Em sua edição de 2012, o Encontro tem como tema Educação Infantil em Perspectivas: diálogos possíveis, considerando que a criança, a infância e sua educação são “objetos multifacetados” e que requerem múltiplos olhares. Nessa sentido, tem o objetivo de oportunizar um espaço de trocas entre professores, pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior, propiciando a socialização e a discussão de estudos, reflexões, pesquisas e práticas pedagógicas que envolvam crianças em diferentes campos do conhecimento e de múltiplas perspectivas teórico-metodológicas.
O Encontro envolve atividades como conferências, mesas redondas, comunicações orais, sessão de pôsteres, mostra de vídeos educativos e apresentações culturais. A intenção é enfocar as linguagens, as ciências, as mídias educativas, a inclusão social, a formação docente e as políticas públicas e gestão construídas recentemente para o segmento da Educação Infantil, compartilhando, mais uma vez, com todos os envolvidos, a construção de um “caleidoscópio” através do qual possamos olhar a multiplicidade de “cores e formas da educação da infância”.
INSCRIÇÃO
VALORES
CATEGORIA | VALOR DA INSCRIÇÃO
COM TRABALHO
| VALOR DA INSCRIÇÃO COMO OUVINTE |
Profissional de Educação | R$ 150,00 | R$ 120,00 |
Professor(a) da Educação Básica | R$120,00 | R$ 96,00 |
Estudante de graduação | R$ 80,00 | R$ 64,00 |
NORMAS PARA INSCRIÇÃO
A inscrição para o evento dá ao proponente o direito de submeter até 2 trabalhos, sendo um como autor e outro como co-autor. Cada trabalho inscrito poderá ter no máximo 2 (dois) co-autores.
A inscrição para apresentação de trabalhos poderá ser realizada até o dia 15 de abril de 2012 nas modalidades de comunicação oral e pôster.
Os trabalhos submetidos devem apresentar resultados de pesquisas, experiências e estudos realizados por profissionais da educação infantil, pesquisadores ou estudantes, devendo ser inéditos e estar relacionados a um dos grupos temáticos.
Os certificados de apresentação de trabalho serão entregues após a exposição, pelo coordenador da sessão, considerando que, para ter direito ao certificado, o trabalho deverá ser apresentado pelo autor ou por um dos co-autores.
Os participantes inscritos no evento que não apresentarem trabalhos receberão o certificado apenas de participação.
Os autor(es) serão informados do resultado da avaliação dos trabalhos a partir de 25 de abril de 2012.
Todos os trabalhos aprovados serão publicados no site e em Anais (no meio eletrônico e/ou impresso).
Não serão aceitos recursos quanto a não aprovação dos trabalhos enviados.
Após o evento, os certificados ficarão disponíveis até 60 dias na Secretaria do NEPI-NEI/UFRN. Depois desse prazo, a comissão organizadora não se responsabilizará pela entrega.
SUBMISSÃO DE TRABALHOS – ORIENTAÇÕES
Todos os trabalhos enviados deverão respeitar as seguintes normas:
1 Comunicações Orais
1.1 Serão aceitos trabalhos de natureza teórica e/ou prática decorrentes de pesquisas concluídas, com análises parciais ou experiências de ensino.
1.2 Trabalho completo
Artigo: O texto deverá ter formato de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências, estruturado em, no máximo, 12 páginas, excetuando-se as referências e os anexos. As referências devem ficar ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas. Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir após as referências, com indicação de fonte. Formato de arquivo: PDF. Fonte: Arial 12. Papel tamanho A4. Margem superior e inferior com 2 cm. Margem esquerda e direita com 3 cm. Espaçamento entre linhas: 1,5 cm. Alinhamento: Justificado. Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita). O Nome do arquivo com o texto a ser anexado na submissão deverá conter as primeiras palavras do título do trabalho. Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado.
Nome(s) do(s) autores, instituição(ções) e e-mails com alinhamento à direita.
Resumo: Deverá ser enviado o resumo em português; nome(s) do(s) autor(es), da instituição(ções),e-mail(s) e identificação do GT . Deve conter, de 1.200 a 1.500 caracteres, incluindo os espaços. Fonte: Arial 10; espaçamento simples, justificado e três palavras-chave.
1.3 A revisão do(s) trabalho(s) é de responsabilidade do(s) autor(es).Os textos que não atenderem às normas de formatação da ABNT serão excluídos.
2 Pôsteres
2.1 Serão aceitos resultados de experiências com crianças na Educação Infantil e pesquisas em andamentos.
2.2 Deverá ser enviado o resumo expandido em português. O texto deve ser editado em Word for Windows, versão 97-2003, fonte Arial 12, espaçamento entre linhas simples, justificado, margens esquerda e superior 3 cm e margens direita e inferior 2 cm. Nome(s) do(s) autor(es), da instituição(ões), e-mail(s) e identificação do GT, com no mínimo três laudas e no máximo cinco laudas; incluindo introdução, objetivos,desenvolvimento, resultados e discussão, conclusão, ilustrações(caso necessário) e referências.
2.3 Estrutura para apresentação: título, nome(s) do(s) autor(es), da(s) Instituição(ões), e e-mail(s), introdução, objetivo(s), metodologia , resultados e/ou conclusão e referências, utilizando o máximo de ilustrações e o mínimo de texto. Dimensão: 1,20m de altura por 0,90cm de largura.
2.4 Recomenda-se a confecção do pôster após o aceite do trabalho.
3 Mostra de Vídeos Educativos
Serão aceitas produções vídeo gráficas sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil, seja em formato de documentário ou ficção. Deverá ser enviado resumo expandido em língua portuguesa, editado em Word for Windows, versão 97-2003, fonte Arial 12, espaçamento entre linhas simples, justificado, margens esquerda e superior 3 cm e margens direita e inferior 2 cm. Nome(s) do(s) produtor(es), da instituição(ões), e-mail(s). Deve conter no mínimo três laudas e no máximo cinco laudas. A estrutura do resumo deve contemplar: sinopse do vídeo e comentários sobre a pertinência da produção. O tempo de exibição do audiovisual: 10 min.; tempo para comentários e discussão: 10 min.
AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
A Comissão Científica adotará como critérios de avaliação dos trabalhos os seguintes aspectos: relevância e pertinência da proposta em relação à temática e aos grupos de trabalhos do evento; coerência com os objetivos propostos; conclusões claras e contribuições para a área; normas ortográficas, bem como a qualidade do material audiovisual apresentado para a seleção das produções de vídeo.
GRUPOS TEMÁTICOS
GRUPOS TEMÁTICOS
Para submeter sua proposta de trabalho, o participante deverá escolher o(s) grupo(s) de seu interesse:
GT1 – Educação Infantil e Linguagens
Estudos e pesquisas acerca de práticas pedagógicas e propostas curriculares que abordem: brincadeira, matemática, arte, literatura, alfabetização e letramento em contextos educativos;
GT2 – Educação Infantil e Ciências
Estudos que entrecruzam a Educação Infantil e as diversas ciências naturais e sociais que expressam práticas pedagógicas contemporâneas.
GT3 – Educação Infantil: políticas públicas e gestão
Estudos e pesquisas relacionados às políticas educacionais e gestão na Educação Infantil.
GT4 – Educação Infantil e Inclusão Social
Estudos e pesquisas acerca de aspectos teóricos e práticos da inclusão social na Educação Infantil, considerando o contexto sócio-cultural (econômico, raça/etnia, gênero, religiosidade, necessidades educacionais especiais e educação infantil no campo).
GT5 – Educação Infantil e Formação Docente
Estudos e pesquisas de diferentes possibilidades de análises e intervenções na formação docente.
GT6 – Educação Infantil e Mídias
Estudos que contemplem práticas pedagógicas relacionadas à educação para as mídias,e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no âmbito da formação docente e da educação de crianças no uso e/ou produção de mídias.
PROGRAMAÇÃO
DATA: 28.05 (SEGUNDA-FEIRA) | |
18h | Credenciamento |
19h 30
| Solenidade de Abertura
Conferência
Educação Infantil: perspectivas teóricas e práticas pedagógicas
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DATA: 29.05 (TERÇA-FEIRA) | |
8h30 | Mesa Redonda
Criança e Educação: muitos olhares
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10h 40 | Lanche |
11h às 12h | Sessão de Pôsteres |
14h às 17h30 | Comunicações Orais |
15h 30 | Lanche |
17h40
às 18h30
| Diálogos Pedagógicos
1. Expectativas de Aprendizagem em Discussão na Educação Infantil.
2. Linguagem, Desenvolvimento e Educação Infantil
3. Crianças, Culturas e Educação Infantil
4. Televisão, videogame e internet: a mídia na vida das crianças contemporâneas
5. A Matemática na Educação Infantil
6. Letramento na Educação Infantil: quem tem medo do lobo mau
7. Linguagem Escrita e Prática Pedagógica na Educação Infantil
8. Música: palavra e movimento na Educação Infantil
9. O papel da coordenação pedagógica na escuta de pais e professores
10.Tema de Pesquisa como eixo articulador da construção de conhecimentos na Educação Infantil
11. Crianças, professores e a instituição educativa: as diretrizes curricularers nacionais para a educação infantil como mediadora do processo educativo
Obs.: em breve novas sessões de diálogos
|
18h 30 às 20h | Mostra de Vídeos Educativos |
DATA: 30.05 (QUARTA-FEIRA) | |
8h30 às 10h30 | Mesa Redonda
Políticas de Educação Infantil e Formação Docente
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11h às 12h | Sessão de Pôsteres |
14h às 15h45 | Comunicações Orais |
16h às
17h30
| Conferência de Encerramento
As Práticas Pedagógicas em Educação Infantil
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17h30 | Encerramento do evento |
18h | Lanche |
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