos PPP’s (Projetos Políticos Pedagógicos) onde analisou-se realmente quais os
objetivos que as Escolas propunham para melhoria em a cada modalidade de
ensino. Também fora avaliado como se dava a participação dos pais e da
comunidade na vida e na aprendizagem dos educandos.
E por último analisou-se as questões relativas às metodologias
de ensino em relação às práticas de leitura, letramento e numeralização dos
alunos no ensino fundamental. Para tanto, utilizou-se como instrumento de
pesquisa a aplicação de atividades diagnosticas da aprendizagem elaboradas de
acordo com os padrões da Provinha Brasil, estando relacionados com os objetivos
do MEC (Ministério da Educação e Cultura) e dos PCN’s (Parâmetros Curriculares
para Educação Nacional) para cada modalidade.
Para a construção dos
instrumentos diagnósticos a ser realizados com os alunos recorremos a MORIN
(2003, p. 15) que no seu terceiro
saber afirma que ensinar é uma condição humana, é que o ser humano é a
um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social, histórico. Assim
entende-se que o autor defende o ensino como condição humana é reconhece a
unidade da identidade comum aos humanos, a sua diversidade e a complexidade da
natureza humana.
De acordo com
Morin (2003), a condição humana como unidade complexa deveria ser o objeto
essencial de todo o ensino, mas esse propósito encontra-se impossibilitado pela
desintegração das disciplinas. Percebe-se então que o saber e a construção do
mesmo são subjetivos, que ocorre na relação entre os entres humanos.
Esses instrumentos têm como objetivo principal a
aproximação da realidade escolar e possíveis ações que seriam desenvolvidas
pelos bolsistas junto às orientações das supervisoras e coordenadora envolvidas
no Programa. Visando fortalecer mais a parceria entre Escola e Universidade.
Possibilitando um repensar na nossa formação de nosso contexto profissional.
A CONSTRUÇÃO DO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS: REFLEXÃO E AÇÃO
O primeiro contato com as Escolas se
deu através das professoras supervisoras (bolsistas) do programa que são
docentes das mesmas. Para conhecermos melhor as instituições conveniadas ao
Programa solicitou-se o PPP (Projeto Político Pedagógico) de cada uma delas (Escolas). Ao analisar tais documentos percebeu-se que, em
uma a estrutura escrita tinha cerca de 4 anos, ou seja, não respeitava um dos
princípios dos PPP’s de que tem de ser elaborados anualmente de acordo com a
realidade sociocultural de cada comunidade escolar, mas o mesmo relatava o
aspecto situacional e definia objetivos gerais para séries iniciais; no outro
PPP analisado notou-se a presença de elementos didático-pedagógicos que mais
pareciam um plano anual de ensino.
Os PPP´s das Escolas não
possibilitavam o conhecimento da história das escolas, assim como também não permite que seja identificado a proposta pedagógica das mesmas.
Essa questão propõe pensar o porquê da
revitalização de um Projeto Político Pedagógico nas escolas? A esse respeito
cita Vasconcellos (1995):
Projeto Pedagógico [...] é um instrumento teórico-metodológico que visa
ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma
refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial,
participativa. É uma metodologia de trabalho que possibilita re-significar a
ação de todos os agentes da instituição (p.143).
A
partir desta, percebeu-se que o Projeto Político Pedagógico de toda instituição
de educação escolar, se constitui em um instrumento que irá corroborar para que
esta possa enfrentar os desafios
cotidianos no âmbito escolar, ampliando suas formas de ação e de atuação
pedagógica de maneira reflexiva. E para que esta proposta se concretize na
prática será necessário a participação ativa do corpo docente, da equipe
pedagógica, dos pais e dos alunos na sua
construção.
Nos
PPP´s das escolas deverá esta definido os objetivos, as ações
didático-pedagógicas, às finalidades, necessidades e dos alunos, professores, funcionários e
comunidade escolar. Assim esse documento não deve ser entendido como algo
acabado, definido, mas sim, como algo mutável e flexível tendo em vista, que
com o passar dos tempos algumas práticas precisam ser revistas e modificadas,
pois a cada ano surgem diferentes necessidades e anseios por parte da clientela
(os alunos).
O projeto político
pedagógico deve ser considerado como um processo constante de discussão e
reflexão dos problemas vivenciados pelas instituições de ensino, além de
possibilitar a busca de alternativas para efetivar a sua real intenção. Pois
segundo Vasconcellos (2002) o projeto tenciona contribuir para a consolidação
da autonomia escolar.
O Projeto tem uma importante
contribuição no sentido de ajudar a conquistar e consolidar a autonomia da
escola, criar um clima, um ethos onde professores e equipe se sintam responsáveis
por aquilo que lá acontece, inclusive em relação ao desenvolvimento dos alunos.
De certa forma, é o Projeto que vai articular, no interior da escola, a tensa
vivência da descentralização e, através disto, permitir o diálogo consistente e
fecundo com a comunidade e com os órgãos dirigentes. (p. 21)
Em virtude do que foi mencionado
anteriormente, analisou-se os PPP´s das escolas vinculadas ao Programa
Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e percebeu-se o quanto se faz
necessário um processo interventivo para revitalização destes, pois
compreende-se esse documento como o
corpo da escola. Sendo sua função principal descrever quem é a escola? como ela
se organiza e funciona? Quem são seus alunos? Quais são seus objetivos? Dentre
outros fatores estruturantes do processo educativo de cada instituição.
Notou-se que a regência e
organização escolar são imprescindíveis para a construção de uma escola com
ações concretas “reais”, no sentido de planejamento e execução de um currículo
que seja veiculado na escola com veracidade no conteúdo trabalhado com os
alunos, por isso se faz necessário a construção do PPP da escola e sua
reformulação anual.
O Planejamento
Curricular é o espaço onde ocorre a de tomada de decisões sobre a ação escolar.
E é justamente no espaço do planejamento das atividades didático-pedagógicas
que o PIBID pretende atuar de forma mais efetiva, colaborando com o
desenvolvimento cognitivo dos alunos através de propostas educativas que
envolvam práticas de letramento e de numeralização. Pois está no planejamento a
chave para evitar os improvisos na sala de aula.
Portanto, o planejamento constitui um
instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a
proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao
estudante, através dos diversos componentes curriculares (Vasconcellos, 1995,
p. 56).
Com isso compreendeu-se a relevância da
construção de um PPP. Pois nele estarão registradas as ações concretas da
escola, e é por meio dele que o corpo docente poderá refletir sobre as práticas
de ensino adotadas pela escola ao longo do ano.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este
estudo veio contribuir para uma reflexão acerca dos processos em que está
envolto a educação e suas múltiplas faces. Sobretudo por que este contato
Universidade/Escola se configura num viés onde os licenciandos têm inúmeras
oportunidades de aprendizados a respeito de seu campo de atuação profissional.
A trajetória que esta sendo trilhada a partir desse Programa Institucional a
Docência (PIBID UERN) só tem a fortalecer a relação com o saber e o saber fazer
docente.
O
PIBID possibilitou não só a reflexão a respeito da revitalização do PPP das
escolas como também através desta tarefa se buscou criar instrumentos de
pesquisa que possibilitasse aos Bolsistas uma forma de investigar e descobrir
quem é a escola, como ela se organiza ,quem são os alunos, qual o nível que os
mesmos estão e que é a comunidade em torno destas escolas? Essas foram questões
norteadoras que deu inicio a nossa pesquisa, pois a proposta de investigação do
campo escolar já demarcada no projeto do PIBID se mostrou, mas que necessária
para traçar o perfil das escolas.
REFERENCIAS
BIBLIOGRAFICAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. – São Paulo; Paz e Terra, 1996.
(Coleção leituras).
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez,
2003.
OLIVEIRA, J. B. A e CHADWICK, C. Aprender
e ensinar. 5° ed, São Paulo; Global, 2002.
PERRENOUD, Phillipe. Dez novas competências para ensinar.
Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.
THERRIEN, Jacques;
MAMEDE, Maíra e LOILA, Francisco. Trabalho
docente e transformação pedagógica da matéria: alguns elementos da gestão
de conteúdos no contexto da sala de aula. In: Formação e práticas Docentes. Fortaleza: UECE. 2007.
VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico
ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.
VASCONCELLOS,
C. S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e
Projeto Educativo. São Paulo, Libertad, 1995.
ZABALA, Antoni. As sequências didáticas
e as sequências de conteúdos. IN: A
prática educativa. Como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998 ( pág. 53 a 87)
¹ Este trabalho contou com a
colaboração e orientação da Professora
Francisca Maria Gomes Cabral Soares, coordenadora do Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES
² Alunas da graduação em Pedagogia
pela FE/UERN, Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a
Docência PIBID/CAPES.
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